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ActiveCampaign no Brasil: Oportunidades de negócios que a plataforma tem a oferecer para agências e empresas brasileiras

Com pouco mais de 1 ano no Brasil, a ActiveCampaign repete por aqui o sucesso que tem em outros países. E mesmo com a pandemia, o crescimento ainda é constante para a empresa que foca em automação de marketing para agências e marcas.

 

Com mais de 100 mil clientes em mais de 170 países, a ActiveCampaign, plataforma de automação de marketing americana sediada em Chicago, começou a dar seus primeiros passos firmes de expansão no Brasil em 2018, e em 2020 veio com força total. Mesmo diante do cenário da pandemia, a empresa vem crescendo por aqui. O que é mais uma evidência sobre o que já falamos aqui no blog da B.done: a transformação digital vem sendo acelerada nas empresas e o investimento em soluções de marketing digital é, sem dúvidas, um caminho necessário para os negócios que querem se manter competitivo em tempos de crise.

Por isso, fomos conversar com o Vinnie Rodrigues, do time de Expansão para o Brasil da ActiveCampaign, para entender um pouco mais sobre as apostas da empresa por aqui e, consequentemente, as oportunidades de negócio tanto para as agências de marketing, como para as empresas que querem automatizar processos e escalar suas ações de marketing, vendas e relacionamento com o cliente. Bora lá?

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Vinnie Rodrigues, da ActiveCampaign fala sobre oportunidades para Agências e Empresas

 

B.done: A ActiveCampaign está fazendo um forte investimento de expansão no Brasil. O que vocês perceberam de oportunidade para o produto versus maturidade digital das empresas brasileiras?

Vinnie: Acredito que a ActiveCampaign olhou no Brasil uma oportunidade gigantesca principalmente para o mercado SMBs (small and midsize business) pelo fato de ter uma gama gigantesca de potenciais clientes – são cerca de 6,4 milhões de micro e pequenas empresas, segundo os dados do SEBRAE. Por isso, do nosso lado, pensamos em planos que são acessíveis para qualquer empresa (a partir de R$49,00/mês), que incluem desde a automação de marketing e alguns planos já com CRM integrado.

Outro ponto que favorece a entrada nesse mercado é que Active permite que qualquer empresa que tenha uma base de contatos (opt-in) possa se relacionar com seus leads, mesmo que ela não tenha um site ainda, o que no mercado brasileiro acaba sendo um grande diferencial, pois vemos que muitas dessas pequenas empresas precisam de uma solução em marketing, mas a falta de estrutura digital as impede de usar boa parte das ferramentas disponíveis.

B.done: A ActiveCampaign possui um programa de afiliados ou de parcerias? Quais os perfis de parceiros que buscam no Brasil?

Vinnie: Sim, nós temos os dois diferentes programas de afiliação para a ActiveCampaign: o primeiro deles, é o programa de Reseller, que é mais indicado para agências de marketing ou empresas de consultorias que oferecem serviços como inbound, e-mail marketing e outras estratégias de marketing digital, e assim ficam responsáveis por operar a plataforma e criar as estratégias de marketing para seus clientes. Nessa modalidade um dos principais benefícios para as agências é que elas conseguem ter descontos mais agressivos na contratação da plataforma, o que é uma excelente oportunidade de aumento de valor para os clientes e de diminuição de custos para as agências.

Por outro lado, sabemos que há muitas pessoas com grande potencial de influência na indicação de ferramentas, mas que não são prestadores de serviços de marketing e não tem nenhum interesse em operar a plataforma para um terceiro. Para esse público temos um programa de afiliados que funciona similar a qualquer programa de Referral e que consiste basicamente em indicação de novos clientes, onde a pessoa não precisa se envolver comercialmente ou no suporte da ferramenta, apenas indicar a ActiveCampaign e ganhar uma comissão recorrente mensal sobre as contas que fecharem. Simples e prático assim mesmo! Nesse segundo caso temos muitos Influenciadores digitais voltados ao marketing digital e consultores de marketing como nossos principais afiliados, mas isso não é uma exigência ou perfil desejado por nós, então qualquer pessoa pode ser um afiliado se quiser.

 

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B.done: Na sua opinião, as empresas que estão nascendo agora ou marcas que estão migrando do off para o digital devem priorizar uma ferramenta de automação de marketing em suas estratégias logo no início, ou elas devem partir para esse passo apenas após construírem forte presença digital?

Vinnie: Acredito que com a pandemia ficou cada vez mais claro que a presença digital é importante – se não vital – para qualquer negócio. Outro ponto interessante é que muitas pessoas acreditam que o e-mail marketing é coisa do passado e que não funciona mais, mas diversas pesquisas apontam que essa estratégia é até hoje a que tem o melhor ROI nas empresas que usam desse canal corretamente, e que, portanto, não só pode como deve ser utilizado para vendas, relacionamento e fortalecimento das marcas.

Não diria que a palavra seria priorizar a contratação de uma ferramenta de automação, e sim conciliar estratégias que são complementares. Investir dinheiro em tráfego para os canais digitais sem ter uma estratégia de captação de leads e de relacionamento, é um exemplo de desconexão que faz com que uma empresa tenha um balde furado no funil de vendas, trazendo muito volume de acessos, mas não identificando o perfil desse tráfego, logo, perdendo muita oportunidade.

Então, na minha opinião, eu olharia para automação de marketing como um dos pilares iniciais de uma estratégia digital para atuar em conjunto com outras ações relacionadas ao aumento de tráfego, geração de contatos e relacionamento.

B.done: É preciso de uma agência especializada para contratar e aproveitar ao máximo os benefícios de uma ferramenta de automação? Quais os ganhos e desafios de internalizar?

Vinnie: Não acredito que para adotar uma ferramenta de automação, seja imprescindível ter uma agência para operacionalizá-la. Aliás, cada vez mais tenho certeza que as ferramentas de automação vieram para democratizar o marketing digital. A Active, por exemplo, investe muito forte em conteúdos educacionais focados em marketing, temos uma preocupação grande em melhorar constantemente nosso UI/UX, além de um time de customer success preparado para ajudar todos os clientes e oferecendo o suporte necessário para atender dúvidas relacionadas às estratégias e também à plataforma.

Obviamente que, como qualquer outra plataforma, não existe milagre e é necessário tempo e dedicação para fazer a estratégia funcionar, entender o que funciona melhor para cada negócio e de fato personalizar as ações, afinal, cada empresa e cada ação de marketing, por mais que sigam frames e “receitas”, ainda assim são únicas e não existe definitivamente nada a pronta-entrega que possa funcionar instantaneamente e sem esforço e dedicação.

A diferença é que muitas vezes, terceirizar a operação da ferramenta, criação de conteúdos e planejamento de ações com uma agência pode dar mais tempo para focar em outras demandas da empresa, e assim, agilizar os resultados de marketing por contar com uma expertise por trás do projeto. Afinal, as agências fazem isso todos os dias, e muitas vezes já conhecem o caminho das pedras para determinados segmentos, negócios e público. Mas claro, essa é uma escolha que depende do cenário e orçamento de cada empresa.

 

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B.done: Como a ActiveCampaign ajuda as empresas e agências, tanto na usabilidade da ferramenta como para construir estratégias que gerem resultados?

Vinnie: A ActiveCampaign olha com muito atenção para esse lado e para nós é uma prioridade focar nas melhorias de usabilidade, bem como adaptar a ferramenta para as estratégias mais comumente utilizadas na automação de marketing, e dessa forma oferecer uma solução completa com inúmeras possibilidades.

Do lado das agências de marketing e parceiros, eles têm a facilidade de ter um dashboard próprio dentro da plataforma para ter mais autonomia nas negociações com clientes e contam com o apoio de um gerente de canais para auxiliar no seu desenvolvimento das estratégias e extrair mais benefícios da plataforma e resultados em marketing.

Já do lado dos clientes diretos, nós ainda temos diversas ações para ajudar, principalmente nos primeiros passos, e facilitar a implementação da ferramenta através de templates, como é o caso das receitas prontas de automação que já apresentam diversos modelos e ideias de automação que podem ser utilizadas pelos clientes. Temos também o onboarding gratuito com acompanhamento de um profissional de customer success, que é um diferencial em relação a algumas outras opções do mercado, as study halls que são web-aulas em temas específicos, conteúdos em vídeos com tutoriais e dicas de marketing, help center em diversos idiomas, inclusive em português, dentre outras iniciativas que ajudam os mais de 5 mil clientes que começam um novo projeto todos os meses ao redor do mundo.

B.done: Hoje em dia já temos diversas ferramentas de automação acessíveis no mercado. Para você, o que é importante avaliar na hora de comparar diferentes ferramentas de automação de marketing?

Vinnie: Como são ferramentas completas e que envolvem uma certa complexidade quando o assunto são possibilidades de uso, posso dizer que existem diversos fatores que devem ser avaliados e considerados para a contratação de uma plataforma de automação para a sua empresa, mas eu, particularmente, vejo que existem 3 principais e que são cruciais para atingir bons resultados de performance:

  • A taxa de entregabilidade de e-mails da plataforma, pois você precisa ter segurança de que a plataforma irá funcionar, será efetiva e os e-mails estarão na caixa de entrada dos seus leads, prospects e clientes;
  • A possibilidade de regras de automação que podem ser criadas porque é exatamente aqui onde a “mágica” acontece e você pode personalizar o relacionamento com os seus clientes, e oferecer conteúdos e informações que são relevantes e que gerem valor para ele;
  • Os feedbacks de outros usuários que são clientes (ou foram) há mais tempo da plataforma, pois eles vivem na prática o uso da ferramenta, fizeram o investimento, e podem dizer se a ferramenta faz sentido. Uma boa dica é procurar as redes sociais das empresas e olhar nos comentários o que os clientes costumam dizer, e claro, buscar por cases no seu segmento para entender como a plataforma pode funcionar para você.

Eu diria inclusive que buscar o feedback de outros usuários é uma das coisas mais importantes, pois você pode aprender de quem já usa ou usou a ferramenta para fazer a decisão correta e evitar dor de cabeça!

É importante frisar também que hoje a ActiveCampaign tem a melhor entregabilidade do mercado, o que garante segurança nos seus disparos de e-mails, o que é super importante, mas que também possui a funcionalidade de envio de e-mails com Machine Learning em alguns planos, o que ajuda o usuário a ter melhor performance de suas campanhas e melhor personalização do relacionamento com os contatos. Posso dizer também que temos uma das automações/segmentações mais robustas dentre os concorrentes e uma pontuação de 4,5/5 estrelas no G2 crowd, principal plataforma de avaliações de ferramentas do mundo.

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