Os desafios da assessoria de imprensa na contemporaneidade: uma entrevista com Adriana Roma

Com o ambiente midiático cada vez mais dinâmico e a saturação de informações, uma assessoria de imprensa eficaz atua como uma ponte entre a organização e os veículos de comunicação. Com o crescimento das redes sociais e plataformas online, a assessoria também se expandiu para incluir estratégias de gestão de reputação online e influência digital. Hoje em dia, a assessoria se consolida como uma ferramenta essencial para fortalecer a imagem e a presença da organização dentro e fora da mídia. 

Para detalhar melhor o assunto, conversamos com Adriana Roma, sócia proprietária da agência Há Propósito, especialista em estratégias de assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. Para Adriana, a palavra-chave para a assessoria é relacionamento, principalmente o tange a comunicação com a imprensa e os jornalistas. 

Olá, Adriana! Tudo bem? Para iniciarmos, nos conte sobre sua carreira profissional e como foi sua trajetória até se tornar sócia proprietária da Há Propósito, por gentileza.

Resposta: Eu fundei a Há Propósito Comunicação em 2017, depois de ter passado por outras duas experiências empreendedoras com sócios das áreas de Publicidade e de Jornalismo. Aprendi muito com essas experiências, principalmente, sobre a rotina multitarefa de liderar de uma agência de comunicação. 

Antes de empreender, eu trabalhei por cerca de 10 anos em agências de comunicação, atendendo empresas de tecnologia da informação, shoppings, entre outros segmentos. 

Como a agência Há Propósito está se adaptando às mudanças recentes no cenário da mídia e da comunicação para oferecer uma assessoria de imprensa mais eficaz?

Resposta: A mudança é a única certeza que eu tenho. A pandemia da Covid-19 só fortaleceu essa convicção. Acredito que é necessário entender o cliente, as inferências que ele traz e orientá-lo quanto às estratégias mais assertivas. Pode parecer simples, mas não é. Afinal, o cliente também está nesse contexto de mudanças, buscando respostas e o apoio da assessoria de imprensa é essencial. 

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Quais são as principais tendências e estratégias que a agência está adotando para garantir que os clientes obtenham resultados significativos na cobertura de imprensa?

Resposta: O relacionamento é a palavra-chave. Eu diria que relacionamento é uma palavra mágica no nosso trabalho. É baseado no relacionamento com o cliente que é possível ter clareza das oportunidades a serem trabalhadas. Com a imprensa, o relacionamento é mandatório para entender as necessidades dos jornalistas, os prazos e os conteúdos que podem ser relevantes para eles. As tecnologias são aliadas na gestão desses relacionamentos, inclusive zelando pela segurança dos dados e respeitando os parâmetros da LGPD.

A tecnologia desempenha um papel importante na evolução da assessoria de imprensa. Como a agência está aproveitando a tecnologia para melhorar seus serviços e alcançar um público mais amplo?

Resposta: A tecnologia traz oportunidades de melhoria na entrega de conteúdos ricos para os jornalistas, agregando vídeos, infográficos, entre outros materiais. Voltando a falar de relacionamentos, a tecnologia nos ajuda a atender de forma mais direcionada às demandas da imprensa. Gosto de ressaltar o protagonismo da tecnologia na apresentação dos resultados de assessoria de imprensa. Como os veículos de comunicação e os jornalistas estão nas redes sociais e também atuam como influenciadores, o clipping, nosso relatório de resultados, precisa ampliar o alcance e incluir o impacto no Instagram, no LinkedIn, entre outras. 

Uma estratégia importante dentro da assessoria de imprensa é a utilização de artigos para blogs e entendendo o excelente trabalho realizado pela Há Propósito na área, queremos saber como é medido o sucesso dos artigos publicados no blog corporativo? Quais métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs) são acompanhados para avaliar a eficácia do conteúdo em atingir os objetivos da empresa?

Resposta: As métricas são a cereja do bolo de um trabalho intenso, alinhando a estratégia e a pauta com o cliente, produzindo o conteúdo e conduzindo o processo de aprovação, passando pela estratégia de marketing. Assim como todas essas etapas, as métricas são alinhadas com as expectativas da empresa em relação à entrega desses conteúdos aos públicos estratégicos, em cada etapa do funil de vendas. O desempenho do conteúdo nas redes sociais também entra na análise dos KPIs e no processo de melhoria contínua.

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Para finalizarmos, um rápido bate bola (responda com uma frase de até 3 palavras).

Seja a mudança.

👥 Para você, trabalhar com marketing digital é: vivenciar e a se adaptar às mudanças constantes, otimizando os resultados e o retorno sobre o investimento.

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B.done | Joana Kraemer

 

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