É difícil navegar pelo mundo digital hoje em dia sem encontrar vários anúncios de agências de marketing ou gurus que prometem trazer dinheiro para empresas com estratégias fora da curva e com resultados exponenciais no curto prazo. Eu desconfiaria, sem dúvida. Mas não digo que é impossível, mas há muitas coisas a se considerar para dizer o quanto disso é ou não verdade.
Já faz alguns anos que atendo marcas e agências, sempre na mesa da negociação de um lado ou para outro. E consigo já ver com mais clareza o que irá dar muito certo, e o que irá dar muito errado (seja para a marca, seja para a agência).
Nessa relação historicamente frustrada, sempre sobra a culpa para a agência. Que não fez, não entregou, deixou passar, não fez como acordado, não tomou iniciativa, não atendeu como deveria, entre muitas outras reclamações que eu e você já conhecemos.
No entanto, quero trazer um outro ponto de vista hoje: o problema que a maioria das agências de marketing enfrentam não é uma estratégia falha, falta de experiência ou conhecimento. Na maioria das vezes, tudo se resume a um cliente despreparado (sim, verdades difíceis de ouvir, não é mesmo?)
“Jogar dinheiro nas pessoas e nos problemas” é o modo padrão de um empresário, CEO, lideranças sob um alto nível de stress ou pressão – e também é o que os conselhos nos dizem que devemos fazer quando tudo mais falhar.
Com Einstein já disse: “Não podemos resolver problemas usando o mesmo tipo de pensamento que usamos quando os criamos.”, mas em vez de dar um passo para trás e pensar nas lacunas, mergulhamos para a frente e tropeçamos em mais frustração, investimentos mal pensados e criamos previamente nossas próximas frustrações com um alto custo.
Portanto, em vez de reagir ansiosa e impulsivamente em hipóteses, investimentos e contratações, pare. Avalie sua empresa, seu desafio, conheça seus gaps, defina seus objetivos de negócio e dê clareza para o seu momento atual. E só contrate uma agência quanto esses três pontos abaixo estiverem claros para você:
- Seu público
Uma agência de marketing não pode ajudá-lo a fortalecer sua marca e aumentar suas vendas, se você não tiver certeza de quem é seu público. Se “Todos” são seus clientes… então ninguém é.
Nenhuma agência pode criar uma estratégia, campanha, conteúdo, planejamento de mídia marketing assertiva e envolvente para todos. Simplesmente não funciona assim.
Para que a oferta de serviço atraia seu cliente ideal, é necessário saber exatamente quem é, para que possa revelar seus medos, necessidades, desejos mais profundos e explicar a eles porque sua solução é a mais aderente. Isso no nível mais básico.
Simplesmente contratar uma agência para criar anúncios nos quais você gastará dinheiro e torcer para que funcionem não é a solução. As agências de marketing não conhecem seu público, nem seus problemas tão bem quanto você. Entenda que há uma curva de aprendizado nessa relação e que o trabalho sempre será mais produtivo se for pensado a quatro mãos.
- Conheça seus números
Se tem uma coisa que aprendi na minha vida empreendedora é que nossos números mostram claramente nossos pontos fortes e fracos. Não há como esconder depois que você tira tudo, exceto os custos e os lucros.
Use-os ao seu favor e não tenha medo de mergulhar e avaliar em que você está desperdiçando tempo e energia valiosos.
Antes de investir dinheiro em uma agência de marketing ou mesmo internalizar algum perfil para essa área, reserve um tempo para descobrir os 80/20 (nosso bom e útil Pareto) ou mesmo 90/10 serviços e produtos mais rentáveis de sua empresa e aí você pode pensar que irá observar o ROI do marketing disparar em algum tempo.
- Otimize seu negócio e sua tecnologia
Pode parecer que agora eu saí do tema, mas não. Embora essa dica final tenha pouco a ver com “marketing” em si, é um dos pilares mais importantes para maximizar antes de injetar dinheiro em uma agência de marketing para sua estratégia ser construída e rodar.
O objetivo do marketing é educar mais pessoas sobre seu negócio, que em tese, significa mais vendas, e mais vendas implica que você precisa estar preparado para suportar essa demanda.
Por isso, se seus processos internos são frágeis, o time não está preparado, a logística não foi pensada, e mais “ns” questões, em vez de uma solução, você pode estar criando um grande problema. Se você adicionar mais clientes a um sistema ineficiente e isso não funcionar, além da sua reputação ir por água abaixo, seu ROI de marketing desaparecerá.
Antes de pensar que simplesmente em divulgar sua empresa ou produto e contratar uma agência capaz para trazer os melhores resultados, sincronize sua equipe, suas finanças e sua estratégia.
Fez mais sentido agora?
Espero que essas dicas possam apoiar você a ter mais clareza sobre algumas premissas importantes do seu negócio para trazer a melhor agência para exponencia-lo e mais recursos para que ela possa fazer isso de maneira assertiva, rentável e eficiente para seu negócio.
Se essas questões já foram resolvidas e o próximo passo é encontrar a agência ideal para fortalecer sua marca, desenvolver estratégia de aquisição de negócios e exponenciar seu faturamento, então você pode contar com a B.done. O nosso próximo é ajudar você a fazer a escolha da melhor agência para seu desafio.