Falar sobre esse tema pode ser um pouco delicado, mas se tem algo que costumo expressar e defender é que o óbvio precisa ser dito.
A expressão “Em casa de ferreiro, o espeto é de pau” nunca fez tanto sentido, pois reflete uma realidade comum (que não deveria ser) em muitas agências de marketing e comunicação: a tendência de colocar a própria imagem em segundo plano enquanto se dedica exclusivamente aos clientes. Então, quer dizer que está errado fazer uma boa entrega? Claro que não! No entanto, a falta de atenção e cuidado com o que acontece “dentro de casa” pode ser prejudicial, especialmente num mercado cada vez mais exigente e competitivo.
A importância de cuidar de casa
A consistência e a qualidade na própria imagem não apenas refletem a capacidade da agência em entregar trabalhos de alta qualidade, mas também são essenciais para manter sua reputação e alcançar novas oportunidades no mercado. Um site bem elaborado, um bom gerenciamento nas próprias redes sociais, clareza nas informações sobre a agência nos diversos canais, portfólio atualizado, propostas bem elaboradas, são alguns exemplos fundamentais para transmitir profissionalismo e confiança.
Diante de um mercado tão exigente e competitivo, ter um equilíbrio entre esses pontos é fundamental, uma vez que, se uma agência não consegue aplicar as melhores práticas em seus próprios materiais e canais, corre o risco de perder credibilidade e oportunidades. Portanto, investir no próprio branding e na qualidade da comunicação é importante não só para atração, mas também para a retenção de clientes.
Algumas boas práticas a serem executadas:
Um site bem estruturado: é essencial para agências que desejam apresentar seus serviços e construir uma presença forte e confiável no ambiente digital. É importante que siga boas práticas de design e reflita um padrão estético profissional. Destacar marcas atendidas, cases de sucesso e oferecer clareza sobre serviços são essenciais. Informar sobre lideranças e a estrutura da equipe, além de comunicar diferenciais, parcerias e certificações (caso seja uma prática da agência), reforça a credibilidade e atrai novos clientes, fortalecendo a conexão com o público-alvo.
Redes sociais ativas: a presença ativa nas redes sociais é crucial para construir e manter a força da imagem da agência. Além disso, essa prática permite interagir diretamente com o público, passar mais clareza sobre os serviços, compartilhar conteúdos relevantes que reforçam a experiência da agência, aumentando a visibilidade e o engajamento. Em um cenário tão competitivo, ser ativo nas redes sociais é fundamental para atrair novos negócios e manter a relevância.
Uma comunicação clara faz toda a diferença
Falar sobre a importância das agências aplicarem suas habilidades em seus próprios negócios, reforça principalmente a necessidade de apresentarem as informações sobre o que oferecem com mais clareza tanto em seus canais oficiais quanto nos materiais oferecidos. Com frequência, as agências criam estratégias e conteúdos que são para quem os criou, mas podem não ser desta forma para o público-alvo. Isso porque, internamente, os conceitos e a linguagem são familiares, mas para quem está de fora, isso pode parecer complicado ou confuso.
Muitas vezes, aquilo que está óbvio para quem construiu a metodologia ou conceito, por exemplo, pode não estar para quem a vê ou lê, por isso é importante “cuidar” não apenas daquilo que queremos mostrar, mas do que o outro poderá compreender. No mercado de agências, saber expressar é fundamental, mas a maneira como comunica tal informação, faz a diferença e pode resultar em boas conexões e relacionamentos mais duradouros.
Para alcançar esse objetivo, destaquei abaixo algumas práticas que podem colaborar:
1- Apresentação comercial: uma apresentação comercial bem feita deve seguir um padrão estético profissional, refletindo a identidade da agência. É importante incluir marcas atendidas e cases de sucesso que demonstrem resultados concretos. A clareza sobre os serviços oferecidos e o foco nos diferenciais da agência são fundamentais. Informações sobre a equipe, incluindo lideranças e como os heads participam no atendimento, por exemplo, ajudam a esclarecer a organização interna. Além disso, descrever a metodologia utilizada, incluir depoimentos de clientes e links para redes sociais, junto com um chamado à ação claro, são essenciais para engajar o lead e incentivar o próximo passo.
2- Proposta comercial: uma proposta comercial eficaz deve ser personalizada, destacando como suas soluções se alinham especificamente com as necessidades e objetivos da marca. Incluir um resumo claro do escopo, metas a alcançar, detalhes sobre a metodologia, cronograma, atendimento, orçamento e cases relacionados ao segmento da marca, por exemplo, é fundamental. Transparência e a demonstração de entendimento da equipe às demandas do cliente são essenciais para demonstrar comprometimento.
Conclusão
Cuidar da própria imagem em uma agência pode ser difícil. Com tantas demandas dos clientes, é fácil deixar de lado o que acontece “em casa”. No entanto, lembrar que investir na própria identidade e comunicação é essencial faz toda a diferença. Aplicar boas práticas em branding e comunicação, desde um site bem estruturado até uma proposta comercial personalizada, é vital para atrair novas oportunidades. Embora equilibrar tudo isso possa parecer complicado, dedicar tempo para fortalecer a presença da agência traz ótimos resultados. No final das contas, cuidar da própria casa ajuda a construir credibilidade e, consequentemente, alcançar e fidelizar clientes.
By: Ranielle Castanho | Consultora de Negócios na B.done