Agência Especialista vs. Marketing Interno: A diferença e por que você pode querer ambos

No momento do processo de estruturação da comunicação da sua marca, surge a dúvida de qual é a estrutura ideal que trará mais resultados. E a análise dos desafios e necessidades que a empresa possui, é fundamental para direcionar essa decisão. Ter um marketing apoiado por uma excelente equipe que se destaca em criatividade e inovação, é o que toda marca quer e precisa.

Dito isto, você pode optar por contratar uma agência de marketing digital, estruturar um time de marketing interno ou até mesmo escolher o modelo híbrido. 

Nessa leitura traremos quais as principais vantagens e desafios de cada modelo e ao final, vamos disponibilizar nossa ferramenta onde você pode descobrir a melhor estrutura de marketing para o seu negócio.

Equipe de Marketing Interna

Gerenciar uma equipe de marketing interno possui vantagens tentadoras: 

  • O profissional conhecerá e fará parte da estrutura, vivenciando o dia a dia da sua empresa e, contanto que haja processos e um bom treinamento, não haverá dúvidas sobre quem e o que é feito como empresa, transmitindo sua essência. 
  • Serão leais à sua marca e investirão em seu sucesso a longo prazo. Afinal, você compartilhará o interesse pessoal e econômico comum.
  • A empresa será a única prioridade da equipe. Não existe a possibilidade de distração com nenhum outro projeto.

Não há dúvida de que existem desafios reais em confiar apenas em um time interno para gerir todos os seus esforços de marketing e inovação.

O principal desafio é encontrar um profissional que seja bem versado em todas as frentes de marketing e trabalhe exclusivamente para sua empresa, particularmente neste momento de escassez e concorrência de mão de obra qualificada.

Você precisará de alguém capaz de entender todas as diferentes técnicas de marketing digital e que esteja por dentro das últimas tendências, entendendo seu conteúdo, gerenciando tanto a redação quanto o design gráfico.

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Encontrar essa pessoa é um desafio considerável. Na maioria das circunstâncias, o profissional em questão já trabalha para uma agência de marketing digital.

Agência Digital

A contratação de uma agência especialista para gerenciar seus esforços criativos de marketing e inovação traz mais flexibilidade e experiência. 

Ela sabe o que funciona ou não com outras marcas como a sua. Por possuir anos de conhecimento, você não será a cobaia de ninguém ou vítima de novas técnicas de marketing. Trazendo anos de conhecimento com elas.

A terceirização do marketing pode aumentar seu ROI de várias maneiras. O principal deles é a redução dos seus gastos gerais. Uma equipe de marketing digital quase sempre dá a você talentos mais focados, flexíveis, criativos e inovadores, cortando custos.

Contratar uma agência de marketing traz a versatilidade da contratação por demanda ou períodos de contrato mais prolongados que atendam às suas necessidades. 

Se você tem um time de marketing interno, não fornecer trabalho suficiente pode se tornar uma das suas preocupações, gerando projetos apenas para mantê-los ocupados. Fazer isso significa que você está perdendo tempo, talento e dinheiro. Isso nunca será uma preocupação com uma agência de marketing digital.

A criatividade e a inovação são importantes. As agências de marketing são especializadas em estar à frente da tecnologia.

Normalmente, esses departamentos têm várias pessoas cujo único trabalho é rastrear tudo o que acontece no mundo do marketing digital. Como tal, eles são capazes de buscar ferramentas e tecnologias, garantindo o monitoramento de novas técnicas. 

Qual é a escolha certa?

Então, qual é a conclusão? Um é melhor que o outro? Isso é difícil de dizer. Como você pode ver, trabalhar com uma agência de marketing digital ou contratar um time de marketing interno tem pontos positivos e negativos, com cada um oferecendo vantagens significativas sobre o outro.

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E se combinarmos o trabalho da agência com um time de marketing interno?

O formato híbrido, dependendo das necessidades atuais da sua empresa. Pode vir a ser uma solução bastante efetiva, resultando na soma de esforços para conseguir soluções a curto prazo. Veja algumas vantagens importantes desse modelo:

Organização e colaboração multidisciplinar: Definição e atribuições de fluxos de trabalho da colaboração do time do marketing interno e da agência parceira, garantirá resultados eficazes e rápidos, já que ambas as partes se concentram em tarefas que dominam. 

Comunicação fluida e ações assertivas: Desenvolver uma comunicação mais assertiva e próxima entre as duas equipes é essencial, pois uma área irá suportar a outra, fazendo que o marketing interno atue, também, como uma ponte entre os objetivos da empresa e estratégias de marketing e comunicação. Além de receber inúmeros insights de criatividade e inovação da agência contratada. 

Ferramenta Estrutura de Marketing

Com a nossa ferramenta é possível descobrir o modelo ideal para definir o marketing da sua empresa, seja internalizando um time, contratando uma agência especialista ou investindo no modelo híbrido. 

Clique aqui e descubra qual estrutura de marketing é melhor para o seu negócio.

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