Entender o comportamento do consumidor não se resume à pesquisas de mercado, afinal, além de serem ferramentas de análise fundamentais para estratégias de comunicação e marketing, os consumidores têm sentimentos, necessidades, problemas, rotinas e, principalmente, decisões a serem tomadas.
Essa compreensão é a chave para descobrir como eles pensam, agem e mapear a estratégia ideal para inserir a sua marca como protagonista nas escolhas de compra, pois a imersão na vida dos clientes permite criar argumentos de vendas irresistíveis para o público-alvo, sem que eles sintam a necessidade de expressar suas vontades.
A estratégia é criativa e a criatividade é estratégica
É imprescindível que esse papel seja destinado a todos os times que estão relacionados a conta e seus projetos: gerentes, planejamento, conteúdo, redação, community managers, mídia, diretores de arte e desenvolvedores. Isso porque todo trabalho realizado, independente da área, precisa ser feito com um olhar crítico e detalhado de quem entende a vida e a rotina do público-alvo.
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Entendendo o comportamento do consumidor
Dentro dessa imersão, a primeira etapa, pesquisa, é a base para que o projeto seja estruturado de forma consistente e sólida. São necessários dias, às vezes meses, projetando análises, levantando dados, fazendo entrevistas, indo a campo e conversando cara a cara com consumidores, online e offline, buscando maneiras de enriquecer ainda mais o estudo.
Além de analisar os cenários socioeconômicos, como a pandemia que gerou mudanças na rotina dos consumidores e na jornada de compra, é importante mapear eventos e acontecimentos relevantes, dentro e fora do mercado do cliente.
Reuniões periódicas de checkpoint também são indispensáveis para colocar todo o time na mesma página e juntar as informações agregadoras que vão auxiliar no desenho inicial da buyer persona.
Acompanhar os cenários sociais, as novas gerações, novas tecnologias e as mídias sociais, não é tarefa fácil. No entanto, é fundamental para que cada marca faça sentido na vida dos seus consumidores e isso só é possível quando ela aprende a se adaptar e se transformar olhando para as necessidades de cada um deles.
Identificando o comportamento do consumidor
As metodologias de imersão em profundidade ainda são muito úteis para identificar o comportamento do consumidor de forma real e, por isso, a realização de rotas para entender as necessidades da sua buyer persona permanecem fundamentais e trazem diferenciais ao planejamento estratégico.
Metodologia IRIS e o planejamento de comunicação
A Agência VISIA, por exemplo, desenvolveu uma metodologia chamada IRIS (Immersive Research Identity Social), que tem como um dos seus pilares, a realização de rotas imersivas e entrevistas qualitativas para entender em profundidade o comportamento do cliente dos seus clientes.
O processo de imersão não é realizado apenas pelos planejamentos da agência, mas sim, pela equipe de conteúdo e pela equipe de criação, que conseguem obter novos insights a partir do momento que entendem como aquele tipo de persona se comunica e quais os desafios que ela tem no dia a dia.
Dessa forma, na Agência VISIA, a estratégia é criativa e a criatividade é estratégica.
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Por: Redação – Agência VISIA
Edição: B.done