A fonte primária de informação hoje, sem dúvida, é a internet. Informação que está facilmente disponível e ao nosso alcance. Estar presente na Internet, é uma prerrogativa básica para todo negócio. A cada 10 pessoas, 8 usam o Google para buscar informações sobre as empresas e serviços, antes da tomada de decisão, de acordo com o Google Discovery.
Nesse artigo, além de entender o poder que uma presença online tem para atração de novas oportunidades comerciais, vamos ainda falar da importância de um site estruturado e pensado nas experiências digitais. Vamos entender como tudo isso funciona dentro de um site?
Geração de oportunidades qualificadas
O site é a porta de entrada para as marcas, é o lugar onde as pessoas vão entender melhor sobre a sua linha de negócio, portfólio, consciência da marca e quem faz parte do seu ecossistema, além de ser capaz de transmitir os valores e diferenciais da marca, que eventualmente irá aumentar as chances de ser escolhido. Além disso, um site alinhado eleva a confiabilidade do lead que pode confirmar ou exceder as expectativas, quando percebe a presença da marca nos multicanais.
Assim como antigamente, quando os clientes esperavam que as empresas tivessem números de contato e endereços mencionados em seu folheto informativo, os clientes hoje em dia esperam que as marcas tenham um site e presença on-line.
Que as redes sociais são ótimos canais para se conectar com o público e alcançar novas oportunidades para o negócio, já sabemos. Por isso, muitas empresas apostam nessa estratégia e na contratação de agências especializadas, criando perfis em todos os canais digitais disponíveis, porém é necessário ir um pouco mais longe para conquistar os resultados almejados. Se o site de uma empresa é superlativo em seus recursos e navegação, os clientes estarão mais inclinados a confiar na empresa e aproveitar seus serviços.
Construção e personalização de um site
Um site institucional é um bom primeiro passo para a transformação digital e nivelá-lo conforme a estratégia de negócio, impulsionará suas conexões e iniciativas comerciais, fornecendo informações confiáveis aos prospect e consumidores, o que ajudará a diferenciar sua empresa dos concorrentes. Em um site institucional é primordial ter áreas como: “Sobre nós”, “Serviços”, “Perguntas frequentes”, ”Contato” e até “Trabalhe conosco”. Lembre-se, o site é um grande cartão de visita que deve ser planejado e organizado, não se limitando apenas a apresentação, mas também unificando informações relevantes e de acordo com o guia de comunicação da sua marca. Ou seja, o site institucional deve possuir ramificações, que devem levar e apresentar as diversas áreas de sua empresa.
A apresentação deve ser o corpo principal do site, contando um pouco da história e das conquistas. Novas empresas no mercado, podem falar sobre os motivos de abertura, o porquê a empresa é confiável, quais as necessidades que visam atender e etc. É muito mais que contar a história, é trazer os valores, os quais devem criar uma afinidade com cada cliente. Falar sobre a missão, propósito, potencial do negócio e visão do futuro se tornam pontos chaves para uma conexão bem sucedida. Mesmo que o site institucional não seja um e-commerce, ele pode divulgar os serviços oferecidos para que o cliente se identifique com o seu modelo de negócio e novas oportunidades comerciais sejam criadas. O corpo do site pode levar para outras áreas que complementam o conteúdo oferecido, como ligar o site às redes sociais, endereços, contatos e blogs, diversificando os pontos de contato e aumentando a acessibilidade do cliente com a marca. Obviamente cada página possui características únicas, alguns possuem relatos de clientes, como depoimentos, cases de sucesso, entre demais conteúdos que enriquecem o seu site. O importante é organizar todo seu escopo de informações, de uma maneira que fique claro para quem está visitando.
Posicionamento dentro do Google e Estratégia de Marketing
É possível mensurar o tráfego feito pelo site com ferramentas direcionadas, como o Google Analytics que entende o perfil do público que visita o seu site e o comportamento que essas pessoas têm dentro das suas páginas. Possibilitando dados e informações para construção do seu público e estratégias de divulgação.
Além disso, é possível construir públicos similares (os famosos lookalikes), considerando os mesmos hábitos e interesses que o seu público atual. Existem também dois tipos de métodos de marketing voltados para website. Um é o Search Engine Optimization (SEO) e o segundo é o Search Engine Marketing (SEM). Às vezes, o SEM também é chamado de Pay Click (PPC). Além de SEO e PPC, você também pode comercializar seu site usando mídias sociais, através de displays, Ads e outras estratégias. Você pode configurar um público-alvo de acordo com a persona do seu negócio e usar dados demográficos como idade, sexo, localização e muito mais para o mesmo. Você pode ir tão longe quanto quiser ou explorar o seu nicho o quanto quiser.
Uma agência de marketing digital com registros de sucesso comprovados ajuda você a criar e executar um plano de marketing para a sua marca que levaria usuários relevantes ao seu site.
Um site tornou-se uma necessidade para as marcas, estar presente na internet, agora, é o primeiro passo para um negócio de sucesso. Produza conteúdo, organize-se e esteja presente, afinal, proatividade é o requisito para qualquer empresa.
E se a sua marca busca por um parceiro para estruturar a sua presença na internet e aprimorar suas estratégias digitais, traga seu desafio para B.done e tenha o apoio de uma das nossas consultoras de negócios para te ajudar a encontrar a melhor agência para o seu negócio.