O futuro imprevisto do marketing

Temos falado muito sobre tendências, planejamento, ações para esse novo ano, mas o que temos que prestar atenção é sobre as possibilidades não previstas para o marketing em 2022.

Também é necessário os profissionais de marketing, sejam marcas ou agências, se concentrar no agora ou então no curtíssimo prazo para não perder timming de movimentos que podem impactar diretamente suas estratégias, principalmente quando estamos falando em tecnologias – cada vez mais importantes para nossa área.

Todo mês de janeiro, as caixas de entrada dos profissionais de marketing e os feeds de mídia social são inundados com relatórios e previsões que prometem todas as maneiras pelas quais as novas tecnologias futuristas ou fórmulas mágicas revolucionaram o marketing. Da realidade virtual ao metaverso, estamos sendo repetidamente informados de que o papel do marketing está prestes a mudar para sempre. 

Tenho me questionado quão precisas são essas previsões e quantas delas realmente se tornam realidade

Em uma análise de mais de 2.000 tendências e previsões feitas sobre marketing em janeiro de 2021, quase 600 (ou seja, uma para quatro) foram comprovadas como falsas. Claro, muitos outros se mostraram vagos demais para serem testados.

Agora, à medida que avançamos para 2022, o mundo do marketing está novamente repleto de previsões tecnológicas. Embora esse tipo de conteúdo voltado para o futuro seja ótimo para dar alguns sinais, pouco ajuda os profissionais de marketing a se prepararem para a realidade diária.

 

Um novo ciclo

Em 2021, os orçamentos de marketing foram reduzidos por diversas dinâmicas. De acordo com o Gartner , o orçamento médio de marketing caiu de 11% da receita em 2020 para apenas 6,4% em 2021 – uma baixa recorde. Ao mesmo tempo, as cargas de trabalho aumentaram, mais trabalho foi movido internamente e uma pressão maior foi colocada nas equipes de marketing para fornecer resultados comerciais mensuráveis.

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Além disso, o papel dos profissionais de marketing se expandiu exponencialmente. Abraçando mais atividades em suas rotinas como marketing, e também tendo de cuidar da experiência do cliente, gerenciamento de marca, marketing digital, CRM, retenção de clientes e muito mais. E isso antes mesmo da análise de dados que os levou a ter uma visão bem mais analítica desde que seus clientes se mudaram para o online.

Hoje, os profissionais de marketing gastam mais tempo preparando e segmentando dados do que qualquer outra tarefa; mais tempo, inclusive, do que gastam na geração de conteúdo. Pense nisso por um minuto: o profissional de marketing médio gasta mais tempo lidando com números e planilhas do que com conteúdo criativo. Essa é uma mudança fundamental no papel para esse ano e os próximos.

Então, o que se faz sobre isso?

Para superar esses desafios e devolver o poder ao profissional de marketing, a tecnologia será uma grande aliada, mas não a tecnologia futurista incompleta que está sendo evangelizada nas mídias sociais. A ideia é não se afogar em um mar de dados, mas os dados devem facilitar a tomada de decisões mais assertivas em menores prazos de tempo. O que os profissionais de marketing precisam são de ferramentas úteis e intuitivas (e olha que que sei bem do que estou falando!) e conselhos práticos para navegar no complexo cenário de negócios em que estamos agora.

Com isso em mente, quero compartilhar algumas dicas que acredito que ajudarão a economizar tempo dos profissionais de marketing, consolidar suas cargas de trabalho e se concentrar nas coisas que realmente importam em 2022. Considere minhas opiniões como o futuro imprevisto de marketing, mas que vale ficar de olhos

 

1. Parceiros Estratégicos

Contar com agências especializadas para frentes que não consegue construir ou mesmo liderar internamente é um ótimo caminho. É fato, que nem contratações no mercado estão escassas, e que contar com parceiros especializados as marcas ganham tempo, experiência e dinheiro muito mais rápido.

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2. Experiência do cliente

Houve um tempo em que os profissionais de marketing e experiência do cliente eram áreas raças totalmente separadas. Agora, 35% dos profissionais de marketing consideram o CX não apenas uma parte fundamental de suas funções, mas a parte mais fundamental.

A experiência do cliente está sob o guarda-chuva do marketing porque os profissionais de marketing ou agências de marketing possuem a maior parte dos relacionamentos com a marca – sem mencionar a maioria dos pontos de contato que os clientes usam para interagir. 

Para tornar a jornada do cliente uma experiência que vale a pena repetir (seja digital, off ou híbrida), as equipes e agências de marketing devem pensar além de simplesmente enviar mensagens na esperança de receber algum retorno de vendas. É preciso aumentar a fidelidade do cliente criando ótimas experiências de ponta a ponta.

O primeiro passo para conseguir isso em 2022 será colocar seus insights em ordem. Isso significa unificar todos os dados de seus clientes para que estejam disponíveis em um só lugar e garantir que você tenha a tecnologia certa para usá-los em tempo real. O que me leva a outro ponto:

 

3. Escolha tecnologias certas para marketing

Atualmente há no mínimo, mais de 8.000 tecnologias disponíveis para atender diferentes dores de marketing. Esse excesso de tecnologia é um sintoma da ideia profundamente falha de que, para qualquer problema se resolve contratando um novo software.

Inúmeras ferramentas que não se conversam e consolidam dados, prejudicam a experiência do cliente diretamente, além de campanha desconexas, e claro… muito dinheiro é jogado fora. Na verdade, de acordo com um estudo que li recentemente em algum lugar, os CMOs gastam mais de um quarto de seus orçamentos em tecnologia de marketing, mas quase 40% disso é desperdiçado  devido a soluções de martech que não são totalmente implantadas.

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Se você quiser fazer uma diferença real em seu marketing em 2022, pare de desperdiçar dinheiro em tecnologia de uso único e concentre-se em consolidar em uma única plataforma multicanal. Ter tudo em um só lugar torna muito mais fácil ver o que move a agulha e por quê.

 

4. Criatividade ainda é um recurso humano

Você não irá resolver o mundo. Você é um ser humano que precisa equilibrar o trabalho com família, atividades, comer, dormir e sair de casa (se possível), embora eu sei que você tenha muitas responsabilidades na frente do marketing.

É aqui que a tecnologia pode realmente ajudar. Em 2022, os profissionais e agências de marketing precisam priorizar a automação do gerenciamento de dados e dos processos de marketing para que suas equipes tenham tempo para se concentrar na estratégia, conteúdo criativo e no entendimento dos seus clientes.

A capacidade de ser criativo é seu atributo mais importante como profissional de marketing e para qualquer agência de comunicação. A tecnologia existe para apoiar nas partes mais morosas do marketing. Dessa forma, você pode se concentrar no que a maioria de nós realmente gosta de fazer – ser criativo.

Nenhuma dessas coisas são previsões, mas são todas as coisas que os profissionais e agências de marketing podem começar a fazer hoje para enfrentar os desafios de 2022. Concentre-se em responder às perguntas que realmente importam: O que economizará o tempo de suas equipes? O que seus clientes mais apreciarão? E o que irá agregar valor real ao resultado final do seu negócio?

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