Live marketing na prática: estratégias de sucesso pela perspectiva de Vivian Ferreira, CEO da GO! Comunicação

Com o objetivo de envolver as pessoas de maneira significativa, fortalecendo o relacionamento com a marca e impulsionando resultados de negócios, o live marketing se concentra em criar experiências memoráveis e autênticas, que estimulem as emoções, a participação ativa e a conexão entre a marca e seu público. 

Vivian Ferreira, CEO da GO! Comunicação, detalha as práticas de live marketing desenvolvidas pela agência. Com quase 20 anos de GO! Comunicações, a CEO destaca que a agência de comunicação full service, pensa e desenvolve ações de live marketing quando a necessidade do cliente se encaixa com os benefícios desse tipo de atividade.

 

Olá, Vivian! Tudo bem? Para iniciarmos, nos conte sobre sua carreira profissional e como foi sua trajetória até se tornar CEO da Go! Comunicação, por gentileza.

Resposta: Comecei a trabalhar muito, muito cedo, aos 12 anos. Meus pais sempre tiveram comércio e fábrica e eu me inseri nessa rotina ainda criança, ajudando no que podia, mas sempre tendo muita responsabilidade naquilo que me era delegado.

Mas foi aos 15 anos que iniciei uma jornada de trabalho com carteira assinada, horário para entrar e sair e o que é melhor, salário! (risos). Trabalhei por 3 anos na parte administrativa e parei para iniciar a faculdade e focar na área de Comunicação.

Logo no primeiro ano de faculdade arrumei meu primeiro emprego na área de comunicação, fui estagiar no Grupo O Estado de São Paulo, um dos maiores grupos de comunicação do país. Lá fiquei por 3 anos, passando de estagiária para assistente e de assistente para analista de Marketing. Aprendi muita coisa, conheci profissionais de diferentes perfis e vi os primeiros movimentos da internet acontecer. O digital começou a tomar o lugar do off e isso foi matando muitos produtos do grupo, com isso o grupo começou a se reestruturar e muitas pessoas foram desligadas, incluindo eu.
Com a conclusão da faculdade de comunicação, fui convidada por alguns colegas do meu curso a ser sócia em uma nova agência, ou seja, abrir com eles uma empresa do zero. Topei o desafio, mas sem muitas pretensões, apenas querendo ver onde daria aquela ideia maluca.

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Iniciamos esse projeto em 3 sócios, seis meses depois éramos apenas 2. A essa altura já tínhamos alguns pequenos clientes e uma sala locada em um prédio comercial. Então, eu e o Thiago, meu sócio que ficou, decidimos continuar tocando o negócio. (Nessa época tirávamos zero reais de salário e assim permaneceu por muitos meses)

Nós fomos nos dedicando, entregando trabalhos de qualidade, atendendo bem os nossos clientes e a agência foi crescendo, o que nos permitiu contratar pessoas, criar uma estrutura de agência de comunicação, mesmo que enxuta, e ganhar relevância no mercado com os prêmios conquistados pelos trabalhos desenvolvidos.
Em 2022 nós oficializamos a entrada de um novo sócio, o Ramires, que completaria os 3 pilares mais fortes que temos na GO! hoje: Atendimento, Criação e Estratégia.

No próximo ano completaremos 20 anos de GO! e estamos vivendo nosso melhor momento, vemos ótimas perspectivas para o futuro do negócio.

 

Como a GO! Comunicação define o conceito de live marketing e como se encaixa no escopo de trabalho da agência?

Resposta: Live Marketing é criar experiências reais entre marcas e pessoas, são ações onde a interação ao vivo do público com o anunciante é fundamental, é o tipo de estratégia que conseguimos ter 100% da atenção do público voltada para nós.

A GO!, sendo uma agência de comunicação full service, pensa e desenvolve ações de live marketing quando a necessidade do cliente se encaixa com os benefícios desse tipo de ação.

É algo que a gente adora pensar, pois nos dá mil possibilidades de ideias, é onde a gente realmente consegue abusar da criatividade e colocar a nossa essência.

 

Em um cenário em que a interação online está se tornando cada vez mais importante, como a GO! Comunicação utiliza as ferramentas digitais e as redes sociais para potencializar suas estratégias de live marketing? 

Resposta: Hoje em dia se você faz algo incrível no off isso viraliza nos canais digitais, não tem como segurar. Sempre pensamos no potencial viral das nossas ideias e das nossas ações e é natural que isso aconteça quando a ideia é diferenciada, o que é muito bom, pois potencializa ainda mais aquele alcance.

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Hoje não pensamos mais na ideia on e off, acho que elas se convergem muitas vezes, e muito do que se faz em um há possibilidade de interação com o outro tanto de forma planejada ou inesperada.

 

Quais são os principais desafios enfrentados ao planejar e executar eventos de live marketing? 

Resposta: Pensar em Live Marketing envolve muitos desafios, desde pensar na viabilização de ideia mirabolantes, vender e convencer o cliente de que aquilo realmente tem potencial e, principalmente, pensar em tudo que pode e o que não pode acontecer no momento da ação, afinal de contas é uma interação em tempo real.

 

Com a crescente demanda por experiências autênticas e envolventes, como a GO! Comunicação mantém a originalidade e a criatividade em suas abordagens de live marketing? Que métodos são usados para garantir o sucesso dos eventos?

Resposta: Não temos um método exclusivo para trabalhar Live Marketing, as nossas metodologias são sempre pensadas em comunicação de uma forma mais abrangente, nas mais diversas frentes, onde o live marketing desempenha o papel que lhe é designado – que é proporcionar uma experiência incrível entre o público e a marca. A nossa busca por sempre trazer soluções originais, criativas e transformadoras passa por vários estágios, mas os mais importantes são os que nos permitem mergulhar no universo dos nossos clientes, dos segmentos, entender o que o mercado está fazendo, a tecnologia está entregando e o que é viável dentro do que estamos nos propondo a resolver. Acreditamos que uma base sólida de informações e referências é o que faz com que tenhamos ótimos pontos de partida para inovar, afinal de contas, precisamos saber o que está dentro da caixa antes de pensar fora dela.

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O público-alvo desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer estratégia de marketing. Como a agência GO! Comunicação segmenta e compreende o público-alvo em suas campanhas de live marketing? 

Resposta: As bases de todas as nossas estratégias consistem em dados, principalmente, sobre o público. Como sempre buscamos colocar o consumidor no centro de tudo, sabemos que já se passou a época em que o demográfico era o suficiente, onde o “big data” reinava. Hoje precisamos de small data, de comportamento, de minúcias sobre os públicos para quem comunicamos. Nossa segmentação é feita com base nos estudos de nossos clientes, pesquisas, ou de propostas de aprofundamento que nós mesmos elaboramos para entender com maior profundidade o que pode ser uma comunicação relevante e não apenas paisagem.

 

Para finalizarmos, um rápido bate bola 

👥 Para você, trabalhar com marketing digital é: Testar, aprender e realizar

📚 Uma indicação de livro para profissionais da área: Como fazer amigos e convencer pessoas

👩🏽 Uma referência/inspiração de carreira: Meu pai. Não é nenhum gênio da comunicação, mas é um gênio nos negócios. Um cara que só pôde estudar até a 4ª série, mas empreendeu, trabalhou e conquistou tudo o que quis. 

🤫 Uma dica que você carrega para os negócios e para a vida: Se você se propor a fazer algo, dê o seu melhor, dedique-se ao máximo e tenha disciplina. Não tem como dar errado.

B.done | Joana Kraemer

 

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