5 tendências de marketing para colocar em prática na sua empresa em 2022

O mundo atual, marcado por mudanças constantes, tem exigido que as empresas tenham flexibilidade em suas estratégias de marketing. 

Basta relembrarmos os acontecimentos dos últimos anos para entender como isso acontece na prática. Por conta da pandemia, negócios precisaram rever todo o seu planejamento de marketing. No início, aqueles que não tinham presença digital tiveram que correr para criá-la. Agora, com a reabertura, está sendo necessário repensar os espaços físicos.

As transformações variam conforme o mercado e o modelo de negócio. Mas o fato é que as empresas precisam ficar a par das novidades caso desejem seguir relevantes e competitivas. Uma maneira de fazer isso é olhando para os movimentos que já se desenham para o próximo ano para entender o que faz sentido para o negócio.

Por isso, reunimos neste artigo 5 tendências de marketing para observar em 2022. Continue a leitura para ficar por dentro!

Conheça 5 tendências de marketing para 2022

1. Marketing de influência

Faz tempo que marcas se apropriam da credibilidade de famosos e de especialistas para vender produtos ou serviços. Com as redes sociais e o surgimento dos influenciadores digitais, esse processo, antes restrito aos espaços publicitários de canais de televisão ou de revistas, se estendeu também para a internet. 

A web democratizou a criação de conteúdo, que ganhou autenticidade. Nas redes sociais, os criadores se multiplicam, e vemos desde as celebridades até os microinfluenciadores produzindo conteúdo diariamente. Cada influenciador cria sua própria comunidade e pode focar em um público mais amplo ou em nichos bem específicos.

Com esse movimento, o marketing de influência tornou-se uma estratégia mais acessível, podendo ser usado tanto por grandes quanto por pequenas empresas, mesmo aquelas de segmentos que não são tão óbvios.

Os criadores de conteúdo também são experts nas plataformas que utilizam, seja o Instagram, o TikTok ou outras redes sociais, e dominam o tema sobre o qual costumam falar. Eles ainda possuem uma audiência engajada, interessada no conteúdo que publicam e que é influenciada por eles.

Dessa maneira, quando uma empresa investe em marketing de influência da maneira certa, consegue aumentar o brand awareness e ganhar fãs oriundos da base de seguidores do influenciador.

Não aproveitar o potencial das redes sociais e dos criadores presentes nessas plataformas, em um país que passa uma média de 5,4 horas por dia em aplicativos, é um desperdício. Ainda assim, o marketing de influência ainda é visto como algo restrito a grandes negócios, ou então como uma estratégia cujos resultados são difíceis de provar.

Mas, aos poucos, isso está mudando. A pandemia, por exemplo, intensificou a busca por criadores. Em uma pesquisa feita pela Youpix, 83% dos negócios entrevistados afirmaram que, com a covid-19, campanhas de marketing de influência se tornaram mais estratégicas para seus negócios. E a tendência é que a adoção desse tipo de estratégia continue aumentando.

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Para aproveitar a tendência do marketing de influência, é importante fazer uma estratégia fundamentada em dados, com KPIs bem definidos, antes mesmo de escolher os influenciadores. É necessário também ir além do número de seguidores e observar o valor de criadores menores, que falam de maneira mais próxima com seus seguidores e têm alto poder de influência. Na hora de fazer a escolha, avalie também métricas como o engajamento.

2. Vídeos curtos

Os vídeos curtos invadiram os feeds dos usuários nos últimos anos, mas ainda podem ser mais explorados pelas marcas. O público já consome de forma massiva esse tipo de conteúdo. 

Prova disso é que o TikTok, focado no formato, atingiu em julho de 2021 a marca de 3 bilhões de downloads, antes exclusiva do Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram, todas plataformas da Meta. No Instagram, os vídeos curtos já respondiam por 45% do conteúdo publicado, conforme dados de 2020 divulgados pela própria plataforma. 

Durante a pandemia, o formato foi usado como laboratório para os criadores, que passaram a usar vídeos para testar novas ideias. As ferramentas de edição, fáceis de usar, contribuem para a popularidade. A tendência não torna os vídeos longos menos importantes, mas é mais uma possibilidade de que as marcas dispõem para atingir o público desejado. 

Enquanto vídeos extensos podem oferecer informações mais profundas sobre produtos, serviços ou empresas, os conteúdos curtos podem ser bastante efetivos, considerando que, atualmente, a atenção é a moeda de troca. 

Afinal, no feed do potencial cliente, a empresa compete não só com outros negócios, como também com publicações de amigos, familiares e famosos. Um conteúdo criativo e objetivo pode capturar a tão disputada atenção do público.

Isso quer dizer que tem que fazer dancinha? Não necessariamente. A ideia é entender do que o seu público gosta e comunicar-se usando a linguagem dele, aproveitando os recursos disponíveis para entregar mensagens que o atinjam. Como no caso de qualquer tendência, é essencial entender se o formato faz sentido para a audiência da empresa e se ele está nas redes sociais em que esse tipo de vídeo pode ser publicado. 

3. Otimização para dispositivos móveis

Com o uso cada vez mais frequente dos celulares, é preciso que as estratégias de otimização das empresas também levem em consideração esses dispositivos. Nesse contexto, a otimização para dispositivos móveis é uma grande tendência de marketing, que precisa ser levada a sério pelos negócios que querem oferecer uma boa experiência de navegação ao público que acessa a web pelo celular ou tablet.

Primeiro, é preciso ter um site responsivo, que se adapte aos diferentes formatos de tela. Mas isso já é uma necessidade há alguns anos. Então, onde está a tendência? Para ir além, as empresas devem levar em consideração outros critérios da navegação móvel, como o tempo de carregamento das páginas, o tamanho das páginas, a experiência do usuário, os padrões de uso. 

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A empresa pode começar fazendo uma inspeção técnica: garantir que o serviço de hospedagem seja de qualidade, usar uma plataforma de gestão de conteúdo confiável, como o WordPress, otimizar imagens e códigos. Depois, é o momento de se certificar de que a velocidade de carregamento do site seja tão rápida quanto possível. Isso é fundamental para garantir uma experiência de navegação boa. 

A UX (user experience, ou experiência do usuário) também é crucial. Sobre isso, falamos com mais detalhes em: UX e UI: como sua empresa tem pensado na experiência do consumidor?.

4. Responsabilidade social

O comportamento dos consumidores mudou. Além de exigir um bom produto ou serviço e um atendimento de qualidade, a clientela atual também prefere comprar de negócios que tenham responsabilidade social e um propósito bem definido. A maneira como a empresa trata questões como sociedade, meio ambiente e diversidade interna pode ser determinante entre um cliente escolher você ou a concorrência.

Da mesma maneira que se torna um brand lover dos negócios que admira, indicando-os para amigos e familiares, o consumidor atual não hesita em boicotar as empresas que vão contra as causas com as quais se identifica.

É claro que muitas empresas já se deram conta disso e passaram a adotar boas práticas de maneira superficial, apenas para melhorar a própria imagem. Mas é preciso ter atenção, pois isso também não é visto com bons olhos pelos consumidores atuais. O chamado cause washing, que consiste em envolver-se superficialmente com causas para ser bem visto, pode ter o efeito oposto, atraindo críticas e repelindo o público.

Com isso em mente, o que a empresa precisa fazer? O primeiro passo é realmente passar por uma transformação interna genuína, investindo em uma equipe diversa, tendo boas práticas de gestão, respeitando o meio ambiente e a sociedade. As pessoas valorizam cada vez mais a responsabilidade social e, para que o seu público se sinta respeitado, as mudanças precisam ser verdadeiras.

Mas e onde entra o marketing? Afinal, estamos falando de uma lista de tendências para essa área da empresa. 

Não tem problema que as ações sejam mostradas na estratégia de marketing do negócio, desde que elas realmente existam na prática. A empresa pode divulgar suas iniciativas de diversidade e inclusão nas redes sociais, por exemplo, além de demonstrar outras ações voltadas à responsabilidade social nesses canais. 

Isso não vai vender produtos ou serviços imediatamente, mas contribui para o posicionamento da marca. Assim, quando os consumidores precisarem comprar algo de uma empresa do seu segmento, lembrarão do seu negócio como uma opção socialmente responsável. 

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5. Live marketing

Com a vacinação dando resultados no Brasil, as pessoas estão voltando às ruas, e querem matar as saudades não só dos amigos e da família como também das experiências ao vivo. É aqui que o live marketing surge como uma tendência de marketing para 2022.

Mas o que é live marketing? Podemos entender essa estratégia como um marketing feito ao vivo, por meio de experiências das quais as pessoas participam. Nessas ações, o público deve se sentir imerso, encantado e engajado. As experiências devem ser divertidas, efetivas e têm potencial de gerar compartilhamentos nas redes sociais.

Dada a necessidade de distanciamento social, esse tipo de interação precisou ser deixada de lado. Mas, agora, é possível retomá-la, inclusive com a ajuda da tecnologia. 

As campanhas de live marketing permitem que os consumidores vivenciem experiências imersivas, frequentemente em locais físicos ou via realidade virtual ou aumentada.

Aqui, vale relembrar esses dois conceitos. A realidade virtual (virtual reality, ou VR) consiste em ver um cenário gerado pelo computador. Na realidade aumentada (augmented reality, ou AR), por sua vez, vemos o mundo real com a adição de efeitos visuais. A VR e a AR oferecem experiências diferentes, mas ambas podem agregar ao marketing das empresas. 

As experiências digitais, utilizando realidade virtual ou aumentada, já foram menos acessíveis para a maioria dos negócios, dada a necessidade de usar equipamentos caros, mas estão se tornando mais populares. E também existe a possibilidade de fazer ações mais simples.

Para os negócios que possuem lojas físicas, essa é uma boa maneira de atrair de volta o público para os pontos de venda. 

Conte com a B.done para implementar tendências de marketing na sua empresa

E você, gostou de conhecer essas tendências de marketing para 2022? Pensa em implementar alguma delas na sua empresa?

Se sim, saiba que pode contar com a ajuda de uma agência para colocar a sua estratégia em prática. No mercado brasileiro, há modelos de agência especializados em diversas frentes, como marketing de influência, vídeos, otimização e live marketing, só para citar algumas que mencionamos no artigo.

Porém, sabemos que encontrar o parceiro ideal de negócio nem sempre é fácil. Por isso, você pode contar com a B.done nessa busca. Nós conectamos empresas que querem melhorar seus resultados de marketing às agências ideais para cada caso. 

Quer entender mais sobre como funciona e como a sua marca pode conhecer seu próximo parceiro de marketing? Então entre em contato com a gente aqui!

 

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