A importância do design na comunicação das marcas

Quando pensa em design, o que vem à sua mente? Cores, formas, imagens e fotografias? Pois bem, design é isso, mas também é muito mais quando falamos da sua importância dentro das estratégias de marketing de construção e comunicação das marcas. 

Um dos pilares de sucesso de qualquer negócio é a forma como se comunica com  seu público externo, interno e stakeholders. Nesse ponto, além de garantir que a mensagem seja correta, a parte visual da comunicação é essencial, e é aqui que o design ganha papel crucial nas campanhas, sites e todas as comunicações institucionais e de produtos ou serviços.

Para causar impacto e marcar, um bom conteúdo de marketing precisa estar alinhado às questões visuais.

Por isso, é crucial ter profissionais ou agências parceiras que possam desenvolver trabalhos consistentes, criativos e coerentes nas produções visuais, seja para trabalhar em ações digitais ou off-line, garantindo coerência e memória de marca em qualquer canal que a empresa se comunique. 

Neste artigo, vamos compartilhar mais sobre a comunicação visual para empresas e a importância de um apoio profissional para garantir excelência na comunicação da sua empresa, e contribuir não só para as estratégias e resultados de marketing de maneira integrada, como também nos indicadores de valor do próprio negócio.

 

O que é o design?

Os profissionais de design ou profissionais de arte, são os responsáveis ​​pela criação de todas as peças de comunicação visual da empresa digital e offline, o trabalho de um designer pode ser aplicado ao marketing de diferentes formas e é essencial para se obter bons resultados em campanhas.

Já pensou uma campanha com um planejamento de mídia incrível, uma mensagem impactante, e um criativo meia-boca? Pois é, esse é um exemplo de como todo um projeto pode ir por água abaixo (e muito dinheiro também!)

Os criativos podem ser vistos no layout de um site, no logotipo de uma marca, nas publicações de redes sociais e muito mais, além do espaço virtual, eles também podem ser desdobrados na mídia impressa tradicional, no trade marketing, e até mesmo como folhetos e outdoors.

Entre as principais funções do designer está: 

  • Desenvolver peças criativas que criem um diálogo direto com o consumidor;
  • Elaborar uma identidade visual que represente a marca;
  • Desenvolver layouts para portais, sites, blogs e até mesmo apps;
  • Desenvolver e criar logotipos e suas aplicações; 
  • Desenvolvimento visual de games;
  • Peças digitais para e-mail marketing e estratégias de CRM;
  • Criação de criativos  para campanhas de mídia on e offline;
  • Elaboração ou finalização de campanhas publicitárias;
  • Criação de animações para empresas. 

 

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A importância do design na identidade visual da marca

 

A identidade visual da marca, é a representação de toda a sua essência e que também irá criar visualmente a referência no mercado para seus consumidores, além de se diferenciar de outros competidores.

Um grande exemplo disso é a logo da Apple, ela não tem qualquer linha de texto, mas nós sabemos exatamente qual a marca ela pertence quando o vemos a maçã mordida. Não é mesmo?

Podemos citar também o exemplo de um carro da empresa ou caminhão de entrega de compras com imagem da marca e o contato da empresa. Se não houver design, o carro da empresa é apenas mais um carro e não tem ligação com nenhuma marca. E no mercado? Quantas vocês já viram o produto que querem comprar de longe lá na gôndola só por identificar a embalagem?

O mesmo se aplica aos materiais promocionais, o que é uma ótima maneira das pessoas se lembrarem da marca, por exemplo, quando pegam uma caneta com o logo da marca ou carregam o chaveiro da empresa junto a chave do carro.

 

Por que contratar um designer ou agência de design?

Como em qualquer outra área, o conhecimento técnico é uma grande vantagem para melhorar o trabalho e atingir melhores resultados com mais rapidez. 

 

No caso do design, inovação e tendências do mercado fazem parte ativa da função. A melhor maneira de garantir que sua empresa esteja performando com um bom branding institucional e todas as demais comunicações visuais, seja em campanhas ou no always on das estratégias digitais e offline  é contar com a experiência de especialistas.

 

Design bom, é design proprietário e profissional

É fácil ver se uma marca possui ou não investimento em bons criativos e um design representativo.

Criativos mal pensados para mídias digitais, no ponto de venda, e até mesmo a incoerência de comunicação visual em sites ou outras redes, muitas vezes afastam o público porque deixam de transmitir seriedade e profissionalismo, ou ainda não conseguem comunicar da maneira correta informações institucionais ou de produtos.

Atualmente, existem diversas ferramentas e aplicativos que auxiliam na criação de artes e quebram um galho de quem não tem experiência no assunto. No entanto, contar somente com esse tipo de habilidade dificilmente levará o seu projeto ao nível que você espera para impulsionar os negócios.

Sem contar que sua empresa estará usando a mesma arte que diversas outras empresas no mercado usam para se auto-divulgar.

Barato sai caro? Essa pode ser uma realidade nesse assunto. Pior do que não comunicar, é comunicar errado. #ficaadica

 

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Benefícios do investimento em design  para seu negócio

Uma imagem vale mais que mil palavras, porque mostrar é mais fácil do que explicar uma ideia não é?

Confira os benefícios do uso de artes criativas para o seu negócio:

  • Comunicam informações institucionais ou de produtos com clareza;
  • As pessoas processam imagens mais rápido do que texto;
  • As imagens são fáceis de entender, lembrar e compartilhar;
  • Inspira as pessoas a agirem;
  • Cria credibilidade e confiança;
  • Ajudam a identificar seu negócio.

 

Seu negócio depende de design para se desenvolver, também

Ao comparar empresas concorrentes, a forma com que cada marca se comunica visualmente pode determinar a escolha do cliente. 

No momento de compra em um site, por exemplo. Um layout bem desenhado, com distribuição de cores e informações, escrita correta e que esteja bem organizado e de fácil acesso sairá na frente em relação a um outro site da mesma área que deixou o design em último plano. Aliás, confira aqui o artigo que publicamos na B.done sobre UX/UI para sites.

Mais do que apenas estética, um bom design garante clareza na comunicação do seu produto e serviço, facilitando o entendimento e comunicação com seu consumidor.

Faz mais sentido porquê investir em designer é importante para o marketing e para os negócios da sua empresa? 

A qualidade visual é essencial  para que a marca seja reconhecida em qualquer ação de comunicação, marketing e vendas. Por isso, não pode ser deixada de lado e nem ser menos importante dentro da estratégia de negócios. 

Precisa de uma agência parceira para ajudar na comunicação visual da sua empresa? Branding, logomarca, sites, conteúdos para redes sociais ou até mesmo ativações no trade marketing?

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