O que as marcas buscam no momento de contratar uma agência?

O momento de contratação de uma nova agência é uma etapa importante e decisiva para os resultados de uma organização a médio e longo prazo. Diariamente, nosso time de negócios apoia marcas a encontrarem as agências ideais para seus desafios e modelos de negócios. E é nessa jornada que atuamos, ajudando as relações entre marcas e agências serem mais leves, fluídas e assertivas. 

Muitas das marcas que chegam para nós, carregam dores e frustrações de parcerias anteriores. Com a nossa experiência no mercado em conduzir processos de concorrência, é muito claro para nós que muitos destes desalinhamentos tiveram início no momento da escolha da agência. Por isso, gestores e lideranças de marketing estão cada vez mais seletivos e exigentes no momento de escolher um novo parceiro. 

Para entender melhor sobre a relação entre marcas e agências no momento da contratação, convidamos a nossa Consultora de Negócios Dayene Muniz que há quase 2 anos apoia marcas na jornada pela agência ideal.

 

B.done: Day, nos conte sobre você e suas experiências profissionais aqui na B.done:

Dayene: Sou a Dayene, mas podem me chamar de Day, Darlene, Dayane, Davene, após a 2 tentativa de pronuncia, eu vou aceitar numa boa! (Risos!). Sou formada em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, e sou apaixonada pela B.done, uma empresa que nasceu em meio a pandemia e vem construindo uma história de sucesso no mercado. 

Minha visão de trabalho se resume em H2H, lidamos com pessoas, e quanto mais humanizamos nas ações, maiores são os resultados para os nossos clientes e para os clientes dos nossos clientes. 

Nosso trabalho é sensacional, geramos empregos para agências, minimizamos os impactos de contratações equivocadas por parte das empresas, e isso me motiva todos os dias, – ver um time de agência chorando de felicidade por trabalhar com a empresa dos sonhos, ou por realizar novas contratações por ganharem novas contas, isso me emociona demais! 

Veja também:  8 razões para contratar uma agência

Somos um time extremamente entrosado e de forma 100% remota. Tenho orgulho de dizer que faço a conexão entre agências e empresas, desde de empresas pequenas até grandes marcas do mercado. 

 

B.done: Quais os principais pontos que as marcas devem avaliar ao escolher uma nova agência?

Dayene: Hoje as marcas estão mais seletivas, elas pesquisam desde as redes sociais das agências para entender os conteúdos aplicados, design, recorrência nas postagens – e não querem mais ouvir da agência – casa de ferreiro, espeto de pau, desculpem o termo mas a verdade é que as empresas avaliam os mínimos detalhes, como quantidade de funcionários no linkedin, artigos de blog, estética de site, cases e isso tudo é o básico para o início de um relacionamento.

É importante analisar alguns pontos sobre a atuação da agência parceira:

– Perguntar, de que forma a agência iria solucionar a dor que a empresa possui;

– Entender se possuem expertise com o segmento de atuação da empresa;

– Como funciona o relacionamento no dia a dia com o time responsável pela conta;

– Como está o LTV dos clientes da agência;

– Analisar se a proposta apresentada está condizente com os desafios apresentados;

– Pesquisar sobre os cases de sucessos;

– Solicitar contatos de empresas que são clientes para entender sobre resultados;

– Escopo de entregáveis descritos em contrato.

São algumas questões que, quando analisadas, indicam a forma profissional de condução, pois o discurso não pode ser apenas bonito, tem que gerar resultados. 

 

B.done: Day, acredito que ao longo da sua trajetória aqui na B.done você apoiou marcas e agências de diferentes segmentos, tamanhos e desafios. Desta forma, quais as principais dificuldades que as marcas trazem relacionadas a agência anterior?

Veja também:  ActiveCampaign no Brasil: Oportunidades de negócios que a plataforma tem a oferecer para agências e empresas brasileiras

Dayene: A frase que mais ouço é: falta de geração de resultados. Atrelados a vários outros fatores como:

– A agência não entender sobre o segmento e aguarda que a marca traga conteúdos e soluções;

– Leads frios;

– Falta de trabalho a 4 mãos;

– Falta de alinhamento e resultados, entre outros. 

Em resumo, agências que não geram os resultados que pregam aos clientes. E no final recebemos diversas empresas frustradas por jogarem literalmente o dinheiro no lixo, acredito que 90% das empresas possuem frustrações com agências anteriores e logo de cara dizem que querem entender se a agência faz sentido com um contrato de 3 a 6 meses inicialmente, por medo do fracasso e tempo perdido. 

As empresas estão cansadas de promessas, e a B.done vem para mudar esse cenário, primeiro que temos nossa própria metodologia e trabalhamos com agências engajadas, que mostram que são a diferença do mercado.

Sabemos que marketing é teste em geral, mas precisamos testar com técnicas e expertises para que os testes sejam assertivos e não traga frustração e descrença por conta das relações anteriores.

 

B.done: Entender os desafios de marketing para se construir um briefing estruturado é primordial para se ter acesso a conversas mais qualificadas e propostas mais aderentes. Certo? Quais as principais informações que as marcas devem ter antes de buscar um processo de concorrência?

Dayene: Precisam estruturar quais são seus desafios, isso precisa estar claro, de preferência descrito em um briefing. Possuem metas estabelecidas? ex: quero aumentar o volume de vendas em % ao ano, ou quero minimizar o churn, trazer reforço de marca para meus clientes realizarem Upsell. Ter essas metas claras ajuda as agências a criarem um plano estratégico mais assertivo.

Veja também:  Entenda a importância das métricas nas redes sociais e descubra quais devem ser acompanhadas

Deadline: Em quanto tempo pretendo estar com essa agência contratada? Para alinhar expectativas com as agências.

Abrir sobre verba disponível para investimento com fee e mídia, isso minimiza o seu tempo também. 

Descreva em um documento todas as ações que precisam ser executadas no dia a dia para alinhar com a agência o caminho que será percorrido. 

 

B.done: Já ocorreu de uma marca que você apoiou chegar buscando de um determinado tipo de agência e no momento do briefing você perceber que aquele tipo de agência não era o ideal para seus desafios atuais? Como é o processo de apoiar as marcas a entenderem seus desafios e os tipos de agência que irão melhor apoiá-la.

Dayene:  Sim, muitas das vezes as empresas buscam agências por não saberem como solucionar tal dor e nós apoiamos com a construção de briefings assertivos e direcionamos para os melhores caminhos. Um exemplo de caso, foi uma empresa que buscava uma agência parceira de PR/Assessoria de imprensa para conversar com a imprensa e sair nos melhores veículos, pensando que essa divulgação em massa traria resultados imediatos para vendas, mas na verdade precisavam estruturar melhor o funil de vendas e focar no inbound, e tais respostas chaves como “venda a curto prazo” determina os próximos passos e conseguimos otimizar tempo e recursos.

 

B.done: Quando uma empresa contrata a agência ideal, de acordo com as suas necessidades, os resultados são muito satisfatórios. Day, de acordo com sua experiência, você pode citar algumas das vantagens e benefícios de quando esse match é de fato assertivo.

Dayene: Resulta em um relacionamento duradouro com a agência escolhida, trabalho a 4 mãos com sinergia, entendimento do escopo e processos, menos pontas soltas, maiores resultados e ganho de tempo para ambas as partes.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Continue Lendo:

O movimento das marcas na volta do APAS, o maior evento supermercadista do mundo

Após 2 anos em hiato devido à pandemia, a APAS SHOW, conhecida por ser o maior

Dores das empresas que buscam por serviços de tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada para alcance de excelentes resultados, e é por isso que

Por que ter um site estruturado? Entenda os motivos da sua empresa ter uma presença online fortificada.

A fonte primária de informação hoje, sem dúvida, é a internet. Informação que está facilmente disponível

Receba informações e notícias em seu e-mail.