Como a cultura da agência pode expandir dez vezes mais os seus negócios

E se você pudesse aumentar seu negócio dez vezes em apenas alguns anos? Quais aspectos da sua empresa podem ser mais importantes para se concentrar?

De acordo com os dados da Administração de Pequenas Empresas dos Estados Unidos, existem aproximadamente 32,5 milhões de pequenas empresas na América. Olhar para sua marca de forma holística pode ajudá-lo a crescer mais rápido e forte ao longo do tempo.

O que é cultura de agência?

A cultura da agência é o traço distintivo da sua empresa que retrata o impacto das relações internas nos funcionários, estejam eles no trabalho ou em casa. Sendo assim, é uma extensão dos propósitos da organização, podendo, também, impactar a imagem da sua companhia junto aos consumidores.

Especialistas acreditam que a cultura é uma via de mão única em que as marcas podem se diferenciar e atrair mais clientes, além de ajudar a contratar os melhores candidatos e mantê-los.

Como garantir que a cultura da agência seja a melhor possível? Aqui estão pontos importantes para expandir os negócios neste processo.

 

Como a cultura da agência pode expandir seus negócios

 

Mantenha sua melhor equipe

É difícil construir uma excelente cultura se a rotatividade de funcionários acontecer com frequência. Para estabelecer relacionamentos positivos e objetivos comuns, é importante investir em trabalhos em equipe.

Realize uma pesquisa com seus colaboradores para saber o que os atrai a ficar. Relatórios recentes mostram que cerca de 50% dos servidores não retornarão aos empregos sem opções remotas. Algo tão simples quanto ofertar uma abordagem híbrida pode impedir que os melhores contribuintes fujam para um concorrente.

Conduza entrevistas culturais

Antes de melhorias internas, é importante entender o status atual. Converse com clientes e funcionários sobre como eles veem a cultura – pode ser muito diferente do imaginado.

Veja também:  E agora que o mundo parou? O que fazer com o planejamento de Marketing para 2020?

Também é imprescindível dialogar com pessoas que estão na empresa desde o início. Como mudou para melhor? O que piorou? Que visão eles têm da marca?

Por fim, troque ideias com o CEO. Como ele quer que os funcionários os vejam? O que há de único que os diferencia no mercado?

Estude a concorrência

Embora não seja viável saber tudo sobre o funcionamento interno dos concorrentes, é possível ler os comunicados de imprensa e o blog dos mesmos para, assim, entender sua cultura.

Ao mesmo tempo, olhe para uma empresa próspera, não necessariamente em seu campo, com programas que os fazem trabalhar como uma equipe coesa e pergunte se você pode observar o comportamento interno mais de perto. Como não são rivais, existe possibilidade de uma troca efetiva.

Aprenda a trabalhar em equipe

Para que a cultura realmente prospere, a empresa deve aprender a trabalhar em conjunto de forma eficaz. As melhores equipes entendem os objetivos da organização e não se preocupam com quem recebe o crédito pelo sucesso.

Oferecer reconhecimento por ideias, pode colocar seus funcionários um contra os outros. Uma possível solução é recompensar o grupo ou toda a empresa quando as grandes metas forem cumpridas, pois até mesmo a pessoa que correu e pegou o bloco de notas e a caneta teve um papel a desempenhar no processo de geração de ideias.

Concentre-se nos pontos fortes

Todo colaborador tem pontos fortes e fracos e, quando instruídos a se concentrarem no que são bons, eles se destacam nessas áreas. Não há nada de errado em tentar melhorar em áreas fracas, mas para fins de cultura, todos devem concluir tarefas dentro dos campos em que são mais assertivos.

Veja também:  RFP (Request for Proposal): Como contratar uma agência de comunicação

Não torne um tipo específico de força mais desejável que outra, afinal todos tem algo a acrescentar aos projetos. O designer gráfico se sobressai criando pôsteres e a pessoa que é boa com números pode calcular lucro versus prejuízo. Nenhum tipo de tarefa deve ser vista com mais peso, mas simplesmente como parte do todo.

Recompense de forma diferente

Em muitas empresas, os empregadores premiam aqueles que trazem novos clientes ou aumentam a receita, os recompensando pela diferença notável. Se quiser construir uma cultura positiva, pense fora da caixa.

Por exemplo, dê reconhecimento a quem se esforça para ajudar um colega de trabalho, mesmo em uma atividade para o qual não foi designado. Reconheça o desempenho do grupo com cartões-presente e almoços grátis. Permita que todos participem de um evento de comemoração quando um grande cliente se inscrever.

Entenda que, embora alguns falem com mais frequência ou tenham um impacto mais perceptível, todos têm um papel a desenvolver. As marcas que não notam os ativos valiosos podem perder essas pessoas para outra empresa.

Escolha o design certo para seu escritório

A disposição do escritório pode incentivar o esforço da equipe. Um conceito aberto funciona para iniciar conversas, mas entenda que algumas pessoas precisam de um espaço tranquilo para fazer brainstorming.

Estudos mostram que a desordem aumenta o estresse e reduz a produtividade, portanto, livre-se de coisas desnecessárias em seu espaço de trabalho. Caso deseje promover a construção da cultura interna de sua agência, certifique-se de liberar espaço para momentos de debates.

Outro ponto a ser considerado, é o esquema de distribuição dos departamentos, os colocando estrategicamente nos pontos certos. Por exemplo, se as equipes de marketing e vendas trabalham lado a lado, seu espaço de mesa deve ser fechado.

Veja também:  Opinião: os novos negócios nas agências
Liste valores significativos

Se o objetivo número um é a receita, provavelmente não terá muito sucesso. Em vez disso, busque alguns valores significativos para sua marca.

O que é importante para o seu negócio? E para seus funcionários? Como eles podem fazer a diferença no mundo através de seus esforços de trabalho? Quando todos têm um propósito maior, se dedicam mais.

Olhe para fora

Mesmo que a meta seja melhorar a cultura da agência, é necessário buscar informações externas à sua organização. Traga especialistas, junte-se a instituições sem fins lucrativos ou procure um mentor.

Ideias verdadeiramente únicas geralmente vêm de fontes inesperadas. Até encontrar seu próprio nicho, não tenha medo de se unir a outras marcas e adotar as causas pelas quais são apaixonadas

Engajamento

Se cada membro da equipe treinasse uma pessoa, imagine quanto conhecimento aumentaria. Há sempre alguém novo ou com um pouco menos de experiência para passar sabedoria.

Avalie regularmente

Sempre reavalie a cultura da agência em um intervalo curto de meses. As coisas mudaram para melhor? O que ainda precisa ser modificado? Se você controlar como sua equipe se sente e quais processos precisam mudar, fará melhorias consistentes que ajudarão no crescimento da corporação ao longo do tempo.

Caso deseje se tornar uma agência parceira do nosso ecossistema, recebendo oportunidades de negócios gerados pela B.done, clique aqui e saiba mais. 

 

Fonte: Digital Agency Network por Elanor Hecks

Traduzido por B.done | Beatriz Proença

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Continue Lendo:

O que Outbound Sales e Casamento têm em comum?

Não, você não leu errado! Acredito que o título chamou sua atenção por uma analogia nada

Agência Especialista vs. Marketing Interno: A diferença e por que você pode querer ambos

No momento do processo de estruturação da comunicação da sua marca, surge a dúvida de qual

Entenda a importância e os resultados do investimento em presença digital

A presença no mundo virtual tornou-se fundamental para negócios de todos os segmentos. Ao contrário do

Receba informações e notícias em seu e-mail.