Como o uso estratégico do Cross Channel pode potencializar suas campanhas de Natal: uma entrevista com Thiago Lima

Com a temporada natalina se aproximando, o marketing digital ganha um destaque ainda maior. Nesse contexto, a estratégia de Cross channel emerge como uma ferramenta essencial para as empresas alcançarem seu público de maneira eficaz.

Para nos aprofundarmos nesse assunto, conversamos com Thiago, Co-Owner e Diretor Executivo da Agência Unika, um profissional experiente no campo do marketing. Thiago compartilha insights valiosos sobre as tendências, desafios e o uso de tecnologias emergentes para otimizar as campanhas de Natal deste ano.


Olá, Thiago! Tudo bem? Para começarmos, nos conte sobre sua carreira profissional e como foi sua trajetória até se tornar Co- Owner e Diretor Executivo da Agência Unika, por gentileza.

Resposta:

Sempre atuei com Marketing. A primeira grande oportunidade foi como Trainee na Avon Cosméticos. Participar do programa Jovens Talentos em 2005 desta enorme empresa, me fez abrir os olhos para a comunicação de uma maneira diferente. Estar cercado de ótimos gestores contribuiu muito para meu avanço profissional.

Depois da Avon foi contratado por uma Consultoria de Marketing em Santiago-Chile. Foi também muito enriquecedor conhecer o mercado latino americano.

Trabalhei em algumas outras empresas, mas minha última jornada antes da criação da Unika foi na Whirpool. Lá trabalhei com Trade Marketing, mais focado na cadeira de Planejamento. Acredito que essa experiência contribuiu para algo que ainda me faltava, que era a visão do PDV e principalmente de como construir ações que propusessem uma experiência de compra instantânea, dentro de uma categoria onde 80% das decisões de compra são tomadas em loja.

Então em 2012, junto com boom do mercado digital, criei a Unika e após estes 11 anos, seguimos firmes com objetivos de  tornar uma Agência não apenas com grandes resultados, mas com qualidade de vida para nossos colaboradores.

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Olhando para as projeções para o uso estratégico do cross-channel nas campanhas de Natal para este ano, quais tendências e mudanças você acredita que terão o maior impacto?

Resposta:

Finalmente os criadores de conteúdo começaram a entender que humanizar as marcas é o principal objetivo da comunicação e a utilização bem feita de um bom cross-channel é a cereja do bolo para essa estratégia. 

Compreender que cada mídia tem seu ritmo diferente e pede uma linguagem diferente faz com que o consumidor consiga de fato entender o que e como a empresa quer se relacionar.

Vejo muito neste Natal empresas entendendo bem isso e diversificando sua comunicação. Se por um lado temos canais mais engessados e duros na comunicação, como OOH (out of home), temos o digital que entrega uma infinidade de oportunidades para jogar mais com a experiência da marca e trazer o consumidor para perto de maneira mais lúdica.  

 

Quais são os maiores desafios enfrentados ao implementar o uso estratégico do cross-channel em campanhas de Natal para este ano e como a Unika está lidando com esses desafios? Quais estratégias têm sido implementadas para maximizar o impacto das campanhas natalinas?


Resposta:

Acho que o principal desafio parte da mesa de planejamento, no instante em que a Agência apresenta diferentes caminhos de comunicação para seu Cliente e o mesmo entende que é necessário sim essa pluralidade de diálogos. Claro que existe uma bottom line que permeia este ecossistema, mas a construção de atividades que se proponham a dar uma comunicação diferente, para frentes diferentes, é sim fundamental para o sucesso do cross-channel. 

Nós estamos investindo muito em tempo com o time de Planejamento para deixar cada vez mais claro aos nossos clientes a necessidade destas aberturas de diálogo em canais diferentes. Uma vez você abre a câmera para a construção de um manifesto, em outra você faz fotos com modelos para trazer humanização e por vezes você investe em vídeos mais curtos para trazer o consumidor perto da marca.

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Como a Unika está incorporando tecnologias emergentes, como inteligência artificial, automação e análise de dados, no uso estratégico do cross-channel em campanhas de Natal para este ano? Quais benefícios essas tecnologias têm trazido para a empresa e quais são os planos futuros nesse aspecto?

Resposta:

Acredito que a principal resposta esteja dentro das próprias ferramentas de Performance. Veja que o Google trouxe o PMAX como sua principal arma de AI para sua plataforma de anúncios e hoje não existe maneira melhor de gerar conversão. Frentes dessas, criadas com a inteligência de machine learning irão contribuir muito para que os clientes possam ser mais assertivos nos usos de seus recursos dentro de grandes datas comemorativas. O benefício é a melhor utilização destas verbas. Um caminho sem volta e preocupante para agências que apenas vendem Performance, tendo em vista que várias cadeiras poderão ser substituídas por um time mais enxuto e que saiba utilizar e monitorar essas frentes de AI.

 

Para finalizarmos, um rápido bate bola (responda com uma frase de até 3 palavras).

👥 Para você, trabalhar com marketing digital é: Aprender todos os dias.

📚 Uma indicação de livro para profissionais da área: Mais esperto que o Diabo

👩🏽 Uma referência/inspiração de carreira: Myrian e Antonio Lima (meus pais).

🤫 Uma dica que você carrega para os negócios e para a vida: Não existe jeito certo de fazer a coisa errada.

 

B.done | Raquel Schroeder 

 

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