A gestão de conteúdo digital é uma frente de atuação decisiva para empresas virtuosas que já trabalham a estratégia de marketing moderna, porque permite que as marcas criem relacionamentos duradouros com seus clientes através da produção regular de materiais relevantes e intuitivamente atraentes.
Do ponto de vista conceitual, fazer gestão de conteúdo digital para uma empresa trata-se de um processo, de ponta a ponta, de fornecimento, criação, gerenciamento e entrega de conteúdo.
Contudo, na prática, a missão de construir ou ampliar a reputação e a autoridade de marcas no ambiente digital, aumentar o tráfego de um site, atrair e se relacionar com leads (potenciais clientes), bem como, no limite, gerar novas oportunidades de negócios e até mesmo reter clientes na carteira é cada vez mais desafiadora.
Num cenário de muitos emissores e estímulos, com o crescente número de criadores de conteúdos, sejam pessoas físicas (influenciadores, blogueiros, colunistas etc.), sejam pessoas jurídicas (empresas, associações, entidades de classe etc.), publicando na estratosfera digital, o trabalho de gerir todo esse material exige método, processo e profissionalismo.
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Bem, como todo trabalho estruturado, neste artigo também vamos tratar de alguns passos fundamentais. A seguir, listo cinco deles:
1. Defina seus objetivos de marketing de conteúdo
Seus objetivos devem ser claros e mensuráveis, tais como aumentar o tráfego para seu site, melhorar a conscientização da marca, gerar leads qualificados ou até mesmo novos negócios.
Essa etapa do trabalho é importante pois, ao longo do projeto, você terá como analisar se seus conteúdos estão contribuindo ou não com as metas da sua estratégia. Afinal, “O que não pode ser medido, não pode ser mensurado”, já pregava Edwards Deming, estatístico e consultor norte-americano (1900 – 1993).
2. Crie um calendário de conteúdo
Depois de definir seus objetivos, é hora de estabelecer um cronograma para organizar suas campanhas de conteúdo. Isso ajudará sua marca a planejar os materiais que serão publicados, tanto em relação a dias e horários, quanto a formatos e canais digitais.
Em uma entrevista concedida ao Pequenas Empresas Grandes Negócios, da Tv Globo, eu falo mais a esse respeito.
3. Desenvolva um plano de distribuição de conteúdo
É o momento de refletir e desenvolver um plano de disseminação do conteúdo da sua empresa para garantir que ele alcance o seu público-alvo e, preferencialmente, tenha a maior audiência possível. Isso envolve o uso de uma variedade de canais, como mídia social, email marketing, blog, anúncios pagos e até parceria com influenciadores.
4. Analise os resultados
Nesta etapa do trabalho, a recomendação é monitorar, mensurar e analisar os resultados dos seus esforços a partir da estratégia de conteúdo.
O objetivo? Ter clareza se as metas serão alcançadas ou se será necessário fazer ajustes de rota.
As métricas mais comuns usadas para medir o desempenho dos conteúdos são:
- Alcance;
- Envolvimento;
- Tráfego;
- Leads gerados;
- Conversões.
5. Ajuste e repita
Como vimos no item anterior, você deve ser crítico em relação à performance dos seus conteúdos.
Sua estratégia está distante das metas previamente estabelecidas?
Então, é hora de otimizar os conteúdos para que haja essa convergência entre os esforços e os resultados esperados.
É possível testar o conteúdo em diferentes canais digitais, ajustar o tom de voz ou cronograma de publicação, bem como alterar o formato. Por exemplo: em vez de um post fixo no feed do Instagram, que tal produzir um vídeo para os Stories da plataforma?
Se você deseja obter mais informações sobre o assunto, confira o guia especial “Tendências de Marketing de Conteúdo para 2023”, publicado pela Prosperidade Conteúdos.
O material fornece uma visão apurada para sua empresa saber exatamente onde focar a atenção e os recursos voltados para o marketing de conteúdo neste ano. E aqui vai um spoiler: a inteligência artificial (IA) vem com tudo. Está imperdível!
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Por: Redação Prosperidade Conteúdos | Parceria com a B.done.