O custo de contratar uma agência de marketing errada.

É até difícil mensurar o impacto que a contratação equivocada de uma agência pode causar.

Só pra você ter ideia, a demissão de profissionais do marketing e até a falência da empresa são algumas das consequências que eu já vi acontecer na minha trajetória profissional nos casos em que a relação entre a marca e agência não funcionou.

Mesmo quando as consequências não são tão graves, os erros na contratação de agência sempre representam perda de tempo e de dinheiro, fora o desgaste emocional, tanto para equipe do marketing da empresa, quanto para o time da agência.

E isso não significa que a agência contratada é incompetente, viu? Uma concorrência mal planejada ou executada, a falta de clareza no objetivo da empresa ou a falta de alinhamento entre marca e agência também podem acabar com uma relação que até poderia ser promissora.

Algumas reflexões que já ajudam muito a acertar na contratação, são:
🎯 Seus objetivos estão claros e bem definidos?

Parece óbvio, mas acontece muito do próprio marketing da empresa que contrata não ter clareza dos objetivos e metas de crescimento. Para qualquer relação funcionar, o mínimo é que ambas as partes entendam para onde estão indo.

💲 Para sua empresa, marketing é custo ou investimento?

Quem enxerga marketing, publicidade ou branding como custo está fadado ao fracasso. O investimento nestas áreas existe justamente para facilitar a aquisição de novos clientes. Ainda assim, essas áreas muitas vezes são as primeiras da lista quando rola um corte de gastos. 

💡 Você conhece o histórico da agência?

Não é à toa que o mercado de comunicação valoriza tanto os cases. Mas eles são só uma forma de avaliar o trabalho de agências. Olhe para o portfólio, para os resultados obtidos, e também vale pegar opiniões de outros clientes da agência para entender como funciona no dia a dia.

Veja também:  Como a cultura da agência pode expandir dez vezes mais os seus negócios

Esses são só alguns cuidados, bem básicos inclusive, mas que muitas empresas não têm.

Acertar na escolha da agência não é fácil, mas a B.done está aí justamente para te ajudar neste desafio da sua empresa.

Cáh Morandi – CEO da B.done

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