Definindo seus objetivos de marketing para a contratação de uma agência

Todos nós sabemos que o marketing é o grande responsável pelas estratégias de aquisição de clientes de qualquer empresa. Porém, a democratização da internet e novos canais digitais trouxeram novo desafios e oportunidades para marcas e suas lideranças.

Diariamente, vemos empresas contanto a dificuldade de encontrar uma agência que, de fato, entenda os desafios que ela enfrenta. Se por um lado existem muitas opções disponíveis para escolher a melhor agência, as chances de fazer uma contratação errada também cresce significativamente.

Levando esse cenário em consideração, montamos um guia que vai te ajudar nessa escolha – você pode baixá-lo gratuitamente! Com base nesse guia, vamos falar hoje sobre o principal erro na escolha de uma agência: quando a empresa não possui objetivos bem definidos.

Como definir objetivos

O erro mais comum é a falta de clareza dos objetivos de crescimento. Sem uma direção, os profissionais de marketing não conseguem planejar e nem priorizar os investimentos. O passo zero da escolha começa dentro de casa, onde analisamos onde você quer chegar como empresa. Quais objetivos querem atingir, como que o público entenda a sua empresa, entre outros desafios. Sendo assim, a contratação da agência tem como base objetivos claros de resultados e fica ainda mais fácil analisá-los ao longo do contrato.

Quando não passamos para as agências um rumo para se tomar com o trabalho, toda a rotina é criada sem uma base sólida de um caminho a se seguir. E isso vem do conhecimento da empresa sobre seu próprio negócio.

Tenha conhecimento da sua empresa

O direcionamento real de quais objetivos sua empresa vai seguir vem do autoconhecimento empresarial que você possui. Só você sabe seus planos como empresário. É saber onde você está, quais são seus pontos fortes, pontos de melhorias e onde você quer chegar com seu negócio. A análise swot é uma estratégia de planejamento muito usada dentro do marketing que pode te ajudar a ter um direcionamento dos seus objetivos.

Veja também:  Passo a Passo para Atingir a Barreira dos 100K/mês em sua Agência

SWOT é a sigla formada pelas iniciais das palavras Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Em português, muitas pessoas a chamam de análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Assim, ao olhar para dentro e fora da empresa e para o que é positivo e negativo, você obtém um panorama completo dos fatores que podem determinar o sucesso do seu projeto.

Tendo o conhecimento inicial desses pontos, traçar objetivos mais realistas e dentro do cenário da empresa fica ainda mais simples e direto. Afinal, você tem como base fatores internos e externos da sua empresa e mercado.

Criando objetivos

Como falamos anteriormente, os objetivos variam de empresa para empresa e você só conseguirá ter clareza depois da análise interna da empresa. Porém existem objetivos comum entre muitos segmentos. Empresas de e-commerce, por exemplo, ou de venda física, têm como objetivo principal aumentar as vendas.

Para cada objetivo, você precisa de uma empresa que entenda e consiga trilhar esse caminho para chegar no resultado. Para vender mais, por exemplo, é preciso analisar alguns elementos do mix de marketing, como preço e praça e, principalmente, promoção. Importante lembrar que as receitas com o aumento de vendas devem ser superiores ao valor investido de marketing e tudo isso deve ser analisado.

Já para fidelizar clientes, você pode optar por empresas de estratégia de relacionamento e marketing de conteúdo. Empresas que entendem como tornar sua experiência de compra atrativa para o cliente, mantendo-os engajados no pós venda. Dentro da sua análise você pode observar que seus objetivos são internos e que uma empresa especializada em endomarketing é a melhor solução para melhores resultados, como engajar colaboradores e mantê-los valorizados e motivados.

Veja também:  Marketing de Influência: como as marcas podem otimizar suas estratégias

Conclusão

Na hora da escolha da melhor agência de marketing para o seu negócio considere aquela que consegue te trazer mais confiança para apoiar o crescimento do seu negócio e construir autoridade da sua marca no mercado com consistência.

Mas para que sua experiência contratando uma agência seja ainda melhor, confira na íntegra nosso guia. Neste material estão dicas valiosas que irão ajudar você a fazer escolhas mais assertivas na hora de contratar uma nova agência de marketing. E, claro, sempre conte com o apoio da B.done para encontrar uma agência qualificada de acordo com seus desafios, modelo de negócio e orçamento, gratuitamente!

Continue Lendo:

SEO Centric: motivos para sua empresa investir nessa estratégia agora

SEO Centric: Imagine sua empresa conquistando o topo das páginas de resultados do Google, transformando-se na

Como a sua agência de marketing pode reduzir custos com a tributação de impostos

Uma agência de marketing costuma enfrentar uma série de desafios, desde a conquista de clientes até

Marketing de mídia paga em 2024: 7 mudanças que os profissionais de marketing devem fazer

O que você precisa saber para ter certeza de que seu marketing de mídia paga está

Receba informações e notícias em seu e-mail.