Agência Digital vs Agência Criativa – Qual é a Diferença?

Alguns empresários, sobretudo gestores ou lideranças de pequenas, médias e grandes empresas, em algum momento irão se deparar com a dúvida de qual a agência atende melhor seus desafios. Neste artigo, definiremos dois tipos de agências e explicaremos a diferença, ajudando você a decidir qual agência atenderá melhor às suas necessidades, assumindo seus desafios e tomando as melhores decisões para a sua marca.

Definindo uma Agência Digital

Uma agência digital de serviço completo oferece acesso imediato a uma variedade de ferramentas, tecnologias e recursos de marketing disponibilizados pela agência. Você contará com uma equipe preparada para auxiliá-lo na implementação dos planos e processos de marketing necessários. Afinal, são muitos profissionais necessários para projetar, aplicar, monitorar e analisar uma estratégia de marketing de sucesso. Os serviços que eles fornecem são mais proativos em marketing, como:

Ferramenta

O uso das ferramentas corretas é uma das atividades mais importantes, pois elas são essenciais para colocar em prática todas as atividades citadas abaixo. Pois com elas será possível mensurar e automatizar ações e dados. Fazem parte do escopo, ferramentas de CRM, gestão de redes sociais, pesquisa de concorrentes, automação de marketing e envio de email marketing.

Gestão de canais e estratégias

A agência de marketing digital é responsável pela gestão dos canais digitais e de sua estratégia. Ela irá gerenciar campanhas de mídias pagas, envolvendo uma visão ampla sobre o canal, não sendo apenas operacional, mas também estrategicamente. E usa essa lógica para o gerenciamento de e-mail marketing, redes sociais, inbound marketing, SEM, SEO, entre outros.

Produção de conteúdo

A criação de conteúdo é uma das melhores maneiras de gerar audiência para sua marca e necessária em todo tipo de estratégia de marketing digital. Seja por meio de postagens em blogs, otimizar um site, publicar nas redes sociais, ou até mesmo nutrir leads, o marketing de conteúdo é uma ótima maneira de construir relacionamento da marca com os consumidores através do digital. Por isso, muitas agências contam com uma área de Conteúdo, com profissionais especializados em marketing de conteúdo.

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Design

Linkando com a área de conteúdo, a agência conta com designers e webdesigners. Eles são responsáveis em dar vida às ideias e demandas propostas diariamente. Através da criação de um layout estratégico. Desenvolvendo a melhor interface com o usuário.

Anúncios online

A agência fica responsável em segmentar o público-alvo das campanhas, definir os objetivos de mídia pagas, monitorar resultados e gerenciar a verba dos anúncios. Criando anúncios online, como links patrocinados e social ads. Identificando oportunidade de otimização da performance dos anúncios e gerando vendas e conversões.

Desenvolvimento de sites

Uma agência de marketing digital costuma ter desenvolvedores em sua equipe. Eles que são responsáveis por programar e executar sites, landing pages, blogs, hotsites e outros tipos de páginas na web. A agência também pode desenvolver aplicativos mobile, softwares e outros tipos de programas.

Mensuração de resultados

O trabalho da agência engloba desde o planejamento até a mensuração. Ela precisa mostrar se conseguiu atingir os objetivos traçados e quais impactos positivos trouxe para o negócio.

A mensuração deve ser uma atividade recorrente da agência, a fim de fazer melhorias contínuas e ter melhores resultados. Mas também é comum a apresentação de relatórios ao cliente a cada período (trimestre, semestre, ano) ou ao final de uma campanha específica.

Definindo uma Agência Criativa

Em termos mais simples, você pode ver uma agência criativa como a equipe que cria todo o conteúdo e elementos visuais da sua marca. Pense em todo o design que entra no marketing de um produto, serviço ou empresa. Eles incluem itens como:

  • Branding

  • Planejamento e publicação de conteúdo

  • Ebooks

  • Vídeos explicativos

  • Vídeos animados

  • Motion Graphics

  • Design gráfico

  • Aplicativos

  • Infográficos

  • Interativos

  • Apresentações

  • Fotografia

  • Banners

  • Assinaturas de e-mail

  • Embalagens

  • Web Design (Desenvolvimento de sites)

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Como podemos perceber, uma agência criativa conta com uma equipe de diferentes profissionais especialistas que vão ajudar na sua estratégia de marca.

Dentre os profissionais, podemos citar: Diretor de arte; Diretor criativo; Escritor; Editor de texto; Estrategistas de marca e conteúdo; Gerentes de contas; Fotógrafo; Cinegrafistas; Web Designers e Desenvolvedores; Designers gráficos; Especialistas em distribuição de conteúdo;

Cada agência criativa trabalha de uma maneira e, dependendo da sua estrutura, muitas delas trabalham em parceria com especialistas, como uma produtora de vídeo, por exemplo.

Para escolher a agência criativa que atende melhor seus desafios e que você se identifica, é crucial verificar seus cases de sucesso e portfólio, saber mais sobre a equipe envolvida, entender sobre seu planejamento e cultura, para garantir que sua visão se alinhe à identidade da sua marca e possa mostrar seus produtos da melhor maneira possível, porque toda agência digital criativa tem seu estilo e experiência.

E não há uma definição perfeita do que uma agência criativa pode ou não fazer. Algumas agências criativas entregam sites inteiros do início ao fim, e algumas desenvolvem o branding de uma marca do zero, juntamente com estratégias de marketing. Qualquer agência criativa  tem sua força e especializações, então é fundamental que você tenha uma visão mais aprofundada do que ela é especialista e o conteúdo de seu portfólio.

E serve também para uma agência digital que oferece um serviço completo, com uma equipe dedicada para implementar uma estratégia de marketing omnichannel e gerenciar suas campanhas publicitárias. Ajudando você a alcançar seu mercado-alvo em várias frentes digitais. Podendo ajudar você a aprimorar ou manter uma identidade visual através de seus criativos, porque geralmente a agência possui um ou mais designers gráficos na equipe.

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Então, da mesma forma que é importante se aprofundar, e revisar os cases de sucesso de uma agência criativa, é também importante garantir que a agência digital possa se alinhar com os objetivos e desafios da sua marca.

Esses não são os únicos modelos de agências que existem no mercado. Você pode conhecer outros no guia completo que a B.done preparou.

No material, você descobrirá os principais tipos, os mercados que atende e quais são os benefícios dos modelos de agências mais conhecidos atualmente.

Além disso, você também encontra dicas para escolher a agência ideal para ajudar o seu negócio a obter os melhores resultados. Faça o download gratuito agora!

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