Começar uma parceria com uma agência é como cofundar um negócio com um estranho.
No começo, vocês não se conhecem bem o suficiente para assumir qualquer coisa sobre preferências de comunicação, ética de trabalho ou como fazer as coisas funcionarem no dia a dia, mas o que você sabe é que cada um de vocês está se esforçando para alcançar o mesmo objetivo: sucesso nos negócios.
Com o tempo, você descobrirá que trabalhar com sua agência parceira se torna mais fácil à medida que as linhas de comunicação se tornam familiares e as métricas importantes para ambos começam a se tornar mais tangíveis.
As agências de marketing são capazes de dimensionar negócios a um custo razoável em comparação com a construção de uma equipe interna. Mas, se você não fez a escolha da agência de marketing certa, pode começar a ver alguns sinais de alerta que o fazem se perguntar se as coisas estão progredindo como deveriam.
Se você está começando a sentir que o relacionamento que construiu com sua agência não está mais beneficiando seus negócios, veja como saber se é hora de fazer uma mudança.
Antes de demitir sua agência atual, certifique-se de ter os fatos.
Mesmo se você sentir que o relacionamento não está indo bem, ainda é do seu interesse entender onde estão as falhas no desempenho deles, para que você possa fazer uma ruptura limpa e aprender com a experiência e tomar melhores decisões de parceria no futuro.
Isso começa com a avaliação do desempenho da sua agência atual, identificando áreas de fraqueza e determinando se cortar relações é a melhor decisão para você e sua empresa.
Aqui estão três questões a serem consideradas antes de tomar a decisão de mudar. As respostas para essas perguntas podem ser uma indicação de que algo está errado. Vamos lá?
A Sua Agência Pratica O Que Pregam?
Uma organização que promete fazer o seu marketing digital, por exemplo, deve ter uma forte presença online. Se já faz um tempo que você não acessa o site da sua agência, agora é a hora de fazer uma visita por lá.
Como é o conteúdo do blog? Sua presença na mídia social? Suas avaliações?
Se você ver que eles estão ficando para trás em seus próprios esforços de marketing, isso é um sinal de que estão sobrecarregados com o trabalho do cliente (talvez eles tenham mordido mais do que podem mastigar para manter as luzes acesas), ou que eles não são particularmente bons no que afirmam ser especialistas.
Se você auditar seus canais e tudo parecer bem, isso significa que eles estão prosperando, o que é um bom sinal de que seus clientes também estão. E mais: que eles colocam na prática ou que vendem.
A Sua Agência Combina Bem Com A Sua Cultura?
Uma agência é uma extensão do seu negócio. Se sua agência não está se encaixando em sua cultura, você pode ter escolhido o parceiro errado para representá-lo. Fale com sua equipe ou com o principal ponto de contato que mais interage com sua agência diariamente. Essa conversa revelará quaisquer riscos ou eliminará quaisquer dúvidas.
Você Sente Que Está Recebendo O Que Está Pagando?
Dê uma boa olhada no trabalho que sua agência está fazendo com o orçamento que você forneceu. Se, no final do dia, você não sentir que está fazendo valer o seu dinheiro pelos resultados que está gerando, pode ser hora de reiterar seus objetivos e expectativas.
Calcule os números se precisar – você não deve despedir sua agência só porque “sente” que ela não está beneficiando seus resultados financeiros. Ter essa prova em mãos pode ajudá-lo a decidir se deve continuar ou desistir.
8 sinais de que é hora de trocar de agência de marketing
Se depois de responder às perguntas acima, ainda não tiver certeza se fazer uma mudança é uma boa ideia, aqui estão 8 sinais de fogo de que é hora de dizer adeus.
1. Existem Problemas Constantes Com A Comunicação
Como em qualquer relacionamento, a comunicação é fundamental.
Sem linhas de comunicação abertas e check-ins regulares, podem surgir mal-entendidos e as estratégias podem ficar desalinhadas.
Além disso, se o contato da sua agência não puder esclarecer o trabalho que está fazendo de uma forma que faça sentido para você, você não se sentirá confortável quando ele fizer recomendações ou sugerir mudanças no plano de marketing.
Problemas consistentes com a comunicação são o principal assassino das relações cliente-agência, porque essas complicações levam à desconfiança.
A comunicação é uma via de mão dupla.
Se você não se colocar à disposição para discutir a estratégia e fornecer feedback aos seus parceiros, eles podem não estar focados nas coisas que você deseja que eles se concentrem. Por outro lado, se sua agência está fantasiando você nos momentos em que você mais precisa, essa é uma grande bandeira vermelha de que algo está errado.
Aqui estão alguns sinais de que você pode ter problemas de comunicação:
- Suas ligações parecem improdutivas (como se você estivesse falando em círculos sobre as mesmas coisas, mas nunca chegando a um acordo ou encerrando uma conversa);
- O contato da sua agência parece não saber as respostas para suas perguntas (e não dá o acompanhamento adequado com as informações corretas);
- O atendimento da sua agência não está respondendo aos seus e-mails em um ou dois dias;
- Você não tem certeza de quem é o seu ponto de contato;
- O escopo do projeto não está claramente definido;
- Entregáveis não são produzidos no prazo;
2. Sua Agência Não É Transparente Com Você
Na mesma linha da comunicação, a transparência nesse tipo de relacionamento é extremamente importante para a construção e manutenção da confiança.
Sua agência deve ser transparente em relação ao trabalho que está fazendo por você, o que está cobrando de você e em seus relatórios de resultados.
Provavelmente, sua agência emite uma fatura para você todos os meses. Essa fatura fornece as informações de que você precisa para entender quais serviços foram realizados e como esses serviços estão cumprindo as obrigações contratuais? Os números se somam e fazem sentido em relação ao seu acordo inicial?
Uma agência que não prioriza a transparência, principalmente no que se refere ao faturamento, não é confiável.
3. Sua Agência Não Entende Seu Negócio
Se depois de vários meses trabalhando com uma agência, eles ainda não conhecem seu negócio, marca, cliente ou setor, é hora de mandá-los embora. Mas lembre-se de avaliar se você realmente passou as diretrizes e informações necessárias para que ela pudesse trabalhar.
É um mau sinal se sua agência não consegue entender e lidar com as nuances de um público para outro, e ainda pior se eles não sabem como comercializar adequadamente seu conjunto específico de produtos ou serviços.
Uma agência que não trabalhou para fortalecer sua pesquisa sobre seu cliente ao longo do tempo não será capaz de fornecer a você um insight valioso sobre o comportamento do cliente que alimenta a otimização da estratégia.
Se eles não dedicaram tempo para entender profundamente seu cliente, não conseguirão criar as reações emocionais necessárias para melhorar suas campanhas de marketing e, portanto, não conseguirão levá-lo às alturas necessárias para provar o ROI de seus investimentos em marketing.
4. Sua Agência Implementou Uma Estratégia Ruim
Quando sua agência explica sua estratégia para você, isso faz sentido? A estratégia deles está alinhada com seus objetivos comerciais finais?
Se você respondeu não a alguma dessas perguntas, você tem um problema.
Ter uma estratégia é o primeiro passo antes de lançar uma iniciativa de marketing e ter uma estratégia que faça sentido para você e esteja alinhada com os objetivos da sua empresa é algo que não pode ser comprometido.
A estratégia deve ser documentada e deve levar em consideração seus objetivos de negócios, metas de marketing, métricas de sucesso, KPIs e, principalmente, seus resultados, prazos, escopo de trabalho e as táticas que planejam implementar para levá-lo de onde você está até onde você deseja chegar no orçamento que você forneceu.
Se sua estratégia não for super inovadora, mas ainda assim gerar resultados, tudo bem. Mas se você não se impressionar com a criatividade deles em se ajustar ao desempenho insatisfatório e não sentir que eles estão realmente usando uma estratégia para começar, isso é inaceitável.
5. As entregas estão falhando
Uma vez que uma agência é uma extensão de sua marca, o trabalho desleixado é inútil.
Se você está enfrentando prazos perdidos e erros consistentes (erros de digitação, erros gramaticais, anúncios misturados, comentários fora da marca nas redes sociais, etc.) em seu trabalho, isso tem um efeito direto em como seu público percebe sua marca.
Salve-se de um pesadelo potencial de gerenciamento de reputação e vá para as colinas.
6. Falta Consistencia Nas Metas
A sua agência está sempre prometendo demais e apresentando resultados insuficientes?
Toda agência cometerá erros, terá um dia ruim e incomodará um cliente em algum momento de sua parceria. Esse é apenas o custo ocasional de fazer negócios.
No entanto, se sua agência está sempre errando o alvo com seu criativo, errando seus objetivos e não alcançando suas metas, pode ser mais do que uma única conversa. Se o trabalho deles está continuamente sem brilho, mostre-lhes a porta.
7. Relatório Mínimo
Sua agência deve relatar suas descobertas para você em um cronograma pré-definido a fim de medir o que está funcionando e o que não está e regularmente oferecer novas ideias para mudar a estratégia. Os relatórios também devem demonstrar o trabalho que está sendo feito para cumprir as responsabilidades contratuais.
Quando você analisa os relatórios de sua agência, eles fornecem as informações que você precisa para entender o ROI? Você pode justificar o custo de trabalhar com a agência?
Se seus relatórios parecem desprovidos de informações valiosas de que você precisa para tomar decisões sobre seu marketing, ou se sua agência não os fornecem com frequência suficiente, isso é um grande motivo de preocupação.
Conclusão
Se ao final desse artigo você chegou à conclusão de que seguir em frente é do seu interesse, você precisará descobrir como pode fazer a transição e escolher uma nova agência de marketing.
Nesse desafio, você pode contar com a B.done e nossa equipe de especialistas em marketing e negócios, para te conectar com a agência certa. Conheça aqui mais sobre nossos serviços gratuitos para as marcas.