A Importância da comunicação e análise na relação Agência-Cliente

Ao trabalhar em agências de comunicação, é possível perceber que cada negócio, seja pequeno, médio ou grande, requer uma abordagem única, pois todos vendem seus produtos, serviços ou ideias, de forma diferente. Portanto, é essencial ter em mente a marca (ou a marca que será desenvolvida) para criar campanhas sob medida.

Muitos empresários entendem o marketing de maneira dispersa. Eles sabem que precisam de um site e, geralmente, estão cientes da importância de criar um blog e algumas páginas de mídia social, mas a maioria não se atenta ao fato de que essas premissas são apenas a ponta do iceberg. Cada propriedade digital que uma organização possui, exige impulsionamento, conteúdos novos e consistentes, deixando a mentalidade de “configure e esqueça”.

Além disso, a relação agência-cliente precisa ter como foco a geração de negócios e oportunidades para ambos, não deixando de lado a análise do histórico da empresa,  se aprofundando, fazendo as perguntas certas para, assim, alinhar expectativas.

Por exemplo, alguém pode dizer que deseja a criação de um novo site de última geração. Em teoria, isso soa fantástico, mas é possível que, ao fazer uma breve pesquisa, você pontue a demanda como desnecessária e, ao invés de investir nesta reestruturação, a criação de conteúdos, aplicação de social ADS e otimização de SEO, sejam melhores alternativas para o momento atual da companhia.

Quando se trata do digital, existem inúmeras opções, porém ainda há profissionais com dificuldades para escolher corretamente os canais disponíveis. A exemplo disso, podemos citar o Youtube, que é uma das maiores plataformas de vídeo do mundo: embora muitos não saibam, a ferramenta tem grande potencial nos negócios, pois a possibilidade de  criar vídeos curtos e informativos sobre produtos e serviços ajuda a popularizar marcas.

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Como garantir eficiência nas relações comerciais? Aqui estão etapas importantes para este processo:

Etapa 1: Entenda as metas do negócio

O primeiro passo é perguntar o que a empresa está procurando em termos de resultado para a campanha de marketing. Querem mais tráfego para seu site, aumentar as vendas ou Rebranding total?

Etapa 2: Avalie as necessidades e crie um plano personalizado

Como falado anteriormente, o que funciona para um pode não funcionar para outro. Por isso, realizar avaliações sobre as necessidades da empresa colabora na descoberta de soluções de maneira personalizada, projetando recursos para o atingimento das metas.

Etapa 3: Ajude o cliente a identificar o que ele precisa

Às vezes, para entregar os resultados  esperados é preciso dizer “não” – não de forma grosseira, mas sim evidenciando melhores opções. Nem sempre a liderança estará aberta a sugestões, porém, é importante dialogar e mostrar, através de dados e informações relevantes para estabelecer confiança, o porquê as sugestões oferecidas funcionarão.

Etapa 4: Construa relacionamentos de longo prazo

Qualquer profissional pode simplesmente pegar o buget do cliente e entregar exatamente o que pediram. No curto prazo, a marca ficaria feliz com o trabalho, mas provavelmente não vão trabalhar com a mesma agência novamente devido à quebra de expectativa na performance de vendas, destaque no mercado, construção de reputação ou qualquer dos principais objetivos do negócio.

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Fonte: Forbes por George Arabian

Traduzido por B.done | Beatriz Proença

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