Marketing de Influência

Marketing de Influência: como as marcas podem otimizar suas estratégias

O marketing de influência está cada vez mais em evidência, e embora não seja uma estratégia nova, ganhou força com a internet, plataformas como Instagram, Youtube e TikTok e os influenciadores digitais. Com isso, novas soluções e tecnologias foram criadas para gerir e medir os resultados de campanhas. Por isso, conversamos com a Maria Alice Gomes da Spark SaaS para entender mais sobre o assunto. 

 

O marketing de influência, muito embora seja uma estratégia amplamente utilizada por marcas principalmente nos canais e plataformas digitais, é bem mais antigo que o Instagram ou o YouTube. E isso você já sabe.

As marcas se apropriam do uso de imagens públicas, artistas e famosos há muitos anos, o que não é nenhuma novidade. Isso porque nós, consumidores, criamos uma relação de conexão/identificação com o influenciador, e passamos a desejar o produto ou o serviço que ele está divulgando. Quem nunca ouviu alguém falar: “-Ah, mas Fulana falou que a pele dela ficou incrível. Vou experimentar esse creminho também”?

Mas, o que você também sabe, é que esse cenário está mudando. E a internet, as plataformas digitais e o criadores de conteúdo são, em parte, responsáveis não apenas pela democratização da criação de conteúdo digital criativo, como também, por uma nova era no marketing de influência.

Hoje é comum que os influenciadores de marcas não sejam mais apenas os super-famosos artistas da TV, e muitas vezes, é ainda melhor que não sejam, já que trazer pessoas que “vivem uma vida real” pode ter um poder ainda maior de conexão com o público.

Para falar um pouco mais sobre esse assunto, entender as mudanças e saber como as marcas podem otimizar suas estratégias com o marketing de influência, fomos conversar com a Maria Alice Gomes, que é Business Development & Customer Success Lead na Spark SaaS.

Prontos?

 

Marketing de Influência

B.done: O marketing de influência se transformou muito nos últimos anos. Se antes isso era algo exclusivo de grandes marcas e funcionava apenas com famosos, hoje vemos ele ser amplamente utilizado pelos mais diversos portes e segmentos da empresa e também um crescimento expressivo de micro influenciadores. Como vocês percebem essa evolução e qual o impacto para as marcas?

Maria Alice: Concordo completamente! O mercado de influência deixou de ser uma indústria misteriosa e ele agora é visto como uma tática de marketing, tanto por grandes, quanto por pequenas marcas, até para segmentos que não tem tanta experiência usando desse tipo de estratégia.

Veja também:  Conheça o modelo híbrido de contratação de agências

É uma mídia digital que proporciona as marcas atingirem seu público alvo com um custo bem reduzido, se comparado às mídias tradicionais. Para completar, você ainda tem o endosso da celebridade ou influenciador, garantindo mais força à sua estratégia

Nos últimos anos, vimos uma transformação enorme neste mercado. Não há mais o que se falar em um marketing sem fundamento ou resultados. Para atingir seu objetivo, sua estratégia tem que ser fundamentada em dados e ter seus KPIs bem definidos, antes mesmo da escolha dos influenciadores.

Além disso, cada vez mais as marcas têm visto o poder dos micro influenciadores. Em um mundo onde todos têm redes sociais, a pessoa que cria um conteúdo com qualidade sobre um produto ou serviço que gosta, consegue influenciar aqueles ao seu redor, até mesmo garantir conversão para a marca.

B.done: Você acompanha de perto várias grandes marcas que usam o marketing de influência. Na tua experiência, o que pode fazer uma estratégia com influencers ser bem ou mal-sucedida?

Maria Alice: O principal é basear a estratégia de marketing de influência em dados.

Muitas vezes as empresas acabam errando ao escolher influencers baseando-se apenas em volume de seguidores. Entender desde o começo da estratégia quais seriam os influenciadores mais indicados para aquela campanha é essencial, se aprofundando também em análise de concorrência, ou até mesmo em como aquela pessoa performa em comparação com outros influenciadores com audiência similar.

Outro ponto que fará toda a diferença na sua estratégia de marketing de influência é o seu ROI. De que adianta contratar o influenciador mais caro, se o teu retorno sobre o investimento não será satisfatório? Fazendo a análise por afinidade de audiência entre influenciadores, você consegue contratar um excelente influenciador – talvez inesperado -, que atingirá o mesmo público, por um valor mais em conta. Além de conseguir o mesmo impacto final, o seu investimento foi muito menor, resultando no melhor ROI para a sua marca ou cliente.

Por fim, acompanhar a performance das campanhas em tempo real, para otimizar as ações que não estiverem funcionando tão bem é muito importante para uma campanha de sucesso.

B.done: Do ponto de vista de métricas, onde as marcas costumam falhar ao medir impacto e efetividade das suas campanhas com influencers?

Maria Alice: A primeira falha pode estar no planejamento de objetivo da campanha: o que a marca quer? Branding ou conversões? A partir disso deve se basear a busca pelos influenciadores mais adequados à marca, ao produto e à campanha.

Veja também:  Branding: construção de marca muito além da identidade visual.

Entender qual a audiência que se quer atingir também é essencial. Muitas vezes as marcas contratam influenciadores com uma audiência muito diferente da própria, o que faz com que a mensagem não atinja as pessoas indicadas. E, de novo, o erro mais comum: se basear apenas em volume de seguidores ao fazer a seleção dos influenciadores.

É necessário considerar muitos outros pontos além desse, como: taxa de engajamento falando sobre aquele segmento e em comparação com a média do mercado, em qual mídia social o influenciador performa melhor, em qual modelo de conteúdo, volume de seguidores que são autênticos, e até mesmo se aquele influencer já se envolveu em algum tipo de escândalo ou tema ao qual a marca não queira se relacionar.

B.done: E como você acha que as marcas podem então otimizar tais estratégias e ter melhores resultados em suas campanhas?

Maria Alice: Se munindo de dados e de tecnologia! A gente sabe que o processo completo de marketing de influência normalmente é bastante manual e dá trabalho! Existe o contato inicial, troca de mensagens, negociação e após tudo isso, o controle das publicações e resultados para relatórios.

Então contar com ferramentas de CRM que englobam o processo todo, garantindo organização e um fluxo de trabalho simples e descomplicado, irá ajudar a otimizar os processos, quando as análises e metrificações de uma campanha.

B.done: Como a Spark e a Spark – SaaS – ajudam marcas a desenvolverem estratégias com influencers?

Maria Alice: A Spark, como empresa especialista em marketing de influência, ajuda marcas, empresas e agências com estratégias completas de marketing através das redes sociais de influenciadores, atuando na curadoria e contratação até mesmo no desenvolvimento criativo, produção e relatórios de BI.

Já a Spark SaaS é quem cuida da parte de tecnologia, oferecendo a Tagger, nosso software de marketing de influência all-in-one, para aquelas empresas que querem tocar a própria estratégia. A plataforma é simples, intuitiva, completa e diferente das plataformas nacionais que existem no mercado – não à toa, ganhou pelo segundo ano consecutivo o prêmio MarTech Breakthrough Award, na categoria “Melhor Empresa de Marketing de Influência”.

Veja também:  A importância da experiência do usuário

A plataforma te permite trabalhar com todos os influenciadores das principais redes sociais: Instagram, Facebook, TikTok, Twitter, Twitch e Soundcloud, encontrando, gerenciando, analisando resultados e criando relatórios precisos, já de acordo com a LGPD.

Um dos maiores diferenciais é que não há restrição com relação à quantidade de seguidores, podendo criar e gerir uma campanha 100% elaborada com micro influenciadores, com uma estratégia focada na conversão de cada um.

B.done: E para 2021, Maria Alice? O que você percebe que muda quando falamos sobre marketing de influência? Quais são as principais tendências, e o que as marcas devem ficar atentas?

Maria Alice: De acordo com um whitepaper criado pela Takumi, 73% das marcas estão planejando aumentar o investimento em Marketing de Influência, mesmo com a pandemia. Isso mostra que as marcas estão cada vez mais seguras de que influencers conseguem, sim, entregar ROI. Mas não são só os hábitos de consumo das marcas que importam. A segurança dos consumidores também está crescendo. Uma pesquisa da Brightlocal mostrou que 91% dos millennials confiam em reviews online tanto quanto em recomendações de amigos e parentes!

Sobre a Spark SaaS:

A Spark SaaS é uma Martech spin off da Spark e Representante exclusivo Tagger Media no Brasil. A empresa é especialista em soluções criativas e tecnológicas de marketing de influência para marcas. A Spark SaaS oferece soluções para quem busca resultados em campanhas de marketing digital visando um crescimento exponencial e ROI otimizado.

Concluindo

No final do dia, o que temos como lição é que o racional por trás da estratégia ainda é muito válido: social proof, recomendações e senso de identificação com o personagem que está por trás da #publi continuam mais atuais do que nunca. Mas em tempos de transformação digital acelerada, não dá para negar que os meios mudaram. E não se adaptar é sinônimo de jogar dinheiro fora.

E falando em otimizar recursos e estratégias, você sabia que a B.done pode ajudar a sua marca a encontrar o melhor parceiros criativo para os seus desafios de marketing e negócios?

Temos um portfólio de agências e veículos de mídia que podem ser a solução que você está buscando há tempos! Que tal começar um papo com a gente para saber mais?

Continue Lendo:

Brandgrowth

Brandgrowth e crescimento sustentável para o seu negócio

O sucesso de uma marca vai muito além de conquistar clientes. Trata-se de construir uma presença

A lição do ferreiro: por que sua agência deve olhar para dentro de casa

Falar sobre esse tema pode ser um pouco delicado, mas se tem algo que costumo expressar
Implementação de inteligência artificial

Implementações de inteligência artificial no marketing

Durante parte considerável do surgimento da inteligência artificial (IA) no marketing, conversas sobre os reais benefícios

Receba informações e notícias em seu e-mail.