Como as vitrines virtuais transformam o seu negócio?

Cada vez mais as redes sociais desempenham um papel fundamental no sucesso das empresas nos dias atuais, oferecendo oportunidades valiosas para a construção de relacionamentos com os clientes, promoção de produtos e serviços, geração de leads e vendas, além de permitir que as empresas acompanhem o mercado e gerenciem sua reputação online.

Para falar sobre esse assunto trouxemos Bruno Cezar Ferreira, CEO da Agência CZ, que a partir das grandes experiências vivenciadas em empresas e agências, retrata a importância da utilização das redes sociais como vitrines virtuais para qualquer negócio. Confira a entrevista abaixo.



Bruno, para iniciarmos, conte um pouco sobre sua trajetória profissional e como foi sua jornada até se tornar CEO da Agência CZ.

Bruno:

Minha primeira experiência empreendedora foi a minha banda. Desde os 18 anos eu e meus amigos sonhávamos em ser uma banda de sucesso. Cheguei a abandonar a faculdade por esse sonho. Pode parecer bobo, mas essa fase me ensinou muito sobre fazer muito com pouco e correr atrás das coisas ao invés de esperar elas acontecerem. A necessidade de aprender a fazer as coisas com as próprias mãos, me tornou habilidoso na criação, design, web e audiovisual, que acabou sendo uma grande vantagem na carreira profissional posteriormente. 

Em 2007, com 21 anos, me aventurei e decidi abrir minha primeira agência de publicidade. Durou 3 meses, até eu ser roubado pelo meu sócio e ver o sonho do empreendedorismo desaparecer do dia para a noite.

De lá para cá, depois de trabalhar em algumas agências, acabei caindo de paraquedas no marketing de uma grande multinacional farmacêutica,  o que mudou completamente o jogo. Lá, eu vivenciei e aprendi como as grandes empresas e grandes agências funcionam. Depois de 4 anos aprendendo, em 2013, resolvi me aventurar e começar novamente a minha empresa. Dessa vez com mais sucesso, pois agora, 10 anos depois, a agência CZ é referência.

Agora, já falando sobre sua área de atuação, na sua opinião, qual é a importância das redes sociais para as empresas hoje em dia?

Bruno:

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Antigamente, vitrines eram privilégio de lojas de rua. Hoje em dia, as redes sociais são, no mínimo, uma vitrine virtual para absolutamente qualquer negócio.

Mas muito além disso, redes sociais são um canal de comunicação poderosíssimo, capaz de proporcionar conversas e interações, aproximando e humanizando muito as empresas e as marcas dos seus públicos. De um ponto de vista mais técnico e publicitário, as redes sociais são também um excelente meio de propaganda, pois possibilitam inúmeros formatos, uma segmentação muito precisa e também muitos dados.

Atualmente, a consciência das organizações sobre essa importância já está consideravelmente encaminhada, concorda? Para você, há algum aspecto das redes sociais que ainda é pouco explorado e tem grande potencial de retorno?

Bruno:

Eu diria que a consciência da importância já está consolidada, porém ainda há muita confusão sobre como se aproveitar de tudo isso.

Eu acredito que as redes sociais (assim como qualquer outro canal, plataforma ou veículo) estão ali para servir objetivos de marketing e comunicação, não o contrário. Ou seja: Primeiro define-se, encontra-se, estabelece-se, qual é a dor, qual é o objetivo estratégico daquela marca ou empresa. E somente depois, se olha para o que as redes sociais proporcionam para se decidir com quais ferramentas podemos sanar aquela dor.

O que acaba acontecendo muitas vezes, é inverter essa ordem. Define-se quais são os esforços de comunicação, sem antes ter levantado exatamente qual é o objetivo a ser alcançado.

Existe uma mídia social que seja “coringa” e serve para todos os tipos de negócios? Quais são as redes sociais mais eficazes para as empresas alcançarem seus objetivos de marketing?

Bruno:

Seria fácil dizer que o instagram é coringa, pois atualmente é a rede social mais popular. Mas essa resposta seria exatamente a inversão que levantei na resposta anterior. Sim, o instagram, hoje, é a rede social mais popular, e isso o coloca como resposta para muitas perguntas. Mas isso não significa que ela seja coringa (assumindo que coringa é a carta que pode ser usada em qualquer ocasião). Para cada combinação de dor, objetivo, mercado, empresa, público, existe uma melhor resposta. O instagram está em muitas dessas respostas. Mas não em todas elas.

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 Como cada plataforma se diferencia em termos de público-alvo e recursos?

Bruno:

Eu falharia miseravelmente se eu tentasse listar isso aqui em tópicos. Acho que qualquer um falharia. Mas, vou propor um exercício mental: vamos rapidamente visualizar em nossas mentes essas duas redes sociais: Linkedin e Tik Tok. 

Características distintas, quase que opostas.

Porém, muito diferente do que muita gente pensa, não é exatamente pela diferença de público, mas sim, pela diferença de contexto e linguagem. É muito comum uma mesma pessoa ter as duas redes sociais. Isso acontece com empresas também. 

O que muda, é que as pessoas estão nessas duas redes sociais em buscas de coisas diferentes, o que molda completamente a linguagem e a abordagem a ser usada nelas. Por consequência, a dor e os objetivos que poderão ser tratados numa eventual produção de conteúdo para essas redes sociais são diferentes.

Uma indústria farmacêutica pode usar o Tik Tok para tornar sua marca mais fun e se aproximar de uma linguagem mais popular e ao mesmo tempo o Linkedin para gerar mais credibilidade junto aos stakeholders estratégicos, como distribuidores. Mesma empresa, dores diferentes.

Entrando no aspecto mais tangível que estes canais permitem, quais são as métricas mais importantes para medir o desempenho e o ROI de uma campanha de mídia social?

Bruno:

Depende muito do objetivo pelo qual se está trabalhando. Vamos pegar dois opostos como exemplo:

De um lado, se estivermos trabalhando em uma campanha de captação e conversão de leads, é muito mais fácil calcular o CAC (custo de aquisição de clientes) e o LTV (lifetime value) e com isso o ROI da operação.

Por outro lado, se estivermos falando de uma campanha de branding e reputação de marca, essa mensuração deve ser feita através de pesquisas de mercado para medir o quanto a percepção em relação a sua marca mudou. Algo muito mais intangível para se medir.

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Baseado em sua experiência, quais são as melhores práticas para conquistar bons resultados de vendas nas redes sociais? 

Bruno:

Uma lista de coisas que me ocorrem ao ler essa pergunta:

1 – Focar na transformação que o produto/serviço proporciona e não nos aspectos técnicos dele;

2 – Ser rápido e objetivo. As pessoas não estão mais acostumadas a esperar.

3 – Dependendo do tipo de produto ou serviço, ser muito consultivo. A venda é na verdade um processo de consultoria.

4 – Prezar pela imagem e aparência das coisas. As pessoas são MUITO mais propensas a comprarem coisas bonitas de pessoas interessantes.

Do seu ponto de vista, quais são as tendências para este ano nas redes sociais?

Bruno:

Bom, acredito que a inteligência artificial cause uma grande saturação de conteúdo, pois a cada dia que passa fica mais fácil e rápido produzir. Mas isso trás um rebote positivo na minha visão, que é a valorização do conteúdo orgânico e real. Estamos precisando disso.

Para finalizarmos, um rápido bate bola (responda com uma frase de até 3 palavras).

👥 Para você, trabalhar com redes sociais e marketing digital é:

 Questionar tudo, sempre.

📚 Uma indicação de livro para profissionais da área:

 Criatividade SA

👩🏽 Uma referência/inspiração de carreira:

Clichê: Steve Jobs

🤫 Uma dica que você carrega para os negócios e para a vida:

 Melhor bem feito do que perfeito.

 

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