Setembro é o momento ideal: revise estratégias de Marketing e Vendas e inicie o planejamento de 2023

Setembro é o momento perfeito para rever o que deu certo até então em suas estratégias de marketing e vendas e começar o planejamento de 2023.

Imagino o que você está pensando: “Por quê planejar com tanta antecedência?”. A resposta é simples: porque é mais fácil revisar as estratégias que deram certo até então e começar a desenvolver um plano de longo prazo agora. Quanto mais cedo iniciar, maior a probabilidade de atingir seus objetivos.

Uma estratégia de marketing e vendas anual bem-sucedida requer tempo, atenção e investigação. A seguir, vamos percorrer um cronograma ideal para planejar as estratégias que vão garantir sucesso ainda em 2022 e também em 2023.

ETAPA 1: Investigação – Setembro de 2022

Comece a identificar e perceber os desejos e necessidades dos clientes durante esse mês. Os tempos estão mudando e as tendências também. O que estava funcionando nos anos anteriores e no início de 2022 pode não funcionar agora e em 2023. E, mesmo estando nos últimos meses do ano, ainda há tempo de sobra para desacelerar, recuar e aliviar um pouco da pressão que os momentos de incertezas podem trazer. 

Aqui estão algumas recomendações para esse período:
  • Faça uma investigação sobre as personas e perfil dos seus clientes, com as equipes de marketing, vendas e customer success, para garantir uma imagem clara e renovada do seu target. 
  • Comece a observar o cenário competitivo do seu setor – o que o concorrente está fazendo e o que sua empresa não está fazendo?
  • Dê uma olhada em outros websites e decida se o site da sua empresa precisa de um facelift (Design, UX, Call to Action e principalmente post blog otimizados) 
  • Olhe para as suas estratégias de marketing anteriores e examine o que funcionou ou não até agora.
  • Nas vendas, identifique quais os perfis de clientes convertem mais rápido (Ciclo de Vendas) pela visão do mercado, porte das empresas, canais de aquisição, personas
  • Identifique os principais motivos de perda no funil de vendas dos Sales Executives e como poderá reduzi-los através de materiais e conteúdos mais persuasivos. Já no funil de #SDR e #BDR valide o processo de qualificação e se o alinhamento entre os times de marketing e vendas está coerente. 
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Um ponto muito importante é verificar se os #SLA entre marketing, vendas e customer success estão sendo respeitados, qual o percentual de quebra do acordo e os motivos. 

PASSO 2: Decisão – Outubro e Novembro de 2022

A primeira etapa foi concluída e agora, nos últimos meses de 2022, é necessário encontrar formas práticas de usar a investigação e as observações adequadas para o seu negócio nos últimos meses. 

Aqui estão algumas estratégias para esse período:
  • Com os dados de persona-alvo coletados, comece a investigar os diferentes lugares que seus clientes ideais estão e sua empresa não está – seja olhando para anúncios em mídias sociais, encontrando eventos para participar, webinars e planos de conteúdo, estratégias comerciais, como #inbound Sales, #outbound Sales ou #ABM, etc.
  • Se decidir que o site precisa de uma remodelação, procure uma agência digital que possa ajudar a melhorar a experiência do usuário. 

Quais materiais de apoio às vendas devem ser revistos e atualizados? Quais canais de geração de leads devem ser desenvolvidos para gerar mais oportunidades de vendas para a equipe comercial?

  • Finalize com o orçamento e certifique-se do quanto você tem para investir até o final do ano e em 2023.
PASSO 3: Finalizar e Implementar – Dezembro de 2022

Nenhum plano está completo sem a etapa final. Dezembro fica a um curto passo de de 2023, então esse é o mês para colocar tudo em prática, caso ainda não tenha feito isso.

Aqui estão algumas observações para esse período:
  • Os planos de #marketing e #vendas do primeiro trimestre devem ser concluídas ou finalizadas ainda em dezembro.
  • Se decidir trabalhar com uma agência digital ou #outsourcing de Sales Development para 2023, certifique-se de assinar esses contratos ainda em 2022
  • Lembre-se que em alguns casos existe a fase de implementação, que dura em torno de 1 a 2 meses, portanto, para iniciar janeiro com o planejamento em execução é necessário validar o tempo para o processo de estratégias de marketing e vendas. 
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As empresas bem-sucedidas são aquelas que têm um plano, pois quando pensamos nos projetos que desejamos realizar no futuro e como vamos chegar lá, conseguimos vantagens sobre os concorrentes.

Sua empresa já revisou as estratégias de #2022 e iniciou o plano para #2023?

Fonte: Richard Ruiz Mello – CEO & FOUNDER Digital Selling 

Tradução: B.done

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