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8 razões para contratar uma agência

Uma das perguntas que ouvi com mais frequência de CEOS e empreendedores que nunca tiveram agências ou lideranças de marketing e que sempre tiveram o marketing internalizado, é  por que contratar uma agência de marketing? O fato sobre isso, é que, em geral, existe uma percepção de que fazendo por si mesmas, as empresas economizam dinheiro em serviços de agência e podem negociar e controlar suas verbas de mídia.

Embora isso possa fazer sentido no papel, na realidade, existem ineficiências significativas e custos indiretos associados da internalização.

Antes de entrar nessa discussão, é importante mencionar que já estive do lado das agências como executiva de negócios, e também liderando empresas e contratando parceiros para os meus desafios. E posso dizer, que tramitando de um lado para outro, construí 14 anos de carreira de negócios e marketing. Com essa jornada nas costas e muitos aprendizados, acredito que posso ajudar a entender o porque a escolha certa de uma agência pode correlacionar exponencialmente seu investimento em retorno de marca, market share, autoridade e vendas – obviamente.

Prontos para essa conversa?

1. As agências são experientes

Agências de marketing são… agências de marketing – o que quer dizer por si só que elas são especialistas em marketing como nenhum outro negócio. Uma agência tem um time de especialistas nos mais diversos pontos técnicos de marketing, que vão da comunicação a tecnologia.

A multiplicidade de conhecimentos sobre diversas frentes de uma jornada de marketing, dá à agência um nível significativamente mais alto de experiência do que qualquer CEO, empreendedor ou times internos generalistas de marketing. No fim do dia, a velocidade e expertise que uma agência pode trazer para trabalhar na estratégia e operacionalização de marketing pode ser injusta de ser comparada.

Veja também:  Como escolher os canais certos para o seu negócio?

Leia mais: Agências de Marketing: Conheça os diferentes serviços e como eles podem ajudar a sua marca.

2. Tempo x Investimento

CEOs, empreendedores e lideranças de marketing com time enxuto gastam significativamente mais tempo para construir as estratégias de marketing e ter retorno sobre elas. É normal que fiquem se dividindo entre diversas funções ou atolados em pequenas atividades dos esforços de marketing, que vão de uma arte a um bom copy para performar com SEO.

Este é um tempo que você realmente não precisa gastar, aliás, esse você deveria estar trabalhando suas habilidades fazendo o que sabe e gerando mais dinheiro para sua empresa. Supervisionar uma agência de marketing e garantir que o plano esteja alinhado com os objetivos da empresa pode ser uma das responsabilidades que você precise, mas microgerenciar todos os detalhes do plano de marketing geralmente NÃO é o melhor uso de seu tempo.

Normalmente, há coisas mais produtivas que um CEO ou empreendedor pode fazer, não é mesmo? Sem contar a perda de produtividade com um microgerenciamento de marketing, sai muito mais caro do que investir em uma agência.

3. Uma agência é mais objetiva nas estratégias de marketing

Com o novo modelo de trabalho das agências, principalmente as digitais, não está vinculada a nenhum canal de mídia ou meio de marketing específico. Portanto, elas ganham mais liberdade para fazer a melhor escolha para cada empresa com base no desafio que está na mesa e decidir qual as melhores estratégias que sua empresa precisa para o momento.

4. Uma agência negocia mídia com expertise

Se uma agência compra mídia regularmente ou faz parte de programas como o Google Partners, saiba que do lado desses canais os representantes sofrem pressão para gerenciar suas carteiras (agências) e baterem suas metas. A competição entre os veículos de mídia digital e off-line pode significar taxas de mídia mais baixas ou melhores negociadas.

Veja também:  O custo de contratar uma agência de marketing errada.

5. As agências pertencem a uma comunidade

Isso está relacionado ao item 4, mas por um motivo diferente. As agências geralmente têm comunidades para troca de ideias, insights, recebem novidades muito antes e tem relação com veículos de mídia que construíram ao longo do tempo. Elas podem alavancar esses relacionamentos de todos os modos para obter uma estratégia ou negociação muito mais eficiente e lucrativa para seu negócio.

6. As agências só terão sucesso se você for bem-sucedido

Embora seja mais fácil manter uma empresa como cliente do que conquistar um novo cliente, os executivos de negócios das agências são constantemente pressionados para trazer novas e qualificadas marcas do seu mercado potencial ou vender novos serviços para a base de clientes.

No entanto, as agências de marketing são consideradas bem-sucedidas quando demonstram sucesso no crescimento dos negócios de seus clientes atuais e é por isso que os cases que ela construiu ao longo dos anos são importantes na hora de você fazer a sua escolha. Pense que quando as outras empresas estão um bom tempo com suas agências é porque ela está sempre atualizada as novidades do marketing e trazendo resultados para os negócios com consistência. Ou seja, existe retorno sobre investimento durante todo esse tempo.

Leia também: 6 Estratégias de Marketing que a sua empresa não pode ignorar em 2021

7 – As agências podem ser remuneradas por sucesso

Estou dizendo que você só irá pagar uma agência depois do resultado? De jeito nenhum. Agências são negócios como o seu e precisam se rentabilizar e cumprir com seus compromissos com pessoas e seu objetivos de crescimento financeiro também. Mas, algumas agências, princialmente as que oferecem serviços de mídia e performance, podem negociar parte do lucro delas, através do sucesso de vendas.

Veja também:  Episódio 06: Consistência é a mãe do progresso

8 – As agências são parceiras de negócio

Não é raro que CEOs, empreendedores e lideranças de marketing com time enxuto precisem trocar ideias sobre estratégias de marketing e ter um espaço para fazer perguntas sem o risco de obter uma resposta totalmente egoísta ou enviesada. Com uma ou algumas agências experts que não são da organização, mas estão imersas no seu modelo de negócio, você ganha uma visão externa que pode ser exatamente a ideia fora da caixa que você precisa para resolver seu posicionamento, vendas, produto e outras frentes importantes para o crescimento exponencial do seu negócio.

Bom, espero que tenha trazido boas perspectivas nesse conteúdo para você e tenho certeza de que há muitos outros motivos pelos quais contratar uma agência de marketing é a melhor escolha para qualquer empresa.

 

Agências de Marketing: contrate uma agência com a B.done

 

Você pode me acionar no LinkedIn para discutir sobre o tema, ou conversar com o time da B.done sobre o seu atual desafio e apoiarmos você gratuitamente a encontrar a melhor agência para a sua empresa, considerando seu desafio, budget, segmento e momento atual.

Um abraço,

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