Ecommerce: por que contratar uma agência especializada pode fazer a diferença

O comércio eletrônico explodiu no Brasil durante a pandemia. O crescimento nas vendas foi de 68%, comparando os números de 2020 e 2019. Os dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que também estima que 20,2 milhões de consumidores brasileiros compraram pela primeira vez online em 2020.

Para acompanhar o aumento na demanda, 150 mil lojas passaram a vender por meio das plataformas digitais. Para muitos negócios, aliás, vender pela internet tornou-se vital para continuar no mercado, já que muitas lojas físicas precisaram fechar por conta das restrições.

Mas, mesmo com esse salto, ainda há espaço para o setor crescer. Projeções como a da Nielsen, por exemplo, mostram que as vendas online devem continuar aquecidas, com alta de 26% em 2021. E, mesmo depois da pandemia, é provável que os consumidores não abandonem a comodidade de comprar sem sair de casa.

Se você tem uma loja física e deseja adaptá-la para vender também pela internet, ou se quer simplesmente criar uma loja virtual, pode ser complicado trilhar esse caminho por conta própria. Isso porque um colocar no ar um site desse tipo exige diversos cuidados, que vão desde o posicionamento até a análise, passando pela criação do ecommerce e pelas campanhas de divulgação das ofertas.

Um bom parceiro de negócio para ajudar você a vender online de maneira bem-sucedida são as agências. Existem, inclusive, aquelas voltadas especialmente para criar estratégias para ecommerces. Especializadas no assunto, elas ajudam a desenvolver a estratégia, criar a loja virtual e analisar os resultados.

Quer saber como essa parceria funciona? Continue a leitura do artigo e descubra o que é uma agência de ecommerce e como ela pode ajudar a sua empresa!

O que é uma agência de ecommerce?

Uma agência de ecommerce é uma empresa que planeja, executa e analisa campanhas voltadas para lojas virtuais.
Além de desenvolver diversas ações de Marketing Digital, como anúncios de mídia paga, textos focados em otimização para os mecanismos de busca (SEO) e email marketing, a agência especializada em ecommerce pode ainda auxiliar na criação da loja online.

Sendo assim, a parceria com uma agência de ecommerce pode ser benéfica tanto para quem já tem uma loja virtual e quer obter resultados melhores quanto para quem deseja começar.

Leia também: Contratar uma agência ou internalizar o marketing? O que é melhor?

Como uma agência de ecommerce pode ajudar a minha empresa?

A agência especializada em ecommerce pode ajudar em todo o processo de planejamento, criação, atualização e análise de resultados da loja virtual. Conheça os principais serviços oferecidos por esse parceiro de negócio:

Planejamento

Ao contrário do que se pode pensar, criar uma loja virtual não começa com o desenvolvimento do site em si. Por trás disso, há muita estratégia.

Primeiro, é preciso definir um segmento de atuação, descobrir o seu nicho e considerar se o empreendimento é viável. Também é necessário identificar o seu público-alvo, o que vai servir como norte para as tomadas de decisão. Conquistar essas pessoas será o seu foco. É nessa etapa também que são criadas personas para ilustrar os consumidores da loja.

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Criação da loja virtual

Em seguida, vem o desenvolvimento da loja virtual em si. Nessa etapa, é preciso escolher entre criar um site do zero ou utilizar uma plataforma de ecommerce.

A primeira opção é mais flexível, porém mais cara e demorada de executar. A segunda pode ser mais acessível e ficar pronta mais rápido, mas é limitada em termos de customização. Cabe a cada negócio decidir qual é a melhor opção, com base em suas necessidades e orçamento disponível.

Essa decisão pode ser tomada em conjunto com a agência, que pode auxiliar no desenvolvimento em ambos os casos. Mas, qualquer que seja a escolha, é essencial que a loja virtual tenha boa usabilidade, ou seja, que tenha uma interface que o usuário consiga usar facilmente.

É aqui também que a loja virtual deve registrar seu domínio, para ter um endereço fácil de escrever e que traduza o seu negócio.

Campanhas de divulgação

Loja virtual criada? O trabalho não para por aí. Agora é preciso descrever os produtos disponíveis usando as boas práticas de SEO para que o seu site seja encontrado nos mecanismos de busca, publicar imagens de qualidade e, é claro, divulgá-la para que seus clientes em potencial sejam atraídos.

Redes sociais, email, mídia paga. Há diversos canais para explorar, e isso será decidido em conjunto com a agência conforme os seus objetivos.

Análise

Não pense que o papel da agência acaba depois que você fez as primeiras vendas. Agora é hora de medir os resultados e, também nisso, a agência é sua parceira. Ela pode auxiliar acompanhando as principais métricas e entregando relatórios completos, que vão ajudar na tomada de decisão da empresa.

 

Quais são as vantagens de contar com uma agência de ecommerce?

Agora que você já sabe quais são os principais serviços oferecidos por uma agência de ecommerce, conheça as vantagens de contar com uma empresa desse tipo para auxiliar o seu negócio:

Ter uma perspectiva externa

Um olhar externo sempre pode agregar valor a um negócio. Por meio de uma parceria com uma agência, você tem essa perspectiva nova e pode receber sugestões de como melhorar a sua loja virtual.

Ficar por dentro das tendências

Uma boa agência especializada em ecommerce está por dentro das últimas tendências do segmento. Não importa se você precisa de ajuda para escolher a melhor plataforma, melhorar o design ou gerar mais leads. Um bom parceiro de negócio sabe para onde o mercado de comércio eletrônico está indo.

Contar com uma equipe multidisciplinar

Contar com a habilidade técnica dos profissionais da agência é uma das principais vantagens dessa parceria. Isso porque a agência conta com uma série de especialistas nas diferentes frentes, como desenvolvimento, conteúdo, redes sociais, email marketing.

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Ter essa equipe multidisciplinar à disposição pode trazer bons resultados para uma loja virtual, que vão além da construção do site. Aumento tráfego, visibilidade, fortalecimento da marca, fidelização dos clientes e análise dos resultados são só alguns deles. Tudo isso deve se refletir, é claro, em mais vendas.

É claro que isso vai depender da qualidade do serviço oferecido pela agência. Mas, sobre como escolher um bom parceiro de negócio, falaremos mais adiante.

Ter especialistas em ecommerce à disposição

A agência de ecommerce tem sua expertise voltada para fazer sua loja virtual crescer. Os profissionais são especializados no assunto e entendem as especificidades do mercado de comércio eletrônico, os processos e estrutura de uma loja virtual, a rotina dos negócios da área e as dificuldades que enfrentam.

Esse tipo de empresa também conta com especialistas que não são comuns em outros tipos de agência, como profissionais de experiência do usuário (UX) e design de interface do usuário (UI), que são essenciais para que uma loja virtual seja bem-sucedida.

Escolher entre diversas formas de pagamento

Em comparação com a contratação de uma equipe interna para desenvolver o site e as campanhas da loja virtual, contratar uma agência especializada em ecommerce pode ser bem mais acessível. Afinal, os custos são compartilhados com outras empresas, que também são clientes.

Além disso, é possível escolher, dentre as diversas formas de pagamento disponíveis, aquela que mais se encaixa nas suas necessidades, como fee mensal fixo (quando o cliente paga um mesmo valor mensalmente, enquanto durar o contrato, success fee (em que se estabelece prêmios para cada meta atingida), dentre outras.

Acessar as melhores ferramentas

Todo o desenvolvimento do ecommerce e das campanhas de divulgação exigem acesso a boas ferramentas, como software de automação de marketing para disparar emails, plataforma de gestão de redes sociais, dentre outros.
O gestor da empresa pode contratá-las para uso interno, mas fazer isso por meio da agência não só é mais barato como mais cômodo, já que a agência conhece as melhores ferramentas do mercado e como tirar proveito delas.

Como escolher a melhor agência de ecommerce?

Com o boom vivido atualmente pelo ecommerce, cresceu também a quantidade de agências que oferecem esse tipo de serviço. Sendo assim, é comum que surjam dúvidas na hora de avaliar e escolher a melhor empresa.

Por isso, trazemos abaixo algumas dicas do que analisar ao escolher uma agência para ajudar a sua loja virtual:
Avalie se a agência é transparente

Vivemos cada vez mais a era da transparência, na qual os consumidores valorizam empresas que são honestas e cumprem o que prometem. Na relação entre agência e cliente não deve ser diferente.

É importante escolher uma agência que ofereça a solução adequada para cada perfil de lojista. Nem sempre é preciso contratar o que há de mais caro, por exemplo. Por isso, procure agências que ouvem as suas necessidades e oferecem uma solução adequada a elas.

Veja também:  Contratar uma agência ou internalizar o marketing? O que é melhor?

É claro que descobrir se a agência de ecommerce atende a esses critérios antes de contratá-la pode ser complexo. Uma dica para avaliar a sua reputação no mercado é conversar com empresas que já são clientes. Além disso, procure saber se ela possui boas avaliações na internet, certificações e prêmios.

Analise o portfólio

Falando em outros clientes, outra dica é avaliar o portfólio da agência. Uma empresa que executa bons projetos certamente já tem alguns exemplos para mostrar. Observe as lojas que a agência já criou e veja se são de qualidade.

Não é essencial que a agência já tenha atendido a um ecommerce do mesmo nicho que o seu, mas, se já tiver, melhor! A experiência com clientes do seu segmento pode ser um diferencial, que fará com que a agência entenda suas dores e objetivos de negócio mais facilmente.

Fique atento ao custo-benefício

O lojista deve avaliar também a relação entre custo e benefício de cada agência de ecommerce. Para quem dispõe de um orçamento limitado, escolher aquela que oferece o menor preço pode ser tentador.

Mas será que isso vai trazer resultados? Antes de fechar o negócio, considere também a qualidade dos projetos, como falamos no item anterior, e não só o preço.

Pesquise sobre a equipe

É importante que a agência conte com bons especialistas na equipe, afinal são eles que vão criar a sua loja virtual. Para descobrir quem faz parte da equipe, é possível usar o LinkedIn. Procure saber também se a equipe de atendimento é prestativa e se preocupa em entregar resultados.

Observe o site da própria agência

Você já ouviu o ditado “casa de ferreiro, espeto de pau”? Pois é, mas no caso das agências não deveria ser assim. Mesmo que a agência em si não seja um ecommerce, ela deve possuir, pelo menos, um site atrativo e otimizado, o que ajuda a comprovar a sua expertise nessa área.

Observe também como a agência se comunica e os conteúdos que publica em outros canais, como nas redes sociais. Isso ajuda a entender se ela é realmente especialista no assunto.

Veja com quais plataformas de ecommerce a agência trabalha

Como falamos, há diversas plataformas de ecommerce no mercado, além de existir a possibilidade de construir a sua loja do zero. Avalie com quais opções a agência trabalha e se elas fazem sentido para o seu negócio.
Conte com um parceiro de negócio para encontrar a agência de ecommerce ideal

Como você pode perceber com as dicas do artigo, é preciso levar em conta uma série de fatores ao contratar a agência especializada em ecommerce ideal.

Por isso, uma boa ideia é contar com parceiros como a B.done, que conecta empresas que querem melhorar resultados de marketing e negócios às agências ideais para cada caso.

Quer saber como a sua marca pode conhecer seu próximo parceiro de marketing? Entre em contato com a gente aqui!

 

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