Inbound Marketing: por que uma agência especializada pode fazer a diferença?

Você sabe o que é Inbound Marketing? E os serviços oferecidos pelas agências especializadas nessa metodologia, você conhece?
Entender como funciona o Inbound Marketing é o primeiro passo para empresas que desejam investir na estratégia. Depois, é necessário entender se ela faz sentido para o seu negócio e, em caso positivo, se o melhor é internalizar essas ações ou contar com uma agência parceira para colocar a metodologia em prática.

Neste artigo, você saberá em detalhes o que é Inbound Marketing, uma estratégia que tem como foco atrair os consumidores de maneira não intrusiva, gerando valor para esse público — o que é feito por meio de estratégias como a produção de conteúdo relevante e de qualidade. Acompanhe a leitura e fique por dentro! 😉

 

O que é Inbound Marketing?

Vamos começar pelo básico: o conceito de Inbound Marketing! Em uma tradução literal para o português, Inbound Marketing quer dizer “marketing de entrada”. Mas a expressão tem sido traduzida como “marketing de atração”, e você já vai entender por quê.

O Inbound Marketing consiste em um conjunto de técnicas que têm como objetivo atrair clientes em potencial por meio de conteúdos relevantes. Diferentemente do marketing tradicional, em que a empresa busca os consumidores de forma ativa, no Inbound é o público que vai até a empresa — daí o termo “marketing de atração”.

A metodologia surgiu nos anos 2000 e tem ganhado espaço em um contexto de mudança no comportamento dos consumidores. Com a chegada da internet, as pessoas passaram a comprar de maneira diferente. Antes de fechar um negócio, por exemplo, é comum pesquisar online por informações e avaliações. Forçar a venda não funciona mais, nem interromper o consumidor o tempo todo com propagandas invasivas.

Atrair os consumidores que realmente desejam comprar o seu produto ou serviço, por outro lado, pode ser bem mais efetivo.

Assim, os benefícios do Inbound não ficam restritos ao consumidor: investindo em marketing de atração, a empresa poupa tempo e energia, já que não corre atrás de consumidores que não fazem parte do seu público-alvo.

 

A importância do Marketing de Conteúdo para o Inbound Marketing

É difícil falar em Inbound Marketing sem falar em Marketing de Conteúdo. Um dos pilares de uma estratégia de atração de consumidores, o Marketing de Conteúdo consiste em produzir e distribuir materiais de qualidade em diversos formatos, como artigos de blog, posts nas redes sociais, ebooks, infográficos, podcasts, tudo com o objetivo de trazer as pessoas certas para perto do seu negócio.

A ideia é que a empresa desenvolva um relacionamento com esses consumidores em potencial, entendendo as suas necessidades. Eles chegam até a empresa por meio de pesquisas que fazem, por exemplo, nos mecanismos de busca. Aos poucos, vão consumindo conteúdos mais avançados, até que estejam prontos para uma abordagem de vendas.

Isso requer que os conteúdos produzidos estejam alinhados com os interesses do seu público-alvo. É preciso conhecer as dificuldades que essas pessoas — ou empresas, no caso de negócios B2B — enfrentam no dia a dia e saber como a sua oferta pode ajudá-las. Dessa forma, você atrai o tráfego necessário e pode converter os interessados em Leads, que no futuro serão clientes.

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Mas, para falar sobre isso, é preciso entender as etapas do Inbound Marketing.

 

As 5 etapas da metodologia Inbound Marketing

Como se trata de uma metodologia, o Inbound Marketing segue uma sequência lógica de 5 etapas, que se complementam de maneira inteligente. São elas:

  1. Atrair
  2. Converter
  3. Relacionar
  4. Vender
  5. Analisar

Atrair

Nesta etapa, o foco é a geração de tráfego para o seu site. Em vez de gastar energia indo atrás dos consumidores, a empresa foca em levá-los até sua página na internet. Isso é feito por meio de:

  • Publicação de conteúdos de qualidade no blog da empresa
  • Uso de técnicas de SEO, para que os conteúdos sejam encontrados por meio de buscadores como o Google
  • Anúncios segmentados, focados no seu público-alvo, que podem ser feitos na rede de pesquisa do Google, em outros sites ou nas redes sociais
  • Publicações nas redes sociais levando para o seu site

 

Converter

Na etapa de conversão, o foco é fazer com que as pessoas que foram atraídas para o seu site sejam convertidas em Leads. Essa conversão consiste em o usuário deixar suas informações de contato em troca de uma recompensa, que pode ser, por exemplo, um material rico.

Ter um site com milhares de visitas, mas sem conversão não é interessante do ponto de vista do Inbound Marketing. A ideia, afinal, é conduzir essas pessoas por todas as etapas até que se tornem clientes.

Para converter visitantes em Leads, a empresa pode usar:

  • Ofertas de materiais ricos, como ebooks, que ficam hospedados em Landing Pages nas quais o usuário coloca suas informações para fazer o download
  • Calls-to-action, ou CTAs, que são elementos que influenciam o visitante a realizar uma ação, como botões chamativos
  • Formulários, que o usuário preenche deixando suas informações
  • Textos otimizados para conversão, que estimulam o usuário a tomar determinada ação

Relacionar

Na etapa de relacionamento, a empresa relaciona-se com o Lead até que ele esteja pronto para a compra. Isso pode ser feito por meio de:

  • Mensagens de Email Marketing com materiais interessantes para o estágio em que esse contato se encontra
  • Envio de newsletter contando as novidades da sua área de atuação ou dos seus produtos e serviços

Vender

Aqui, temos o resultado de todo o trabalho de atração, conversão e relacionamento: a venda. Essa etapa varia conforme a empresa. No caso de um ecommerce, por exemplo, a venda se dá dentro do próprio site. Já no caso de uma empresa que faz vendas complexas, é necessário que o vendedor entre em contato com o cliente em potencial.

Nessa etapa, a metodologia do Inbound Marketing prevê o uso de estratégias como:

  • o Lead Scoring, para entrar em contato com os Leads mais preparados para a compra
  • Inbound Sales
  • Ferramenta de CRM

Analisar

Por fim, temos a análise. Uma das grandes vantagens do Inbound é a possibilidade de analisar os resultados das suas ações, o que não acontece em estratégias mais tradicionais. Pense em um outdoor ou em uma propaganda no rádio ou na TV. Como saber quantas pessoas que compraram a sua oferta o fizeram depois de serem impactadas por essa publicidade?

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No Inbound, isso é possível. Todas as ações podem ser medidas e otimizadas para detectar pontos de melhoria. Para isso, utiliza-se:

  • Ferramentas de Web Analytics, como o Google Analytics
  • Ferramenta de automação de marketing

 

Quais são os benefícios do Inbound Marketing?

Agora que você já conhece a metodologia, fique por dentro dos principais benefícios do Inbound Marketing:

  • Alcançar o público certo, já que toda a estratégia é voltada para a atração de quem vai, de fato, comprar seus produtos ou serviços
  • Mais visibilidade para a marca, permitindo que a empresa se destaque dentre os concorrentes, já que possui uma presença online sólida
  • Aproximação dos clientes, que seguem a empresa por conta dos conteúdos de valor que são publicados em seus canais
  • Alinhamento entre as áreas de marketing e vendas, já que a primeira envia Leads realmente interessados na compra do produto ou serviço para a segunda
  • Redução de ciclo de vendas, pois, quando o consumidor chega à área comercial, já está mais preparado para a compra
  • Redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC), haja visto que as ações online são mais baratas em comparação com estratégias de marketing tradicional

 

Como colocar a estratégia de Inbound Marketing em prática?

Não saber por onde começar a colocar a estratégia de Inbound em prática é uma dificuldade comum entre as empresas que estão iniciando a aplicação da metodologia. Isso é bem compreensível, afinal, o marketing de atração tem etapas delimitadas, requer uma série de ações e, para completar, é uma metodologia relativamente nova.

Para começar, a empresa pode internalizar o Inbound, contratando colaboradores focados nessas ações, ou contar com um parceiro para terceirizar os serviços. No mercado, existem agências de Inbound Marketing especializadas na estratégia, que podem ajudar a empresa a colocá-la em prática do planejamento à análise, usando ferramentas específicas.

Nesse sentido, contar com uma agência de Inbound pode ser uma boa opção para reduzir custos, já que contratar uma equipe de especialistas pode sair caro, e ainda colocar a estratégia para rodar mais rapidamente, já que é possível, por meio da agência, contar com a expertise de um grupo de profissionais.

Se você está em dúvida se vale ou não a pena contratar uma agência de Inbound Marketing, vamos falar em mais detalhes sobre como esse tipo de negócio pode ajudar a sua empresa.

 

O que faz uma agência de Inbound Marketing?

Como é possível perceber pelas etapas, o Inbound envolve uma série de ações. Sendo assim, dificilmente pode ser feito por apenas um profissional.

Felizmente, é possível contar com a ajuda de uma agência de Inbound, que reúne especialistas sem áreas como:

  • planejamento
  • redação
  • SEO
  • redes sociais
  • conversão
  • design
  • desenvolvimento
  • análise

Ao contratar a agência, a empresa tem acesso à expertise de todos esses profissionais, que vão fazer uma estratégia de criação e divulgação dos conteúdos com base nos objetivos de cada negócio.

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Depois disso, esses materiais são distribuídos nos canais certos, usando as ferramentas adequadas. A agência pode ainda fazer uma análise de resultados para os gestores da empresa. Os custos são menores porque são diluídos entre outros negócios que contratam a agência.

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Quais são as vantagens de contratar uma agência de Inbound Marketing

Conheça as vantagens de terceirizar seu Inbound Marketing com uma agência especializada:

  • Acesso às melhores ferramentas: fazer Inbound sem boas ferramentas pode ser um desafio. É por meio de um software de automação de marketing, por exemplo, que é possível disparar emails segmentados e criar Landing Pages. Imagine fazer tudo isso manualmente? É claro que o gestor da empresa pode contratar essas ferramentas para uso interno. Mas como saber quais são as melhores? A agência não só tem o acesso a essas plataformas como sabe quais são as mais eficientes e como tirar o melhor proveito delas.
  • Especialistas à disposição: os profissionais da agência de Inbound pensam e vivem essa estratégia todos os dias, aplicando-a para diversos clientes. Contratando a agência, você tem acesso a esse conhecimento acumulado.
  • Análise de qualidade: a agência monitora as ações e faz análises dos resultados. Mais do que números, essas análises, se feitas da forma certa, trazem insights para aplicar na sua empresa e melhorar cada vez mais a estratégia.
  • Custos menores: em comparação com a contratação de uma equipe de profissionais focada em Inbound, contratar uma agência é bem mais barato. É possível escolher entre diversas formas de pagamento, como fee mensal fixo (quando o cliente paga o mesmo valor todos os meses durante a duração do contrato), success fee (em que são estabelecidos prêmios para as metas atingidas), dentre outros, conforme o que couber no seu orçamento.

Como escolher a agência de Inbound Marketing certa?

Com o Inbound se tornando uma estratégia cada vez mais popular, o número de agências tem se multiplicado. Nesse cenário, pode ser difícil escolher a agência de Inbound Marketing ideal para ajudar o seu negócio.

Se você se convenceu de que uma agência de Inbound é a melhor escolha para a sua empresa, siga estas dicas de como contratar a agência certa:

  • Observe a presença digital da agência — se ela aplica o Inbound no próprio site, se tem conteúdos de qualidade no blog e nas redes sociais
  • Pesquise por cases de sucesso de negócios do mesmo segmento que o seu e procure por depoimentos e avaliações de quem é ou já foi cliente
  • Ao procurar por uma agência, tenha objetivos bem definidos com essa parceria!

Por fim, você ainda pode contar com parceiros como a B.done, que é especialista em conectar empresas que querem melhorar seus resultados de marketing à agências ideais para cada caso.

Inbound Marketing - Agências

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Escrito por:

Débora Brauhardt
Débora Brauhardt
Especialista em Gestão da Criatividade e Inovação e mais de 12 anos de carreira em estratégias de negócios, marketing, customer success, gestão e internacionalização em empresas como Parque Tecnológico Itaipu, Resultados Digitais e Octadesk.

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