Entenda a importância e os resultados do investimento em presença digital

A presença no mundo virtual tornou-se fundamental para negócios de todos os segmentos. Ao contrário do que muitos imaginam, ter um site e contas em redes sociais não é suficiente, pois construir autoridade digital é um processo que demanda tempo e pesquisas.

Em entrevista para a B.done, a CEO da Código BR, Bianca Totti, expõe sua opinião sobre o mercado digital baseando-se em suas experiências, contando informações preciosas  que vão contribuir na construção de relacionamento com os clientes através do uso adequado de canais disponíveis online. Leia a seguir.

 

Para iniciarmos esta conversa, conte um pouco sobre o propósito da Código BR e sua performance como CEO, Bianca.

Bianca: A Código BR se dedica, há 17 anos, a oferecer marketing de resultados para empresas e profissionais. Nossa equipe é composta de especialistas em diferentes áreas da comunicação, como produção de conteúdo, estratégias digitais, criação, edição, performance, etc, que estão em constante atualização para trazer as ferramentas mais modernas do mercado. 

Trabalhamos com foco nos dados para que as campanhas sejam embasadas na realidade e na adesão do público-alvo de cada cliente. 

Como CEO, tenho muito orgulho em liderar uma agência parceira e criativa e de trabalharmos em um ambiente de muita colaboração e amizade. 

 

Há algum tempo, presença digital era sinônimo de ter um website. Considerando as possibilidades disponíveis atualmente, na sua opinião, o que melhor define “autoridade e presença digital”?

Bianca: É estar, de fato, próximo ao seu público no ambiente digital, independente da mídia ou formato, pois essas vão continuar mudando. Hoje, no Linkedin, no Instagram, no Google, no Whatsapp, amanhã poderá ser no metaverso ou em outras plataformas. Nossa agência, por exemplo, pode tornar essas transformações em realidade para os nossos clientes, traduzindo, simplificando, operacionalizando, criando. 

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Estar na internet é importante para alcançar atuais e novos clientes, porém, administrar diversos perfis ao mesmo tempo não é fácil. Baseando-se em sua experiência, como é possível escolher, de maneira assertiva, os canais ideais em cada empresa?

Bianca: As melhores respostas e insights vêm dos estudos de marketing que fazemos para os clientes, como definição de persona, público-alvo, diagnóstico digital, SWOT, entre outros. Marketing não é adivinhação ou opinião, é análise de dados, com muito estudo e foco no negócio do cliente.  

 

Ainda falando acerca da variedade de canais, as redes sociais provocam, constantemente, intensas transformações nas formas de relacionamento. Quais pontos podem ser considerados fundamentais em uma escala de prioridade quando o assunto é social media?

Bianca: Podemos dizer que as redes sociais são para relacionamento, entretenimento, network e nicho. São opções para todos os gostos de usuários e, claro, para todos os segmentos de mercado. Dentro desse contexto, a principal função de uma rede social é conectar pessoas dentro do mundo virtual. O social media é o profissional que trabalha diretamente com esses perfis de redes sociais, construindo e mantendo novas conexões, criando e cuidando de conteúdos, métricas, interações e relatórios. Lembrando que as redes sociais têm um papel extremamente importante na construção da reputação de qualquer negócio. E, tão importante quanto o social media entender as ‘dores’ do cliente, é o cliente caminhar lado a lado com ele.

 

Existem diversos conteúdos a serem compartilhados, aumentando a visibilidade e o relacionamento com o público. De qual maneira o marketing digital contribui nessas ações? Poderia compartilhar um case conosco?

Bianca: Para cada objetivo temos opções de conteúdos que engajam e dão os resultados esperados. Por exemplo, para crescer em visualização e número de seguidores é preciso trabalhar conteúdos de topo de funil, posts no feed, reels e conteúdos patrocinados. Para gerar relacionamento e conexão, usamos os stories, vídeos e enquetes. Para um foco mais comercial, boas opções são os cases, depoimentos e posts que mostram vantagens exclusivas e senso de urgência. Ou seja, é possível mesclar as temáticas e atingir diferentes objetivos, tudo vai depender do negócio e das metas. 

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Temos um cliente que trouxe ao mercado um serviço inovador. A Katzen, clínica veterinária especializada em gatos, conta com a Código BR desde a criação da sua marca, das páginas, lançamento no mercado e estratégia constante de marketing digital. Em 6 meses de existência da empresa apresenta crescimento em número de seguidores de 10% e alcance de 40 mil pessoas ao mês. 

 

Ao buscarmos soluções para ampliar o alcance da comunicação de uma marca, é necessário ficar atento aos resultados. Em resposta a essa afirmativa, quais são os principais benefícios trazidos pelo investimento em presença digital?

Bianca: Podemos destacar que os principais benefícios nesse tipo de investimento são a diminuição de custos, maior eficiência nas vendas, aumento da relevância online, fortalecimento da marca, relacionamento direto com os clientes e a potencialização da visibilidade frente ao consumidor, criando um relacionamento mais estreito com seu público e entendendo o que ele realmente precisa/quer/procura.

 

Através das redes sociais, as pessoas podem interagir diretamente com as marcas que consomem, mandar elogios, críticas e fazer perguntas, facilitando a vida e o trabalho da marca. No entanto, os benefícios só poderão serem vistos se houver constância de presença nas mídias.

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