Usabilidade e navegabilidade no e-commerce: qual a importância?

Quantas vezes você entrou em um site/aplicativo e logo em seguida desistiu de comprar algum produto porque as informações eram confusas ou o carregamento estava muito lento?

Usabilidade e tecnologia precisam andar de mãos dadas quando o assunto é satisfação do cliente. Através de técnicas, recursos visuais e programação é possível tornar o site mais intuitivo e atraente para os consumidores.

Em entrevista para a B.done, o CEO da Attri, Pedro Hermano, baseando-se em suas experiências, expõe sua opinião sobre a importância da navegabilidade e traz informações preciosas  que vão contribuir para crescimento do seu negócio. Leia a seguir.

Pedro, conte um pouco sobre sua jornada na Attri e quais são os objetivos da agência dentro do mercado brasileiro.

A Attri soma mais de 10 anos no mercado e atuamos em todas as etapas de um produto digital: seja um software, aplicativo ou e-commerce nós planejamos, criamos e desenvolvemos os projetos. Nos posicionamos como um parceiro estratégico para nossos clientes, atuando de ponta a ponta nos processos. 

Há um constante crescimento de vendas através do e-commerce que revela a transformação dos hábitos de consumo. Como a Attri converteu esse momento desafiador em oportunidade?

Uma das grandes oportunidades do e-commerce são os usuários que conheceram o e-commerce ao longo da pandemia e que tendem a permanecer, se tornando clientes assíduos dos meios digitais. Isso fez com que as empresas entrassem no mundo digital e abriu as portas para novos projetos. Nós auxiliamos as empresas desde o planejamento estratégico a implementação de plataformas e outras tecnologias.

O desenvolvimento de e-commerce é um processo que envolve diversas etapas e profissionais com conhecimentos distintos. Quais são os pontos-chave necessários durante a construção de um projeto como este?

A etapa mais importante do desenvolvimento de qualquer projeto é o planejamento. Nas etapas de planejamento, o projeto de comércio eletrônico é colocado à prova e lapidado, sempre com base nas necessidades do usuário. 

Veja também:  Como a análise data-driven impulsiona o sucesso das campanhas de marketing: uma entrevista com Mário Soma
O mercado deixa claro a importância de proporcionar uma experiência impecável para consumidores de produtos e serviços online. Para você, qual é o papel da usabilidade nesse contexto? Se tiver algum case para compartilhar com a gente, seria ótimo.

A experiência do usuário é determinante para a performance do comércio eletrônico. Por isso, o UX Design é um dos principais pilares de nossos produtos, incluindo o desenvolvimento de e-commerce. Observamos que os usuários encontram dificuldades ao comprar produtos oferecidos pela maioria das empresas, isso porque os problemas surgem quando as lojas não se atentam à jornada do cliente e sua experiência.

 

Pedro, muito obrigado pelo seu tempo. Peço, por gentileza, que registre uma mensagem final para os leitores do blog da B.done que se interessaram pelo mundo de UX, UI e E-commerce e querem ainda mais detalhes sobre os serviços de tecnologia e usabilidade oferecidos pela Attri.

 

Além de trabalhar com a usabilidade e a tecnologia, com a Attri fornece todo suporte que uma empresa de desenvolvimento de e-commerce pode oferecer durante o processo. Nosso time de profissionais possui a expertise necessária na criação e evolução de lojas virtuais. Nossa missão é garantir a eficiência das soluções inovadoras que implementamos. Acreditamos que um bom design de produtos, aliado à tecnologia, pode transformar empresas e melhorar a experiência do usuário.

 

Acesse outros conteúdos da B.done e conheça nossos serviços.

 

Entrevistado: Pedro Hermano – CEO da Attri

Por: Bdone | Beatriz Proença 

 

Continue Lendo:

Passo a Passo para Atingir a Barreira dos 100K/mês em sua Agência

Em um universo empresarial competitivo e dinâmico, estabelecer metas ambiciosas é a essência da busca pelo

Inteligência artificial no marketing: uma nova era para agências

Mais do que uma simples evolução, a inteligência artificial (IA) no campo do marketing tem revolucionado

Comunicação e Mídia em 2024

Em um mundo em constante evolução no marketing digital, antecipar as tendências e enfrentar desafios é

Receba informações e notícias em seu e-mail.