3 sinais de que você não deve trocar de agência, ainda.

Embora você possa estar enfrentando um incômodo no seu relacionamento com a agência, mudar de um fornecedor para outro nem sempre é a melhor resposta. Há custos envolvidos com a mudança de agência e vários casos em que trabalhar através da fase difícil ou considerar uma abordagem diferente pode fazer mais sentido.

Neste artigo você vai entender se está no momento de buscar um novo parceiro de comunicação, marketing ou martech. E ainda, conhecer pontos importantes a serem considerados ao decidir trocar de agência.

1. Nova gestão

Cada agência já experimentou isso em algum momento. O seu principal ponto de contato e defensor dentro de uma organização deixou a empresa por qualquer motivo, e o novo CMO tem uma agenda diferente, o que significa que a agência parceira atual é a primeira coisa a sair.

Se você for o novo tomador de decisões que ingressará na equipe, não presuma automaticamente que desligar a agência atual é a melhor decisão, mesmo que você tenha relações anteriores com agências com as quais gostava de trabalhar.

É do seu interesse e do interesse da empresa fazer uma auditoria justa e razoável do trabalho da agência atual antes de demiti-la.

2. Impaciência e falta de confiança

Muitos clientes simplesmente não permitem que a agência tenha tempo suficiente para realizar seus testes e adaptar suas estratégias antes de formar uma opinião negativa sobre o seu desempenho.

Claro, a agência é responsável por definir as expectativas e fornecer estimativas precisas dos resultados que você pode esperar como cliente. Mas, no início de qualquer projeto, nem todas as informações estão sempre disponíveis imediatamente, o que pode levar a previsões que não são 100% corretas e resultar em um mal-entendido que pode nunca ser resolvido. Se você é o tipo de cliente que tem problemas de confiança e medo de uma comunicação aberta, uma parceria com uma agência provavelmente não é a solução certa para você em primeiro lugar.

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Se a confiança não for o seu problema, lembre-se de que essas coisas demandam tempo. Nenhuma agência de marketing será capaz de provar seu valor imediatamente após a execução de sua estratégia. Dê-lhes um momento para analisar, otimizar e ajustar conforme necessário.

O espaço para respirar será muito apreciado.

Se você ainda não está satisfeito com os resultados e eles consistentemente não estão alinhados com o que foi prometido, agora é a hora de encontrar um novo parceiro.

3. Expectativas altas e orçamento baixo

Outro problema que um cliente pode enfrentar é uma incompatibilidade de preço versus resultado. O fato é que uma agência é um negócio – eles não têm recursos ilimitados para gastar em seu projeto. A saída deles está diretamente relacionada à sua entrada. Se você tem um orçamento pequeno, eles usarão de suas habilidades para trabalhar, mas você não pode esperar resultados massivos.

A ideia é que você comece com um orçamento menor e cresça gradualmente, conforme sua empresa se expande. É também, uma expectativa da sua agência que seu orçamento aumente para que exista mais recursos para trabalhar e gerar os resultados esperados.

Por isso, mais importante que depositar grandes expectativas sobre os resultados que o trabalho em conjunto com a nova agência pode gerar, é necessário alinhar as expectativas de ambos de acordo com o orçamento.

 

Como fazer a transição para um novo parceiro de marketing

Se você chegou à conclusão de que seguir em frente é do seu interesse, você precisará descobrir como pode fazer a transição para um novo parceiro. Antes de ligar para sua agência para informar a finalização do contrato, siga estas etapas:

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Considere sua situação atual

Você está no meio de uma grande reformulação do site ou de uma campanha de marketing massiva que está em andamento há meses e interromper o fluxo do projeto pode resultar em enormes perdas para sua organização? Então agora, pode não ser o melhor momento para realizar a transição de agência. Por mais instável que seja a situação com sua agência parceira atual, é melhor esperar até que os projetos atuais sejam concluídos antes de dizer a eles que a parceria será encerrada.

Reveja os termos do seu contrato e documentos legais

Entre em contato com seu jurídico e confira os termos do seu contrato com a agência parceira, para que essa transição possa contar com um planejamento adequado interno e externo para ambas as partes. Possibilitando trazer todos os resguardos legais. 

Tenha acesso aos seus arquivos

Antes de contar à sua equipe sobre sua decisão de fazer a transição das agências, faça uma lista de todos os conteúdos e arquivos aos quais a agência tem acesso. É de extrema importância fazer a relação desses materiais para trabalhos futuros. Crie uma listagem de todos os itens pendentes ou ainda não transferidos, para melhor organização e transparência.  

Pergunte a sua agência sobre as ferramentas que ela está usando

Da mesma forma que foi feito com os conteúdos e arquivos, é necessário ter acesso e listar todas as plataformas de software e aplicativos com seus logins e senhas. Peça uma relação de todas as ferramentas e tecnologias que foram usados para gerenciar seus conteúdos e suas campanhas.  

Após a finalização do contrato, você pode perder algumas dessas ferramentas e desejar continuar a usá-las na próxima agência ou por conta própria. Além disso, lembre-se de remover os acessos que a agência atual possui.

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Comece a examinar novos parceiros

Como você sabe, examinar e contratar uma nova agência pode ser uma experiência desafiadora. Ao estar diante de futuros parceiros, você deve expressar as preocupações que teve com sua agência atual ou anterior, para que a nova agência entenda de onde você está vindo e se planeje de acordo.

Além disso, você precisa entender que uma nova agência exigirá tempo para se atualizar. Sua antiga agência pode estar com você há vários anos, eles entenderam sua marca, seus produtos, seu cliente, suas particularidades e fazer uma troca significa limpar a lousa e se alistar em um novo começo. O que exigirá um grande investimento de tempo e esforço iniciais.

E embora manter um bom relacionamento cliente-agência seja menos complicado do que fazer a transição de uma agência parceira para outra, muitas empresas permanecem em um relacionamento fracassado por muito mais tempo do que deveriam, devido ao medo. Claro, complicações potenciais podem surgir e provavelmente haverá custos como resultado da mudança. Mas, no final do dia, se seus objetivos de negócios não estão sendo cumpridos, você está perdendo dinheiro e oportunidades.

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