O custo de contratar uma agência de marketing errada.

É até difícil mensurar o impacto que a contratação equivocada de uma agência pode causar.

Só pra você ter ideia, a demissão de profissionais do marketing e até a falência da empresa são algumas das consequências que eu já vi acontecer na minha trajetória profissional nos casos em que a relação entre a marca e agência não funcionou.

Mesmo quando as consequências não são tão graves, os erros na contratação de agência sempre representam perda de tempo e de dinheiro, fora o desgaste emocional, tanto para equipe do marketing da empresa, quanto para o time da agência.

E isso não significa que a agência contratada é incompetente, viu? Uma concorrência mal planejada ou executada, a falta de clareza no objetivo da empresa ou a falta de alinhamento entre marca e agência também podem acabar com uma relação que até poderia ser promissora.

Algumas reflexões que já ajudam muito a acertar na contratação, são:
🎯 Seus objetivos estão claros e bem definidos?

Parece óbvio, mas acontece muito do próprio marketing da empresa que contrata não ter clareza dos objetivos e metas de crescimento. Para qualquer relação funcionar, o mínimo é que ambas as partes entendam para onde estão indo.

💲 Para sua empresa, marketing é custo ou investimento?

Quem enxerga marketing, publicidade ou branding como custo está fadado ao fracasso. O investimento nestas áreas existe justamente para facilitar a aquisição de novos clientes. Ainda assim, essas áreas muitas vezes são as primeiras da lista quando rola um corte de gastos. 

💡 Você conhece o histórico da agência?

Não é à toa que o mercado de comunicação valoriza tanto os cases. Mas eles são só uma forma de avaliar o trabalho de agências. Olhe para o portfólio, para os resultados obtidos, e também vale pegar opiniões de outros clientes da agência para entender como funciona no dia a dia.

Veja também:  Humanização no mundo dos negócios

Esses são só alguns cuidados, bem básicos inclusive, mas que muitas empresas não têm.

Acertar na escolha da agência não é fácil, mas a B.done está aí justamente para te ajudar neste desafio da sua empresa.

Cáh Morandi – CEO da B.done

Continue Lendo:

Crescimento digital da Divinal Vidros: estratégias e resultados

Em uma manhã de 1953, nascia uma ideia: transformar vidros e espelhos comuns em elementos capazes

4 Verdades e 4 Mitos sobre o Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa para empresas de todos os portes, mas também

Como criar campanhas digitais humanizadas?

Muitos de nós ainda guardam essa lembrança: a família reunida em torno da mesa, com a

Receba informações e notícias em seu e-mail.