Briefing: a importância da elaboração de uma proposta aderente aos desafios do cliente

Na B.done, atuamos construindo o relacionamento comercial entre marcas e agências e, através dessas interações, temos a possibilidade de detectar pontos fortes que proporcionam entregas mais assertivas. Em contrapartida, existem erros que interferem diretamente na entrega dos resultados esperados. Tratando da eficiência de um projeto de marketing ou comunicação, por exemplo, há detalhes cruciais para entendimento do que será feito e o alcance dos objetivos. Por isso, um bom briefing, com o máximo de informações e dados, é fundamental para o sucesso.

 

O que é um Briefing? Para que serve?

Talvez você esteja lendo este artigo e imaginando que isso seja algo óbvio, mas com as interações realizadas por nosso time de negócios, detectamos diversas  falhas na construção de briefings. De maneira direta, briefing é um documento que funcionará como um guia para a execução de projetos de marketing, comunicação e martech, ou seja, é a base para que as agências publicitárias possam construir uma proposta de trabalho e depois prestar um bom atendimento à conta. Não há receita de bolo sobre o melhor jeito de construir um briefing, pois cada projeto é único, mas neste artigo, destacamos pontos importantes que vivenciamos em nosso dia a dia que devem ser levados em consideração no momento de elaborar o documento.

  

A IMPORTÂNCIA DE UM BRIEFING BEM FEITO
Planejamento assertivo

A construção de um  briefing assertivo é fundamental para que o plano não expresse somente a expectativa da marca, mas garanta que nada saia fora da realidade da agência de marketing ou publicidade. Ele possibilita elaborar um planejamento eficaz para que os resultados esperados sejam alcançados. Tendo um plano bem estruturado em mãos e o passo a passo do processo definido, a possibilidade de uma entrega mais assertiva aumenta significativamente.  

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Entregas mais rápidas

É certo que a produtividade é algo importante para a agência que está desenvolvendo o projeto, mas para a marca também, afinal, ela espera por uma entrega satisfatória, dentro do prazo esperado, com criatividade e uma estratégia bem amarrada para alcançar os objetivos estabelecidos. O briefing tem um papel indispensável nisso! Quanto mais informações tiver a respeito do desafio, dores, potencial de investimento, dados anteriores, informações do mercado, ou seja, tudo o que colabora para construir mais repertório para o projeto, maior a probabilidade de uma execução mais ágil.  

 

Organização

A organização permite solicitações mais claras. Um dos problemas mais expressivos que ocorre nesse meio entre as agências  e as marcas, é a falta de alinhamento entre ambos. Por isso, elaborar um briefing detalhado é fundamental para que haja uma diminuição das dúvidas durante o processo. Ele permite aprofundar as necessidades do potencial projeto, identificar as principais dores, o impacto dessas dores para o cliente, expectativas de soluções, prazo, investimentos, etc.

 

PONTOS IMPORTANTES DE UM BRIEFING 
Principais dados e breve histórico da empresa

É fundamental elaborar um projeto que “converse” com a trajetória e com as metas futuras da empresa. História, cultura, valores, propósitos, o mercado em que atua, concorrentes, investimentos, produtos e serviços, são informações indispensáveis para que a agência entenda melhor o contexto em que o negócio se encontra.

 

Responsável

Vale ressaltar a importância de informar quem é o responsável pelo projeto, pois isso facilita a comunicação e organização das agências.

 

Dores do cliente e impactos

Para melhor entender a necessidade do cliente, é preciso saber qual problema ele está enfrentando e quais impactos eles trazem para a empresa. Geralmente, quando um cliente busca uma agência de marketing ou publicidade, a dor mais comum costuma ser o aumento das vendas. Porém, antes disso, precisamos entender mais a fundo as dificuldades enfrentadas pela marca e isso só é possível quando avaliamos o histórico de desafios da mesma. Tendo essas informações, a agência entenderá as consequências caso o projeto não entregue os resultados esperados.  

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Objetivos do Projeto

Todo projeto tem um objetivo a ser alcançado. Neste ponto, é fundamental entender com a marca qual escopo de trabalho será o ideal para que a meta seja atingida: sendo esta, geração de leads, awareness, aumento de market share, vendas, reconhecimento de marca, entre tantas outras possibilidades. De modo claro, é possível entender o que a marca precisa e o quanto de verba ela tem para alcançar suas metas, assim a agência  entenderá o que precisa construir como estratégia para atender as expectativas.

 

Cronogramas e Prazos

É indispensável a transparência entre as agências e as marcas. Entender o escopo, dores, impactos, desafios, metas e budgets contribui com a definição da  entrega do projeto e, de uma forma transparente, mostra como funcionará o cronograma, assim, os objetivos estarão dentro da realidade da agência e das expectativas do cliente.

 

Investimento

Durante as interações que acontecem aqui B.done, percebemos que há uma dificuldade das marcas compartilharem informações referente ao projeto, dados prévios, estudos do mercado, e até mesmo o seu potencial de  investimento. Porém, sem saber quanto de budget existe para chegar em determinado objetivo, é impossível prever  serviços e deadline necessários para construir uma ponte até a meta. 

 

Persona

A marca precisa deixar claro com quem ela costuma interagir e vender. Há casos em que a empresa não possui um público-alvo definido e, com isso, faz-se necessário a atuação de uma agência de marketing e publicidade na busca por esses dados, visando resultados mais assertivos.

 

Posição da marca no mercado e concorrentes

É importante conhecer o mercado em que a marca atua, seus produtos e serviços, os segmentos, possíveis concorrentes e observar as suas ações. O briefing não servirá somente como suporte para a agência, mas também apoiará o cliente no entendimento do seu próprio negócio.  

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Espero que as dicas que compartilhamos hoje,apoie a construção de um briefing assertivo e revele a importância dele na relação comercial entre marcas e agências. Inclusive, você pode acessar esse modelo gratuito elaborado pela B.done e já começar seu próximo projeto com o pé direito,alinhado para conversas com as agências do mercado.

 

Além disso, saiba como a B.done pode ajudar você na construção de briefings e te conectar com a agência ideal em seus projetos, sem nenhum custo e com total apoio.

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