Setembro é o momento ideal: revise estratégias de Marketing e Vendas e inicie o planejamento de 2023

Setembro é o momento perfeito para rever o que deu certo até então em suas estratégias de marketing e vendas e começar o planejamento de 2023.

Imagino o que você está pensando: “Por quê planejar com tanta antecedência?”. A resposta é simples: porque é mais fácil revisar as estratégias que deram certo até então e começar a desenvolver um plano de longo prazo agora. Quanto mais cedo iniciar, maior a probabilidade de atingir seus objetivos.

Uma estratégia de marketing e vendas anual bem-sucedida requer tempo, atenção e investigação. A seguir, vamos percorrer um cronograma ideal para planejar as estratégias que vão garantir sucesso ainda em 2022 e também em 2023.

ETAPA 1: Investigação – Setembro de 2022

Comece a identificar e perceber os desejos e necessidades dos clientes durante esse mês. Os tempos estão mudando e as tendências também. O que estava funcionando nos anos anteriores e no início de 2022 pode não funcionar agora e em 2023. E, mesmo estando nos últimos meses do ano, ainda há tempo de sobra para desacelerar, recuar e aliviar um pouco da pressão que os momentos de incertezas podem trazer. 

Aqui estão algumas recomendações para esse período:
  • Faça uma investigação sobre as personas e perfil dos seus clientes, com as equipes de marketing, vendas e customer success, para garantir uma imagem clara e renovada do seu target. 
  • Comece a observar o cenário competitivo do seu setor – o que o concorrente está fazendo e o que sua empresa não está fazendo?
  • Dê uma olhada em outros websites e decida se o site da sua empresa precisa de um facelift (Design, UX, Call to Action e principalmente post blog otimizados) 
  • Olhe para as suas estratégias de marketing anteriores e examine o que funcionou ou não até agora.
  • Nas vendas, identifique quais os perfis de clientes convertem mais rápido (Ciclo de Vendas) pela visão do mercado, porte das empresas, canais de aquisição, personas
  • Identifique os principais motivos de perda no funil de vendas dos Sales Executives e como poderá reduzi-los através de materiais e conteúdos mais persuasivos. Já no funil de #SDR e #BDR valide o processo de qualificação e se o alinhamento entre os times de marketing e vendas está coerente. 
Veja também:  Agência de publicidade: por que você precisa de uma

Um ponto muito importante é verificar se os #SLA entre marketing, vendas e customer success estão sendo respeitados, qual o percentual de quebra do acordo e os motivos. 

PASSO 2: Decisão – Outubro e Novembro de 2022

A primeira etapa foi concluída e agora, nos últimos meses de 2022, é necessário encontrar formas práticas de usar a investigação e as observações adequadas para o seu negócio nos últimos meses. 

Aqui estão algumas estratégias para esse período:
  • Com os dados de persona-alvo coletados, comece a investigar os diferentes lugares que seus clientes ideais estão e sua empresa não está – seja olhando para anúncios em mídias sociais, encontrando eventos para participar, webinars e planos de conteúdo, estratégias comerciais, como #inbound Sales, #outbound Sales ou #ABM, etc.
  • Se decidir que o site precisa de uma remodelação, procure uma agência digital que possa ajudar a melhorar a experiência do usuário. 

Quais materiais de apoio às vendas devem ser revistos e atualizados? Quais canais de geração de leads devem ser desenvolvidos para gerar mais oportunidades de vendas para a equipe comercial?

  • Finalize com o orçamento e certifique-se do quanto você tem para investir até o final do ano e em 2023.
PASSO 3: Finalizar e Implementar – Dezembro de 2022

Nenhum plano está completo sem a etapa final. Dezembro fica a um curto passo de de 2023, então esse é o mês para colocar tudo em prática, caso ainda não tenha feito isso.

Aqui estão algumas observações para esse período:
  • Os planos de #marketing e #vendas do primeiro trimestre devem ser concluídas ou finalizadas ainda em dezembro.
  • Se decidir trabalhar com uma agência digital ou #outsourcing de Sales Development para 2023, certifique-se de assinar esses contratos ainda em 2022
  • Lembre-se que em alguns casos existe a fase de implementação, que dura em torno de 1 a 2 meses, portanto, para iniciar janeiro com o planejamento em execução é necessário validar o tempo para o processo de estratégias de marketing e vendas. 
Veja também:  Marketing no Olist: prioridades e aprendizados do marketing em startups.

As empresas bem-sucedidas são aquelas que têm um plano, pois quando pensamos nos projetos que desejamos realizar no futuro e como vamos chegar lá, conseguimos vantagens sobre os concorrentes.

Sua empresa já revisou as estratégias de #2022 e iniciou o plano para #2023?

Fonte: Richard Ruiz Mello – CEO & FOUNDER Digital Selling 

Tradução: B.done

Continue Lendo:

Brandgrowth

Brandgrowth e crescimento sustentável para o seu negócio

O sucesso de uma marca vai muito além de conquistar clientes. Trata-se de construir uma presença

A lição do ferreiro: por que sua agência deve olhar para dentro de casa

Falar sobre esse tema pode ser um pouco delicado, mas se tem algo que costumo expressar
Implementação de inteligência artificial

Implementações de inteligência artificial no marketing

Durante parte considerável do surgimento da inteligência artificial (IA) no marketing, conversas sobre os reais benefícios

Receba informações e notícias em seu e-mail.