KPIs de SEO: quais indicadores olhar na sua estratégia?

SEO é uma daquelas estratégias de marketing digital que entram no “parece fácil, mas não é”. E a complexidade nem se trata tanto da sua aplicação, vasto número de detalhes ou a parte técnica. O verdadeiro desafio está na mensuração de resultados.

O que devemos acompanhar? Aquisição de links? Aumento de tráfego? Melhora do posicionamento nos motores de busca?

A resposta é: depende! Depende de qual é o objetivo das suas ações de marketing, de quais são as metas do seu negócio e o que é esperado da sua estratégia de SEO.

Por esse motivo, definir quais serão os KPIs de SEO é um passo fundamental para o sucesso do plano de ação. Quer saber quais são os principais indicadores dessa área e o que você deve considerar para escolher os seus? É só continuar a leitura!

Antes de tudo, o que são KPIs?

Os indicadores-chave de performance ou, no inglês, Key Performance Indicators, são um método para mensurar e verificar se uma ou mais ações executadas condizentes com as metas traçadas pelo negócio.

Há duas maneiras de se demonstrar um KPI: por um número ou uma porcentagem. Quando vamos nos referir a quantidade de páginas que um usuário viu no blog durante uma visita, usaremos um número. Caso o propósito seja observar  a taxa de rejeição, o resultado será apresentado em percentual.

Como determinar quais KPIs de SEO serão acompanhados na sua empresa?

KPIs e metas da empresa: esses são dois elementos que sempre estão interligados, afinal, já vimos que os Key Performance Indicators são responsáveis por mensurar a performance de cada um dos objetivos empresariais, certo?

O essencial é compreender quais indicadores são realmente interessantes e relevantes para a página do seu negócio, já que esse é um ponto que varia de acordo com cada estratégia adotada.

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Outro aspecto fundamental é se basear em informações que podem ter critérios de comparação. Aqui você até pode criar um padrão só seu, no entanto, não será possível apurar o desempenho dele frente à concorrência.

Por fim, é necessário fazer a coleta, armazenar, organizar e analisar a quantidade ideal de KPIs de SEO.

Atenção: a frase “Equilíbrio é tudo” pode ser muito bem aplicada nesse ponto. Não é preciso acompanhar diversos indicadores que não são relevantes para a sua empresa, mas monitorar poucos dados pode ser insuficiente para ter um bom embasamento.

Quais são os principais KPIs de SEO?

Já vimos o que são os KPIs e como você deve definir os indicadores do seu negócio. Agora, abaixo vamos ver quais são os principais existentes.

Número de visualizações na página

O número de visualizações de página, ou pageviews, mostra o número de visualizações que uma página obteve em um determinado período.

Esse KPI de SEO serve para averiguar quais conteúdos têm maior capacidade de atração de acessos e pode te ajudar a potencializar a estratégia.

CPL

O CPL (Custo por Lead) é um dos principais KPIs de SEO e indica qual é o valor que a empresa está pagando em uma campanha por cada lead adquirido.

Com o CPL, você pode ter o controle detalhado da quantidade de visitantes que foram convertidos em leads e o budget envolvido nessas ações.

E, como a captura de leads é um dos pilares fundamentais da estratégia de SEO, o custo por lead é um indicador imprescindível para auxiliar no direcionamento de esforços e recursos.

Taxa de rejeição

Com a ajuda de ferramentas, é possível ver quantos usuários acessaram seu site e saíram da página na sequência, sem executar uma ação sequer. Uma das plataformas mais utilizadas para isso é o Google Analytics.

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Tempo de carregamento da página

Nem os motores de busca e visitantes do site ficam felizes quando a página demora para carregar. Por isso é importante ficar de olho nessa questão, afinal, ninguém terá paciência para aguardar até que todo o conteúdo apareça.

De acordo com o Google, o tempo de carregamento ideal está entre 0,5 e 2 segundos.

Ranking de palavras

Um dos KPIs de SEO mais populares, sabia? O ranking de palavras mostra quais são as palavras-chave que estão indexando no seu site e qual posição cada uma delas ocupa quando uma pesquisa é feita.

Ao mensurar esse indicador você pode, por exemplo, entender se os termos ranqueados estão ou não relacionados ao conteúdo da sua página.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico também está entre os principais KPIs de SEO, esse é o número que indica os usuários do site que vieram direto dos resultados de pesquisa de buscadores. Ou seja, a pessoa pesquisou uma palavra na internet e encontrou o seu site como resultado.

A partir dessas informações você tem a chance de compreender se o conteúdo está otimizado da maneira correta e se o público está ou não tendo dificuldades para encontrá-lo.

CTR

Do inglês Click-Through Rate ou, simplesmente, Taxa de Cliques (CTR) tem relação direta com cliques e impressões. Esse indicador demonstra o percentual de cliques em comparação com o total de exibições do anúncio.

Por exemplo, se um anúncio recebeu 300 cliques e foi exibido 3.500 vezes, significa que o CTR é de 11,6% (3500/300).

O que podemos concluir?

Para garantir que páginas e sites tenham boa visibilidade frente à concorrência, é necessário ter atenção redobrada aos KPIs de SEO. Não se esqueça que, para definir os indicadores do seu negócio, é preciso pensar e analisar quais são os objetivos da empresa.

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Se este conteúdo esclareceu as suas dúvidas sobre o tema, continue no blog da Bdone e acompanhe as discussões mais atuais em marketing e vendas.

Por: Redação – Agência Hubify

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