Espero que você não considere que esse seja um tema prematuro para discutirmos em outubro, porque, na verdade é mais que na hora de começar o planejamento de marketing para 2022.
Afinal, já dá para ter uma ideia clara de como 2021 chegará ao final em relação aos resultados. E com isso, tantas marcas, como agências já tem um compilado de ações e estratégias que funcionaram ou não, e esse já um bom começo para entender o que priorizar durante o planejamento de marketing do próximo.
No entanto, sei que muitas marcas entram um novo ano sem o planejamento estruturado – e são a maioria historicamente. Aqui as agências assumem um papel fundamental para começar a levantar a pauta e puxar os clientes para discutir o tema, pois no final, ambos acabam tendo trabalho dobrado lá na frente e atropelam muitas iniciativas porque o tempo já não permite mais.
Viemos de dois anos intensos de muitas mudanças e uma crescente na concorrência nos mais diversos segmentos. Para quem não planejar o marketing de 2022 com coerência, clareza e antecipação correrá o risco de ser engolido por seus competidores.
Por isso agora. Não é muito cedo porque a definição de um plano de marketing não é tão rígida quanto a maioria esperaria. Não se espera ter todos os motes de campanhas prontas, ou todas as postagens das redes sociais resolvidas, mas ao invés disso, use esse tempo para construir um plano flexível com:
- metas de marketing de 2022 definidas;
- principais atividades que precisarão ser realizadas;
- os resultados que esperam dos esforços das agências de marketing,
- áreas, produtos, desafios nas quais as agências precisarão se concentrar mais.
Esses são alguns exemplos. Portanto, para esse momento de planejamento de marketing de 2022 as etapas do plano podem ser definidas da seguinte forma:
- Analise a situação em que você se encontra e reveja seus objetivos junto com sua agência.
- Entenda o que precisa ser feito de acordo de seus objetivos redefinidos e defina o orçamento que terá disponível para o marketing em 2022.
- Articule um conjunto de ações necessárias em ordem cronológica de acordo com o seu modelo de negócio;
- Avalie cada ação e a forma como você medirá o desempenho da sua agência de marketing ou comunicação;
- Reavalie o planejamento inicial de marketing de 2022 com sua agência e repita.
Seu plano de marketing de 2022 deve parecer uma lista de premissas, com uma sequência exata da qual você e nem sua agência podem deixar de considerar nos futuros desdobramentos.
Antes de eu trazer diversos pontos importantes sobre o planejamento de marketing de 2022, nós preparamos um material gratuito: para que você organizar seu planejamento para o próximo ano.
Baixe o template de planejamento de marketing 2022 gratuito da B.done.
Agora vamos ao conteúdo para te apoiar no melhor uso desse template:
Definindo Metas de Marketing para 2022
A parte mais importante de um plano de marketing para 2022 é definir suas metas. Se não começar por elas, não há como medir se os esforços junto com sua agência têm funcionado no período anterior e também não há definir novos parâmetros para os próximos anos. Lembre-se que as metas de marketing devem estar vinculadas às necessidades do seu negócio e devem ser coerentes ao orçamento que você terá disponível para investir.
Uma boa dica é: comece olhando para os resultados de 2021 e dos anos anteriores e veja se suas metas para este ano estão corretas, reais e palpáveis. Verifique se você precisa desenvolver estratégia ou se precisa começar do zero em alguns delas. Sua agência de marketing atual pode contribuir muito nesse ponto.
Uma das coisas que aprendi como empreendedora, é definir duas metas. A meta alcançável e a meta irracional, mas alcançável. A explicação disso é que uma meta atingível é algo que tecnicamente se pode alcançar. Uma analogia é que se você está na sua primeira olimpíada, pode almejar sua primeira medalha, afinal, contanto que esteja lá, terá grandes chances de conseguir. Ganhar a medalha de ouro é possível, mas também não é realista esperar que todos podem ganhá-la, porque há uma medalha de ouro para muitos outros competidores. Não é realista.
Eu recomendo definir três objetivos de negócios finais (com números atingíveis e irrealistas para cada um) e, em seguida, trabalhar para dividi-los em esforços de marketing necessários para apoiá-los.
Principais atividades de marketing em 2022
Depois de definir as metas do planejamento de marketing de 2022, precisa separá-las e descobrir em quais atividades sua agência deverá se empenhar.
Se, por exemplo, olharmos para as metas que definimos para a B.done em 2020 (para 2021), elas incluíram um novo posicionamento focado em apoiar as lideranças de marketing e sair do território de negócios para as agências. Tivemos que quebrar essa meta em um conjunto de atividades que contribuiriam para isso.
Começamos com um estudo de mercado, que desencadeou nosso rebranding e reposicionamento. Que impactou em nossa logomarca e uma revisitação visual e de copy em todos os nossos materiais.
Também precisávamos de maneiras de atrair clientes. Portanto, além de reformular o site, mudar toda nossa pauta de conteúdo e SEO, precisamos entender que uma ótima estratégia do LinkedIn também eram essenciais para nós.
Temos outras metas, mas em cada caso precisamos olhar para os componentes que nos aproximarão dessas metas e planejamos isso de acordo com nossos orçamentos e recursos.
Resultados para o marketing em 2022
Falei sobre metas antes e devemos estar absolutamente certos de que as atingiremos até o final do ano, por isso, construa e compartilhe em conjunto suas definições com sua agência – ela será fundamental para chegar nos resultados que você espera.
O problema é que só podemos medir esses resultados no final do próximo ano. Nossas metas devem ser consideradas em cima de projeções e aprendizados passados e ser coerentes com nossa maturidade e recursos para viabiliza-las.
É por isso que definir uma série de pequenas metas pelas irão ajudar a medir o desempenho dos seus esforços. Aqui na B.done, nos trabalhamos com uma visão de quarter, e isso nos ajuda a aproveitar melhor os aprendizados e implementar melhorias que vão nos ajudar a chegar no resultado que esperamos ao longo de um ano.
Mas o que posso dizer é que você deve ter vários objetivos em mente para julgar se seus esforços e da sua agência estão fazendo a diferença ou não, tanto os objetivos de marketing quanto os de negócios.
Para levar em consideração nosso exemplo anterior, se pretendemos gerar mais oportunidades com marcas do que com as agências aqui na B.done, devemos observar como esse público muda nas nossas redes sociais e também olhar para o tráfego do nosso site e esperar um aumento constante de tráfego orgânico já que estamos investindo massivamente em conteúdo e equilibrando algumas iniciativas controladas com mídia.
De uma perspectiva de negócios, também estamos olhando métricas das redes sociais para medir quantos leads de marcas estamos gerando e descobrir quantos deles estão convertendo, de quais canais eles vem e se eles correspondem ao nosso perfil ideal de cliente para conectar com as agências que fazem parte do nosso portfólio.
Desafios prioritários do marketing
Isso pode soar um pouco como uma repetição, mas há uma nuance que define quais pessoas e agências precisarão compor nosso squad, porque senão, iremos ter muito trabalho e star muito ocupadas, mas não chegaremos onde definimos que queremos estar. E isso ocorre porque corremos o risco de montar uma estratégia que não irão atingir as pessoas que precisamos atingir para impactar nossos resultados em vendas.
Ao focar no conteúdo (no sentido amplo da palavra) projetado para atrair seu público, você pode economizar muito tempo e dinheiro.
Para manter as coisas simples, vou usar nosso exemplo, mais uma vez. Uma das maneiras mais fáceis de direcionarmos o tráfego para nosso site é nos concentrando em conteúdos educacionais que ensinam as lideranças de marketing a encontrarem as agências certas e entender quais tipos de serviços fazem mais sentido para os seus desafios.
Quando postamos ferramentas como o match para encontrar a agência ideal, ou o guia para não errar na contratação de uma agência ou então o mapa de serviços de agências. ou outras dicas e entrevistas em nosso blog que ajudam a mostrar nosso conhecimento, recebemos muito tráfego. O problema com esse tráfego é que geralmente também atraíamos muitas pequenas agências que estão desenvolvendo algumas frentes novas de serviços.
E está tudo bem. O conteúdo não garante somente leads ideais.
Qual é a probabilidade de uma agência baixar um template de planejamento de marketing para 2022? Não muita. Se estiverem baixando esse material, as chances são de que estejam muito imaturas ou inseguras, ou também novas no mercado.
Existem exceções. Mas não planejamos em torno dessas exceções (a menos que tenhamos um bom motivo para fazer isso).
Planeje, mas esteja pronto para mudar
Certifique-se de que as suas atividades e da sua agência no planejamento de marketing de 2022 possam ser planejadas com antecedência. Todos nós sabemos que a imprevisibilidade está na ordem do dia no momento (o que mais nos ensinou isso, senão a pandemia da COVID-19, não é mesmo), mas se você puder: planeje seus esforços para o melhor cenário possível e configure as contingências com sua agência com antecedência.
Esperamos que o template de planejamento de marketing de 2022 ajude você a entender o que priorizar e apoiar para que tenha mais sucesso nos resultados de marketing e vendas no próximo ano.
Se precisar do apoio de uma agência para o planejamento de marketing e não sabe qual a melhor agência para o seu negócio, você pode contar com a B.done para encontrar a agência ideal para atingir os melhores resultados em 2022.