Brand Awareness x Vendas: esse cálculo fecha

O (re)conhecimento da marca é uma das atividades mais importantes do marketing moderno. A concorrência é avassaladora quando vamos para estratégias de performance digital, por isso, um bom caminho paralelo e fundamental é que sua marca seja vista.

Para compartilhar mais sobre o tema, seja o seu negócio pequeno ou de grande porte, vou falar sobre o que é Brand Awareness (reconhecimento da marca) e por que investir nele vale seu dinheiro e faz o cálculo fechar:

 

O que é Brand Awareness, afinal?

O reconhecimento de marca representa quantos clientes em potencial conhecem e valorizam seus produtos e serviços.
Então, como medimos o awareness? Ele pode ser medido observando vários dados, como um número de vendas ou até mesmo um número de visitantes que visitaram novamente seu site e produtos.

Para fazer isso com sucesso, é importante entender como as pessoas pensam e o que seus clientes em potencial desejam saber e ver. Depois do awareness, é hora de explorar os canais de comunicação adequados e que sua marca tem as melhores chances de entrar em contato com seu público-alvo.

Um erro que muitas empresas cometem é pensar que todo esse processo é algo que acontece automaticamente. Ao contrário, é muito importante se preparar com antecedência e pensar em uma estratégia válida para trabalhar o awareness da marca.

É por isso que a otimização de conteúdo é importante. Um SEO bem feito pode aumentar a visibilidade da sua marca e trazer mais clientes em potencial através dos canais digitais. Nem é preciso entrarmos da discussão do digital, pois é um canal fundamental para todas as marcas.

Para fazer isso de forma eficaz, especialmente nestes tempos dinâmicos, você precisa de serviços de SEO experientes para aumentar o conhecimento da marca e apoio nas estratégias de performance. (E nesse ponto a B.done pode te ajudar a se conectar com experts do assunto).

Leia mais: 6 motivos que explicam por que branding é importante para pequenas empresas

Razões para investir seu dinheiro em awareness

Agora que falei u um pouco mais sobre o reconhecimento da marca, vou te contar quais são os principais motivos para investir seu dinheiro nisso:

1. Investir em awareness ajuda você a atingir o público certo

Um dos benefícios dessa estratégia é que você precisa fazer uma pesquisa completa sobre sua marca. Isso permite que você encontre o público-alvo mais adequado e conduza sua marca pelo caminho, onde ela será capaz de atender às suas necessidades.

Dessa forma, você será capaz de construir uma base estável de cliente, permitindo que alcance ainda mais pessoas por meio deles. Afinal, se eles ficarem satisfeitos com o que compram e experienciam da sua marca, sua base de clientes crescerá exponencialmente, porque esses novos clientes compartilharão suas próprias impressões com pessoas que conhecem. Indicação é melhor cliente que sua marca pode ter.

2. O reconhecimento da marca permite o valor intangível

Não é segredo que marcas reconhecidas são frequentemente mais caras do que as entram mais recentemente no mercado, mesmo que a qualidade do produto seja a mesma.

Muitas vezes as pessoas compram algo simplesmente porque se trata de uma empresa conhecida. Por isso, melhorar o awareness é fundamental se a sua estratégia for cobrar valor e não preço ao longo do tempo.

3. Será mais fácil vender seus produtos e serviços

Como mencionado acima, uma marca de sucesso permite que você trabalhe com uma margem de preço maior, mas também facilita a venda de seus produtos e serviços.

Quanto mais você torna a primeira lembrança positiva no mercado, mais as pessoas compram diretamente de você do que ficar fazendo comparações para fazer alguma aquisição.

4. Os custos de marketing baixam

Depois que sua marca se tornar reconhecida e estabelecida no mercado, seus custos de marketing diminuirão.
Mais pessoas reconhecerão automaticamente seus produtos e serviços e compartilharão experiências positivas com seu ciclo de amigos, e isso se torna exponencial.

Significa que você não terá que investir em atividades de marketing tanto quanto antes, então não terá que pensar em fazer campanhas de marketing constantemente. Quer dizer que você deve parar de investir em marketing? Não. Quer dizer que você pode investir em marketing de forma ainda mais estratégica e rentável.

Leia mais: Contratar uma agência de marketing ou internalizar? O que é melhor? 

5. O valor do negócio aumentará

Com o aumento do reconhecimento da marca, as vendas e os preços aumentam e, com eles, o valor da sua empresa.
Seus produtos serão vistos por mais pessoas e sua marca será reconhecida muito mais rapidamente. Isso cria confiança entre a empresa e seus consumidores, e traz um olhar bem importante do mercado para sua marca.

Quando os consumidores confiam em você, é mais provável que comprem seus produtos e serviços. Somado com o aumento das vendas e do preços e a redução dos custos, com uma estratégia de médio e longo prazo seu valor aumenta.

Se você vê o awareness ou um processo de melhoria do reconhecimento da marca como um investimento confiável, e não apenas um custo, verá como isso pode beneficiar seu negócio e ajudá-lo a aumentar seu valor e a se estabelecer como um dos líderes de mercado do seu segmento.

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Escrito por:

Cah Morandi
Cah Morandi
Com sólida carreira na liderança de operações de vendas e canais em empresas de tecnologia e serviços como Resultados Digitais e Today.ag, também é mestre em internacionalização de empresas.