Impacto da B.done no mercado publicitário – Especial 2 anos

Em abril de 2022 estamos completando dois anos de B.done. Uma trajetória rica em grandes conexões, negócios de sucesso e principalmente relacionamentos e parcerias que contribuíram ativamente para nossos resultados e nos conduziram até aqui.

Ao longo dessa jornada, apoiamos marcas a definirem suas necessidades reais e através de concorrências justas e alinhadas ajudamos centenas de profissionais de comunicação e marketing na busca pela agência ideal. Além disso, proporcionamos às agências um novo canal de novos negócios qualificados.

A história que estamos construindo só é possível porque temos ao nosso lado profissionais dispostos a fazer negócios de uma forma diferente. Seja internamente compondo nosso time, acreditando no potencial do nosso trabalho ou ainda através de parcerias que entendem o propósito do nosso negócio.

Para falar melhor sobre a atuação da B.done nas relações comerciais entre marcas e agências e o impacto que o trabalho da B.done vem gerando no mercado publicitário ao longo dos últimos dois anos, convidamos o Rodrigo Figueiredo para uma entrevista especial.

Rodrigo, que além de nos acompanhar desde o início da B.done e estar presente junto ao time da Verbo em momentos importantes para nossa marca, é nascido em São Paulo (SP), formado em Publicidade & Propaganda pela PUC Campinas, possui diversos cursos pela ESPM e Fundação Dom Cabral, com destaque para o Programa de Desenvolvimento de Dirigentes. Aos 42 anos, é sócio-diretor da Verbo, agência da qual também foi fundador aos 22 anos de idade.

Desde 2001, a Verbo traz respostas criativas, embasadas em dados, para resolver problemas de negócios. Com 60 colaboradores, a Verbo é uma das maiores agências do interior de São Paulo e foi eleita a melhor agência para se trabalhar no Brasil pela 4ª edição do GreatPlacetoWork. Foi a agência mais premiada do Interior de São Paulo em 2019. Atendendo clientes de médio e grande porte, a agência é reconhecida pela inteligência criativa e  forte atuação nas áreas de Estratégia, Comunicação e Conteúdo.

B.done: Rodrigo, nos conte sobre suas experiências profissionais e a jornada empreendedora como CEO da agência Verbo.

Rodrigo: Minha jornada empreendedora começou em 2001 aos 22 anos de idade, eu tinha acabado de pedir demissão de uma agência que eu trabalhava em São Paulo e resolvi junto com a minha sócia e atual esposa (atual e única) empreender.

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Lá em 2001 nós entendemos que tinha uma oportunidade de mercado para uma agência para que pensasse um pouquinho além da comunicação, na verdade que pensasse antes da comunicação, que pensasse de fato em que problema o marketing e a comunicação poderiam ajudar a resolver no cliente. E que pensasse em que problema isso seria relevante, em que desafio melhor dizendo, seria relevante para resolver um problema de negócio.

Nós entendemos que comunicação existe para resolver problemas de negócios. Por isso que a gente se posiciona como uma empresa de inteligência criativa. A gente opera antes, durante e depois do processo de comunicação. E acho que esse é o grande diferencial da Verbo que é o que a gente chama então de Inteligência Criativa. Não é fazer por fazer, é pensar que problema de fato precisa ser resolvido e como a gente com olhar de marketing e com forte viés de comunicação consegue ajudar a resolver.

E lógico que nesses 21 anos de empresa já passamos por diferentes situações, umas mais desafiadoras, outras menos, mas sempre mantendo a nossa essência, que é ajudar a transformar o negócios das empresas e gerar prosperidade para estas empresas. Nós entendemos que se gerarmos prosperidade para empresas, nós geramos prosperidade para famílias, famílias que vão conseguir ter um bom emprego e uma boa fonte de renda para viver de uma maneira mais equilibrada.

Então essa é nossa essência, nós usamos o marketing e comunicação para gerar emprego dos nossos clientes e em toda cadeia das marcas que a gente atende.

B.done: Como conheceu a B.done e quais foram suas percepções sobre o nosso modelo de negócio que, por um lado ajuda agências na frente de novos negócios e por outro, apoia marcas a encontrarem as agências ideais de acordo com seus desafios?

Rodrigo: Conheci a B.done através de algumas postagens no LinkedIn e em um dia desses a Cáh me chamou, isso a mais ou menos há um ano e meio atrás, bem no comecinho da B.done. Na verdade a Cáh pediu para me adicionar e eu adicionei ela e comecei a ver alguns textos que ela postava, achei interessante a visão.

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Um dia ela me chamou, a gente marcou uma call, nos conhecemos e a gente gostou muito de conhecer a B.done, naquela época acho que foi em abril de 2020 a B.done tinha acabado de abrir as portas. Em fevereiro de 2021 a Débora (antiga sócia da B.done) e a Cáh me chamaram para um papo e desde lá a gente estabeleceu uma parceria que vai fazer um ano e meio.

Estamos muito felizes com essa parceria, porque na nossa visão a B.done constrói pontes. Ela constrói pontes entre agências que querem gerar valor para seus clientes, que é o caso da Verbo e ela do outro lado dessa ponte tem marcas que precisam ter parceiros relevantes para seus negócios. Como a  Verbo é uma dessas agências que se encaixam nesse perfil, deu super match com a B.done e a gente tem feito excelentes negócios juntos.

B.done: Rodrigo, você que acompanha de perto nossa trajetória e que diretamente e indiretamente compõem nossos resultados. O que você acredita que colaborou para o crescimento acelerado da B.done em 2 anos?

Rodrigo: A gente acompanha de perto e um pouquinho de dentro também, porque a gente tem a felicidade de ter feito lá em  2021 o reposicionamento e redesign da marca B.done. E nesse ano a gente tem ajudado a B.done na construção de algumas narrativas que são relevantes para o mercado dela.

Então, posso falar com muita propriedade que o grande diferencial da B.done na minha visão é a essência de qualquer negócio bem sucedido, que é ter pessoas sabendo para onde vão e sendo lideradas por um time que sabe para onde vai chegar. Essencialmente o negócio da B.done assim como da Verbo é formado por pessoas. E eu acho que o grande mérito da B.done nesses dois anos é saber despertar o melhor do potencial de cada uma dessas pessoas. E acho que B.done faz isso com o time interno, com seus parceiros e com suas marcas e naturalmente isso vai dar bom, naturalmente isso será bem sucedido como tem sido.

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Em resumo eu entendo que o diferencial da B.done é a forma que ela lida com as pessoas, ela tem um propósito claro e ela consegue engajar pessoas para levar esse propósito cada vez mais longe.

B.done: A B.done nasceu com o objetivo de apoiar as relações comerciais entre marcas e agências. Como você percebe que a B.done está contribuindo, principalmente, para as marcas no mercado?

Rodrigo: A B.done é uma empresa que gera valor para as duas pontas de uma relação comercial entre marcas e agências. De um lado agências que querem fazer a diferença no mercado, e quando eu digo fazer a diferença no mercado não é só aumentar o faturamento, mas são agências que querem gerar valor para seus clientes. E do outro lado, marcas que precisam ter parceiros estratégicos de negócios e não só uma agência que atenda demandas pré-estabelecidas na relação contratual. Mas sim pensar como uma estratégia de negócio pode fazer a diferença, esse é um papel de uma agência.

Em resumo, acho que a B.done consegue gerar valor para toda a cadeia, e esse é o grande diferencial.

B.done: Rodrigo, poderia compartilhar conosco qual a experiência e o sentimento de ter a B.done como parceira  para a frente de novos negócios da agência Verbo?

Rodrigo: Sabe aquele velho ditado que diz que sozinho a gente vai mais rápido, mas com boas parcerias, e em equipe a gente vai mais longe? Essa é a visão que eu tenho da B.done, a gente não se sente sozinho na jornada de desbravar novos negócios.

Ter uma parceria com a B.done nos faz chegar mais longe, porque nos faz chegar em lugares que talvez a gente não chegasse de uma maneira rápida, mas a gente com a B.done consegue chegar de uma maneira muito mais direcionada e estruturada e isso elimina diversos gaps que existem em um design de prospeção para qualquer agência e de qualquer segmento. Então para nós esse é mais um grande diferencial da B.done. Eu vejo que a B.done faz parte da nossa equipe e com isso a gente vai chegar cada vez mais longe.

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