Não é novidade que a pandemia trouxe grandes impactos para praticamente todos os setores, e dentre eles, o da educação. Em contrapartida, todos os impactos também abriram as portas para uma nova era no setor.
Acompanhar as mudanças e o comportamento do consumidor não foi opcional, e a educação a distância que já caminhava num ritmo ascendente, apertou o passo e hoje é parte da vida de milhões de brasileiros, adultos e crianças, em praticamente todas as regiões do país.
Para entender um pouco mais essas mudanças, convidamos a Giulia Birochi, Líder do Time de Performance no SAS Educação, empresa especializada em soluções integradas de educação, pertencente à Arco Educação, maior player do setor no Brasil, para contar como o SAS tem se adaptado e se transformado para criar oportunidades de crescimento, e garantir a melhor experiência com o seu mercado.
Vamos nessa?
B.done: Giulia, o SAS Educação faz parte de um dos grandes segmentos afetados pela pandemia, em contrapartida, faz parte do core business de vocês desenvolver soluções que ajudam as instituições a acompanhar a transformação digital para lidar com os desafios da educação remota, certo? De uma maneira geral, que oportunidades você vê, tanto para o SAS quando para as IEs quando o assunto é tecnologia na educação?
Giulia: Logo que o lockdown foi decretado e as salas de aula físicas foram, consequentemente, fechadas, e o SAS prontamente se posicionou de forma a estruturar novas soluções que viabilizassem o ensino e aprendizagem on-line. Por ser um sistema de ensino, já atuávamos como plataforma integrada (on e off) – contando com sala de aula on-line, sistema completo de avaliações, simulados e experiência gamificada digital.
A tecnologia na educação é algo que veio para ficar. Temas como o ensino híbrido estão em destaque nos principais buscadores e o SAS observa essa movimentação como não só uma tendência, como também uma necessidade das IEs de todo o Brasil.
Um dos nossos carros-chefe, o Eureka, é um reflexo da tecnologia aplicada em sala de aula. Essa é uma solução focada no fundamental I e II e tem como princípio ensinar alunos nas principais competências educacionais a partir da brincadeira.
As oportunidades são ínfimas e vemos o SAS como um parceiro para que IEs do ensino básico possam implementar tecnologia aliada ao ensino híbrido.
Os principais benefícios:
- Uso de dados para avanço das soluções tecnológicas no contexto educacional;
- Avaliações recorrentes para diagnóstico das lacunas de aprendizagem;
- Aplicação de abordagens como a gamificação no ensino e novas metodologias;
B.done: E o que mudou com na SAS quando o assunto é relacionamento com o mercado? Quais frentes de marketing vocês mais têm investido e quais tem sido os impactos?
Giulia:
Para 2021, consequentemente, a meta de captação via Inbound representa 25% do faturamento planejado e a maior parcela do orçamento do Marketing está dedicada para campanhas de mídia paga em Facebook e Google.
B.done: Recentemente vocês contrataram, através da B.done, duas agências de marketing uma focada em projetos UX e UI e outra o para desenvolvimento de site. Qual a necessidade de investir nessas frentes?
Giulia: Nossa necessidade se deu de forma pontual, para dois projetos diferentes. O primeiro, em parceria com a Today, foi solicitado para a formulação de um site interativo para o Projeto ENEM, um dos principais projetos do SAS.
Já o segundo, que hoje está em etapa de planejamento com a 242, é o projeto de um site focado na experiência do usuário, onde o principal objetivo é a captação de leads a partir de uma interação inteligente para diagnóstico do perfil de escolas.
Hoje trabalhamos com 3 agências externas para apoio à nossa operação atual – uma agência para desenvolvimento de conteúdo (blogposts e materiais ricos), CRO, manutenção das páginas do site e Web Analytics; uma para a gestão de mídias sociais; e uma terceira para apoio nas estratégias de assessoria de imprensa.
Há uma janela de oportunidade para expandirmos o escopo com a 242 com relação às demandas que a primeira agência contempla, porém, estamos em movimento de internalização de algumas demandas para garantir (principalmente em conteúdo) pautas mais técnicas que abranjam de forma correta todas as etapas do funil. A produção de topo de funil ainda é muito beneficiada, em questão de agilidade, com a contratação da agência – porém ainda há o gargalo de conteúdos mais específicos pela necessidade do aprofundamento em conteúdos que são muito específicos do dia a dia. .
B.done: Giu, conta um pouquinho mais sobre a estrutura de marketing no SAS? Hoje vocês têm um time interno para absorver as demandas? E como as agências entram nessa estrutura?
Giulia: Além das frentes que comentei na pergunta anterior, a estrutura de marketing de SAS está dividido em 5 times, que contam com sub-times:
- Growth
- Conteúdo
- Performance
- Eventos
- Trade
- Criação
- Atendimento à consultoria educacional (vendas)
- Atendimento à consultoria pedagógica (retenção)
- Produto/Experiência
B.done: No planejamento de marketing de 2021, quais são os principais desafios para vocês e como vocês estão lidando com eles?
Giulia: Para o nosso planejamento, os principais desafios são:
- Cenário da pandemia em 2021 (principalmente para eventos, que sofrem o impacto na ideação de novos eventos – digital? híbrido? – e para o patrocínio de grandes eventos do ano (eles acontecerão?)
- Incertezas sobre como será o formato de aulas em 2021 (totalmente híbrido? digital? presencial no 2o semestre?)
- Acompanhamento dos temas em tendência
- Qualificação e educação de leads – muitos decisores são diretores/mantenedores de escolas que ainda não possuem muito conhecimento tecnológico
- Incerteza das escolas para investimento em novas plataformas de ensino
B.done: E para as instituições de educação, qual a dica que fica para esse ano em termos de planejamento e ações para driblar os impactos causados pela pandemia?
Posso dividi-los em 6 pontos principais:
- Realização periódica de avaliações para acompanhar o desenvolvimento dos alunos;
- Planejamento de abordagens educacionais que contemplem o acolhimento socioemocional de pais e alunos;
- Abordagem digital factível para o desenvolvimento de alunos da educação infantil;
- Uso de novas metodologias (ex. metodologia ativa) para fomentar o interesse do aluno em sala de aula;
- Estar conectado em canais de conteúdo relevantes para acompanhar as tendências em sala de aula;
- Contar com o apoio de um bom sistema de ensino e de um parceiro que apoie tanto nas lacunas de aprendizagem dos alunos, como no desenvolvimento de uma boa gestão escolar.
Sua empresa também está se transformando para acompanhar as mudanças de mercado? Nosso trabalho é conectar empresas que querem melhorar resultados de marketing e negócios às agências ideais para cada caso. Quer saber mais sobre como a B.done pode ajudar a sua marca a encurtar o caminho para encontrar o parceiro ideal? Entre em contato conosco!