Novas perguntas para um novo consumidor: o poder das campanhas multiplataforma

Tá na rua, tá no Google, tá na Netflix. Tá no TikTok, no rádio, no Instagram. Tá no plin plin. Tá onde o consumidor está.

Olhando por essa perspectiva, fica mais fácil entender o conceito de campanha multiplataforma e como ela pode contribuir para a estratégia de crescimento de um negócio, seja ele qual for. 

E, se levarmos em conta as mudanças no comportamento do consumidor e em sua jornada de compras, fica mais fácil ainda entender a importância dessa omnicanalidade.

Conceitualmente, campanha multiplataforma é uma campanha de publicidade que se utiliza de múltiplas plataformas para gerar uma conexão entre as marcas e seus públicos. Na prática é aquela campanha que utiliza, por exemplo, mídia out-of-home, TV aberta, redes sociais, mídia impressa, eventos, de forma integrada, para atingir determinado objetivo de uma empresa.

É, em resumo, uma campanha que se conecta com os novos tempos e conversa com o novo consumidor – um consumidor muito mais protagonista do processo de marketing e vendas.

A mudança no comportamento do consumidor

Por um longo período, tivemos a impressão de que a jornada de compras do nosso cliente era um processo linear, direto do topo ao fundo do funil de vendas. Mas, com o passar do tempo, e o aprofundamento dos estudos, já é possível afirmar que esse caminho é muito mais complexo e não-linear, para não dizer caótico.

Lembra daquela velha pergunta feita por algumas empresas: “como você nos encontrou”, “como você chegou até nós”? Bem, ela está, definitivamente, obsoleta.

A relação entre marcas e consumidores vai muito além da exposição de uma mensagem em uma plataforma ou canal. Ela passa pelas conversas dentro de casa, com os amigos do trabalho, pela mídia, reviews e experiências. Por isso, combinar ações de performance e branding fica cada vez mais necessário.

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Isso significa o fim do famoso “funil de marketing”? Acredito que não. A lógica do funil contribui muito para a organização e para a construção das estratégias de marketing, entretanto, não podemos mais parar ali.

Hoje o consumidor é parte ativa no processo de construção de significado e de valor das marcas, produtos ou serviços. Portanto, é essencial conhecê-lo, entender seus hábitos e aproveitar as muitas possibilidades (e pontos de contato) para estabelecer uma conversa.

É preciso explorar novas possibilidades

O que te levou a comprar um modelo de determinada marca de celular? O design, a câmera com múltiplos megapixels, o preço, o status? Ou a combinação de tudo isso?

E como a percepção de valor dessa marca foi criada? Por um anúncio no Instagram apenas? Ou por uma campanha multiplataforma que contou com a inserção da marca/produto no filme campeão de bilheteria, com a ação com o influenciador do momento, com o painel na Avenida Paulista e, claro, com o anúncio no Instagram?

É mais cômodo para os profissionais de publicidade e marketing encaixotar uma solução: landing page, campanha no Google, ação com influenciadores e remarketing no Instagram.

Funciona? Muitas vezes sim. Explora todo potencial da relação entre a marca e o consumidor? Provavelmente não.

Por isso que, há tempos, as grandes marcas utilizam as campanhas multiplataforma como estratégia de crescimento de negócio. É importante perceber o comportamento dos seus consumidores para explorar as novas oportunidades e tendências: já está anunciando no Tik Tok? Já entendeu como vão funcionar os anúncios na Netflix? Já buscou explorar as oportunidades de inserções em conteúdos na Globo, como nas novelas?

On x off

A vida não acontece no off, como dizem por aí. Nem no on. Aliás, esse conceito on versus off é um tanto ultrapassado, pois não há mais como fazer essa distinção. O digital, hoje, faz parte da rotina da grande maioria da população, as plataformas, os canais escolhidos para uma campanha se conectam, se complementam e não são antagônicos, como ainda teimam em dizer por aí.

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Adesivos em banheiro de academia podem gerar muito mais leads qualificados que uma boa campanha no Google e, todos os dias, é possível notar campanhas multiplataforma gerando resultados acima da média para empresas de diversos segmentos e de diversos tamanhos e segmentos.

Entendi a importância: por onde começo?

Quando a gente fala de campanha multiplataforma, apesar da simplicidade do conceito, surgem muitas perguntas que aparecem, claro, por se tratar de uma estratégia ainda pouco explorada pelo grande universo de oportunidades que se abrem quando observamos o marketing por esse prisma.

Olhar multiplataforma é colocar o consumidor no centro da estratégia e conversar com ele com a mensagem certa, no formato certo, no momento ideal.

“Ok, mas na prática, como começo?”. Um bom caminho é responder a essas três perguntas principais:

✅ Quem é o seu consumidor? 

(E aqui, o conceito de persona se faz muito importante)

✅ Qual o comportamento do meu consumidor?

(Quais seus hábitos, seus gostos, suas influências)

✅ Que tipo de conteúdo ele consome em cada canal?

(Usa o Instagram pra se divertir e o e-mail para trabalhar? Que tal adaptar nosso conteúdo de acordo com esse comportamento?).

Com essas respostas, tenho certeza de que uma boa estratégia de marketing vai se descortinar à sua frente e ficar óbvia. E, feito isso, estaremos prontos para evoluir a nossa conversa. Seja aqui ou em outra plataforma.

 

Se este conteúdo esclareceu as suas dúvidas sobre o tema, continue no blog da Bdone e acompanhe as discussões mais atuais em marketing e vendas.

Fonte: Redação – Agência Cubo.

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