O Marketing de Performance ensina que, mais que esforços e intenções, empresas devem se preocupar com resultados. Até porque, os números relevantes para analisar as estratégias nunca estiveram tão disponíveis.
Parte dessa abordagem é adotada intuitivamente, como mensurar atração, retenção e receitas. Porém, a sistematização é o que realmente vai impulsionar o crescimento exponencial, sendo uma das abordagens de Growth Hacking.
Afinal, o que é Marketing de Performance?
Marketing de Performance é um modelo de trabalho em que as estratégias são observadas pelo prisma do resultado, tendo origem no Marketing Digital. Portanto, tem a capacidade de modificar a visão das pessoas envolvidas em processos de vendas.
É interessante observar o funil de Growth Hacking (ou Funil Pirata) para notar como o foco em performance se irradia em todas as etapas:
● aquisição
● ativação
● retenção
● recomendação
● receita
O Marketing Tradicional sempre esteve interessado na primeira etapa. Isso porque tenta alcançar grandes massas para, mesmo se houver uma baixa conversão, gerar vendas.
No Growth Marketing, o cliente é um personagem ativo no crescimento da organização. Retenção e recomendação, por exemplo, deixam essa relação bem clara.
Nessas etapas, o cliente não é mais a audiência de terceiros, mas pessoas que compram reiteradas vezes e indicam a organização para outros consumidores. O crescimento se torna exponencial.
A atividade da agência de Inbound Marketing é construir esse público altamente engajado, por meio da combinação de estratégias. Nesse sentido, “inbound”, “growth” e “performance” são complementares.
Como colocar o Marketing de Performance em prática?
Implementar o Marketing de Performance exige entendimento dos objetivos e metas. Aliás, tentar converter pessoas nas etapas dos funis de marketing e vendas é um bom começo.
A seguir, é preciso buscar métodos de análise e indicadores-chave que tenham sinergia com essas etapas:
● NPS
● Google Analytics
● Google Tag Manager
● Análise Cohort
● mapa de calor
Igualmente, o mercado oferece ferramentas específicas para redes sociais e SEO:
● mLabs
● Hootsuite
● Meta Business Suite
● Keyword Explorer
● SEMRush
● Google Search Console
O Marketing de Performance desenvolve uma das dimensões mais importantes das estratégias de growth, que é usar o embasamento científico, de dados e estatística. É abandonar de vez os achismos.
Entre os exemplos de aplicação, o modelo pode ser interessante para empresas que desejam migrar para o mundo digital. Outro caso é o de organizações que vêm enfrentando dificuldades para alavancar resultados e precisam de ajustes.
Em diferentes casos, o Marketing de Performance será importante para permitir que os profissionais enxerguem o que está acontecendo. E, a partir dessa visibilidade baseada em indicadores, é possível promover a melhoria contínua das estratégias.
Se este conteúdo esclareceu as suas dúvidas sobre o tema, continue no blog da Bdone e acompanhe as discussões mais atuais em marketing e vendas.