contratação híbrida

Conheça o modelo híbrido de contratação de agências

O modelo de contratação híbrida está sendo muito falado, mas você sabia que esta forma de contratação já é usada há algum tempo pelas agências de publicidade e marketing?

Quando falamos de departamento de marketing e comunicação, a contratação híbrida é um pouco diferente do que começamos a ver com a pandemia do covid-19.

Vamos entender melhor o que é, de verdade, o modelo de contratação híbrida e quais são as vantagens de utilizá-la.

O que é o modelo de contratação híbrida?

Com a pandemia do Covid-19, o trabalho home office começou a ser amplamente explorado, porém com grande parte da população vacinada, muitas empresas voltaram a suas rotinas presenciais. 

Por conta deste movimento, o trabalho híbrido começou a ser cada vez mais falado e difundido, mas ele já era muito usado antes disso, principalmente pelos setores de comunicação e marketing. 

Neste caso, o real significado de modelo de contratação híbrida, era quando uma empresa mesclava a sua equipe interna com uma equipe externa. Ou seja, mesmo tendo uma equipe de comunicação, a empresa optaria por contratar uma agência, que iria dividir as tarefas e serviços com a sua equipe.

Este tipo de trabalho visa somar esforços, afinal, ao contar com uma agência especializada, você também agrega a expertise desta agência em sua empresa. Com ele, uma agência externa irá somar ao time interno sem sobrecarregar o mesmo, gerando resultados mais eficazes e entregas mais rápidas.

Mas será que contratar uma agência para dividir as tarefas com o seu time é uma boa ideia? Será que traz vantagens para a sua empresa? Continue lendo para descobrir.

 

Vantagens de contar com o modelo de contratação híbrida.

São muitas as vantagens de contar com uma equipe externa para agregar a um setor já existente dentro da sua empresa. Vamos conferir as principais delas:

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Maior velocidade de entrega

Ao contar com uma agência de marketing externa, você terá maior velocidade de entrega de campanhas e soluções.

Isso porque você irá contar com uma agência especializada que, na maioria das vezes, possui uma cultura ágil. E, ao mesmo tempo, você tem a sua equipe interna gerenciando e garantindo informações importantes e, inclusive, cobrando essa agência externa.

Ao comparar com um modelo de contratação de agência tradicional, o modelo híbrido acaba sendo mais vantajoso por entregar à empresa um maior controle dos processos. Podendo, inclusive, aumentar o número de campanhas e ações dos clientes.

Maior controle e organização

Como dito anteriormente, é possível ter muito mais controle de tudo o que está acontecendo. Além disso, a empresa irá contar com alguém especializado ao seu lado, te ajudando a interpretar e entender as necessidades do seu cliente. 

Uma grande vantagem também é a maior organização do fluxo de trabalho, já que com diferentes equipes trabalhando em diversas tarefas ao mesmo tempo, você terá profissionais com expertise de diversas áreas trabalhando na mesma tarefa.

Menor custo

É grande o impacto financeiro que o modelo de contratação híbrida irá proporcionar. Já que o custo cobrado por uma agência para comandar todo um setor é muito maior do que o custo cobrado para cuidar parcialmente de um setor.
Com o modelo híbrido, a agência irá dividir as tarefas com a sua equipe interna, logo o valor investido será muito menor, e mesmo assim você irá contar com uma equipe totalmente a sua disposição e altamente especializada.

 

Quando optar pelo modelo de contratação híbrida?

Apesar de ser um modelo extremamente vantajoso, é importante analisar algumas questões antes de colocá-lo em prática. O principal ponto é que você precisa ter uma equipe interna e, a partir disso, analisar algumas questões.

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É preciso verificar se a sua empresa já possui demandas grandes o suficiente para que a sua equipe interna não consiga dar conta. Caso isso ocorra, há a necessidade de contar com ajuda externa para concluir esta tarefa de forma eficiente, logo, você está apto ao modelo de contratação híbrida.

Outro ponto a ser analisado é se a sua empresa possui demandas específicas, que irão necessitar de um profissional com uma expertise que a sua equipe ainda não possui. Como, por exemplo, a necessidade de um profissional especializado em UX Design, ou especializado em ABM (Account Based Marketing), dentre outras especializações.

Como podemos ver, o modelo de contratação híbrida para agências é muito vantajoso, e começa a fazer sentido para a sua empresa a partir do momento que o seu time interno não tem mais braço, ou seja, não dá conta da quantidade de demandas que possui. Ou, até mesmo, quando é necessário um conhecimento muito específico.

Entendendo melhor o que é o modelo de contratação híbrida de agências e sabendo todas as vantagens, você já consegue estudar a sua empresa e verificar se está na hora de fazer este tipo de contratação. 

Antes de tomar qualquer iniciativa, não esqueça de fazer uma pesquisa de mercado e um planejamento para, somente assim, tomar uma decisão consciente e que agregará valor a sua empresa.

 

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