As maiores tendências de Marketing Digital para 2023

Quando pensamos que não é possível melhorar, o Marketing Digital apresenta um panorama impressionante para 2023. Mais perto que parece, o ano seguinte carrega mudanças promissoras na forma de consumo, gestão de estratégias de marca e uma moda colaborativa espelhada em um comportamento consciente e inteligente em questões sociais e ecológicas. Por este motivo, vamos destrinchar as maiores tendências de Marketing Digital em 2023 para que o seu negócio comece do jeito certo após o réveillon, posicionando sua marca e aumentando as possibilidades de novos negócios.

PRINCIPAIS TENDÊNCIAS

Produção de conteúdo criativo

As marcas que estão ativas ou ainda vão se lançar em 2023 deverão mostrar seu diferencial por meio de campanhas exclusivas, utilizando técnicas que vêm dando certo ao longo dos anos, mas se empenhando na criatividade para demonstrar originalidade em seus produtos.

Vendas via WhatsApp

Não importa o tamanho do seu negócio, ter um WhatsApp Business será um diferencial independentemente de qual produto ou imagem você queira vender. Mesmo que existam as DMs (mensagens diretas) no Instagram, por exemplo, as empresas podem facilitar o contato de clientes ou possíveis parceiros investindo em relacionamentos mais próximos por meio do WhatsApp.

União entre Marketing e Vendas

Quanto maior o marketing, mais valor dão à sua marca. Dessa forma a área de vendas dará retorno satisfatório, uma vez que há confiança do cliente com a empresa.

Pesquisa de mercado e utilização do algoritmo em redes sociais

Além de entender o que outras empresas do mesmo ramo estão fazendo para a captação de leads, uma dica é criar contas em aplicativos e sites que focam na interação com o público por meio de vídeos, como o YouTube ou o TikTok, e verificar os conteúdos em alta. 

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Data-Driven Marketing: o que é e como aplicar na sua empresa

Este termo, se trata de um dos métodos mais fáceis de intensificar e aplicar o rendimento da sua empresa em novas estratégias, aumentando assim o fluxo de capital e de clientes. Isso acontece porque o Data-Driven Marketing é orientado aos dados, utilizando métricas inteligentes. 

Em outras palavras, é a forma como você vai organizar suas pesquisas e os resultados reais de cada um dos seus projetos para implantar novas atividades, verificando o que deu certo com base nos dados gerados. Para aplicá-lo da melhor forma, é necessário definir objetivos (quando, como e onde) para as métricas avaliadas e aplicadas no dia a dia do seu negócio tendo por base a análise.

Metaverso: O que é e como utilizar em estratégias de MKT Digital

O Metaverso é um termo utilizado para explicar uma melhoria tecnológica que nos possibilita estar em vários lugares ao mesmo tempo, mas realizando atividades diferentes. Acredite, já estamos bem inseridos nessa realidade alternativa como consumidores ou empresas e isso acontece porque, como público, estamos criando identidades diferentes a todo momento de acordo com a rede social que escolhemos. 

Para exemplificar, temos o LinkedIn: um portal para colaboradores e companhias compartilharem suas experiências e portfólios. Outro bom exemplo é o Facebook: após se destacar com suas novas ferramentas por volta de 2014, em grande maioria serve como um ambiente “familiar”, tornando comum adicionar pessoas mais próximas. 

O conceito de Metaverso tem se desenvolvido melhor na área de jogos digitais que estão crescendo nos últimos anos e possibilitando que o público participe de uma realidade alternativa por meio de videogames, utilizando óculos VR.

O Metaverso pode ser a grande chave de eventos virtuais para que o público conheça melhor seu produto, pois é possível focar no engajamento que as pessoas dão para o seu negócio por meio das redes sociais e criar novas facetas para sua marca por meio de diferentes perfis. 

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Como fazer campanha patrocinada no META?

Criar campanhas patrocinadas no Meta é bem intuitivo, mas antes é necessário realizar uma análise do que ou quem alcançar. Geralmente, essa ação é paga e visa promover páginas ou sites, mas vale ressaltar que o dinheiro investido retorna de acordo com o público que atinge, gerando mais visibilidade para a sua empresa. 

Então, para começo de conversa, analise o que sua campanha busca promover (um site, um vídeo, a página de uma rede social?) e, o mais importante, não esqueça de fazer o monitoramento pelo META. Só assim será possível verificar o retorno financeiro e visibilidade que cada campanha oferece. 

SEO: otimização para Motores de Busca

Esta é uma técnica utilizada para ranquear portais em sites de pesquisa, como o Google ou Yahoo, e envolve a criação de conteúdos qualificados que tenham relação com os produtos da sua empresa, por exemplo. 

Após desenvolver um site com produtos comerciais ou não, o SEO pode contribuir para que o ranqueamento do seu site dê retorno gerando mais clicks e visibilidade. O ideal é pesquisar a fundo como essa ferramenta pode ser aplicada na prática e ter ideia de que o alcance do seu portal terá mudanças significativas entre 6 e 18 meses no total. 

Hora de colocar em prática! 

Assim como na vida real, realizar pesquisas sobre produto e público é uma tarefa difícil, mas, com toda certeza, ao investir nas tendências citadas acima sua empresa terá um grande diferencial, por isso, recomendo que aplique essas ações no planejamento estratégico da sua empresa e coloque tudo em prática para ficar à frente da concorrência.

Se você quiser saber mais sobre este assunto ou qualquer um dos serviços que podem ajudar a posicionar melhor o seu negócio, deixando seus concorrentes para trás em 2023, conheça a Next4: com mais de 15 anos de atuação, desenvolvemos as estratégias necessárias para alavancar seu negócio.

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Por: Redação da Agência Next4 

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