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DUDA NO BRASIL: a Plataforma de Webdesign para agências digitais

Com uma oferta focada no mercado LATAM, a Duda traz para as agências digitais uma nova opção para compor seu mix de ferramentas para construção de sites e webdesign. Para entender mais como a Duda tem atuado no Brasil , fomos bater um papo para entender os principais benefícios para agências. 

 

Ter um tech stack eficiente nas agências é elemento fundamental para prestar serviços de maneira mais inteligente, produtiva, e consequentemente, diminuir tanto tempo de aprendizagem de novas ferramentas como acelerar a geração de primeiro valor para os clientes.

E justamente por isso é que as agências precisam estar atentas à novas soluções e tecnologias que de fato agreguem valor e tornem o processo mais fácil, amigável e claro: gerem resultados para os seus clientes.

Foi pensando nisso que a B.done foi bater um papo com a Chris Lima, responsável por Brand e Content Marketing LATAM da DUDA, plataforma de webdesign voltada para agências digitais e plataformas SaaS que buscam oferecer serviços de criação de sites e landing pages para pequenas e médias empresas.

A Duda nasceu em 2009, em Palo Alto, coração do Vale do Silício, mas também tem escritório em Tel Aviv, Louisville, Londres e mais recentemente, em Florianópolis, a Ilha da Magia.

Adotada por mais de 7 mil agências digitais no mundo, é líder global no segmento. Só para ter uma ideia, mais de 15 milhões de sites já foram construídos com a Duda, que também tem como clientes plataformas SaaS, diretórios e provedores de hospedagem,entre eles 1&1, UOL Hosting, Hibu, Publicar e ItaliaOnline. Suas ferramentas colaborativas permitem a criação em escala de sites responsivos com alta performance.

E já que agora podemos ter eles tão pertinho da gente, fomos bater um papo para saber quais as oportunidades e diferencias que a Duda tem a oferecer para as agências por aqui!

Vamos juntos?

 

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B.done: A Duda chegou de mansinho no Brasil e está a cada dia mais se fortalecendo por aqui. Quais foram as motivações por trás dessa decisão? Por que o mercado brasileiro foi atrativo para vocês?

Chris: A Duda é uma empresa que atua globalmente já há vários anos. Nascida no Vale do Silício em 2009, a empresa foi expandindo sua entrega de serviços para outros países ao longo da sua história e já tem presença no Brasil há cerca de três anos. Em 2019, porém, surgiu a oportunidade de expandir o investimento em um time especializado no país, com o objetivo de aumentar sua atuação em todos os países da América Latina, a partir da base em Florianópolis.

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Pela experiência e pelas análises de mercado, a empresa viu no cenário latino americano uma oportunidade de expandir sua presença ao mesmo tempo em que oferece uma atenção focada nas dores dos clientes da região. O mercado Latam, além de apresentar graus de maturidade distintos, tem um potencial muito alto de crescimento digital a partir de tecnologias e modelos de negócio inovadores. Ao mesmo tempo, a cidade de Florianópolis se tornou um polo importante para a área e reúne profissionais especializados e qualificados para tocarem com excelência o projeto de internacionalização e localização da Duda.

B.done: Aqui no Brasil tanto o WordPress como o Wix já estão consolidados há muito mais tempo como construtores de site. Quais são os principais diferenciais e benefícios que a Duda oferece se comparado a outras soluções?da plataforma?

Chris: O mercado digital no Brasil e na América Latina como um todo ainda apresentam alguns hábitos que refletem o uso de ferramentas e práticas diferentes do que a Duda vê nas empresas norte-americanas, por exemplo. A construção de presença digital para empresas exige formatos diferentes de sites, que variam de acordo com o propósito e as necessidades do negócio. Alguns projetos, porém, precisam de funcionalidades e facilidades que só uma plataforma como a Duda consegue oferecer.

Para o mercado de agências, por exemplo, contar com uma ferramenta white label, que permite aplicar sua própria marca e aumentar sua autoridade na oferta de serviços, é um diferencial muito importante para quem quer crescer. Ao mesmo tempo, criar escala e receita previsível são objetivos que os gestores conseguem alcançar de um jeito bem mais fácil quando focam em rapidez na entrega e produtividade do time na criação de sites.

A Duda tem como foco proporcionar agilidade e performance, de uma forma que otimize o trabalho em equipe e a colaboração dos clientes, a partir de ferramentas como Site Comments, Dynamic Pages e permissão de usuários. Mais do que construção, a Duda oferece uma ferramenta completa para gestão de sites, o que impacta diretamente no modelo de serviços e processos entregues pelas agências.

3) Hoje a Duda trabalha com algum tipo de parceria com as agências de marketing? Que sim, como funciona essa parceria?

Chris: O foco da Duda é entregar sucesso para que agências consigam gerenciar sua oferta de sites. Temos uma visão muito clara de que, sustentando o crescimento dos nossos clientes, crescemos também. É com esse pensamento que entregamos uma plataforma que otimize o trabalho das agências, pra que elas possam criar seus próprios sites, com suas próprias marcas.

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Oferecemos, além da possibilidade de aplicação da logomarca e da identidade visual da agência dentro da própria plataforma, materiais white label que as agências clientes podem usar para melhorar seu processo comercial na hora de vender sites. Junto disso, trabalhamos para entregar um suporte técnico especializado e workshops para que nossos clientes façam o melhor uso possível da plataforma.

É a nossa melhor forma de parceria, que funciona bem exatamente por possibilitar um desenvolvimento em conjunto com as agências, entregando performance e qualidade para o cliente na ponta. Isso vale tanto para as pequenas agências que começam a escalar aos poucos com a oferta de sites, quanto para nossos parceiros de grande porte, que migram, criam e otimizam centenas de sites de uma só vez.

4) Que tipos de conhecimentos a empresa/agência que quiser contratar a Duda precisa ter para construir um site? É necessário dominar alguma linguagem de programação?

Chris: A Duda busca tornar o processo de criação de sites cada vez mais fácil, sem perder em performance. Com isso, qualquer profissional que queira construir sua página consegue fazer isso na plataforma com agilidade e qualidade, usando recursos drag and drop e os templates criados pelo time Duda. O mesmo vale para gestores que queiram acompanhar os resultados de forma prática e simples, inclusive pelo smartphone.

Para agências e empresas que querem explorar as funcionalidades e investir ainda mais em personalização e performance, a visão de um profissional de design agrega pelo ponto de vista técnico e visual. Além disso, é possível acessar e aprofundar em alterações diretamente no código, explorar nossa API e criar widgets personalizados.

Para cada objetivo, a plataforma oferece funcionalidades que vão do mais básico ao mais específico, e pode ser aproveitada por diferentes perfis de profissionais. A grande oportunidade para agências está na possibilidade de construir dentro de casa, sem precisar terceirizar o serviço e acabar atrasando as entregas e as chances de upsell e de geração de resultados. Isso sem falar nos materiais educativos que ajudam a aproveitar todos os recursos que a ferramenta oferece.

5) Qual o tamanho do time da Duda no Brasil? Quais são as perspectivas de expansão?

Chris: Depois de 10 meses da abertura do escritório em Florianópolis, acabamos de chegar à décima contratação no Brasil. Com o objetivo de expandir para todos os países de língua portuguesa e espanhola a partir daqui, estamos crescendo para oferecer todos os recursos que a região precisa, incluindo suporte especializado nos dois idiomas, Sucesso do Cliente com foco nas dores do cenário regional, materiais educativos localizados e muito mais.

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A intenção é continuar expandindo o time, adaptando a ferramenta e os processos cada vez mais ao mercado e às empresas do Brasil e da América Latina, incluindo melhorias já previstas nos recursos de loja virtual e otimização para mecanismos de busca.

6) Vocês estão apostando numa estratégia de go-to-marketing em meio a uma pandemia. O que vocês já tem como aprendizado e o que tem sido os principais obstáculos?

Chris: A pandemia trouxe desafios para todos os tipos de mercado e evidenciou a importância da presença digital. Isso fez com que muitas empresas percebessem uma necessidade cada vez maior de focar em tecnologias que permitem recorrência e previsão de receita. Essa é uma das grandes dores das agências brasileiras que a Duda busca suprir.

O novo cenário do mercado e a necessidade de investir no digital mostraram que agilidade e produtividade são essenciais nesse meio e de certa forma mudou a visão das agências na América Latina. Temos sentido esse potencial cada vez maior e a relevância do uso de ferramentas que focam em gestão e performance como um dos espaços de crescimento que a pandemia evidenciou.

Estamos trabalhando para fazer com que o mercado de agências no Brasil consiga explorar melhor esse modelo de Site as a Service, para crescer no meio digital e acompanhar as tendências globais, criando recursos e modelos de serviços que sofram menos com o impacto de crises como a que estamos vivendo.

A Duda pode ser o facilitador na entrega de serviços de webdesign que sua agência precisa. E não é preciso se preocupar quando o assunto é carregamento de páginas e SEO: a plataforma foi construída pensando na otimização desses requisitos, o que significa que você tem toda a facilidade na construção de websites mais personalizados, amigáveis e não perde em nenhum quesito para o rankeamento na primeira página do Google.

Quer ficar por dentro de como a B.done conecta agências com marcas e parceiros estratégicos como a Duda? Começa uma conversa com a gente!

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