A partir do avanço da tecnologia e da evolução da integração entre o mundo online e off-line, surgiu o conceito de campanhas all line que buscam uma abordagem integrada. Essas campanhas combinam estratégias online e off-line para criar uma experiência de marca consistente e envolvente.
No universo do marketing, a integração entre o online e offline, traz o melhor dos dois mundos e para falar sobre esse assunto, trouxemos Leonardo Munhoz, Co-fundador da Agência Webfoco + Pippe. Com mais de 7 anos de experiência, Leonardo garante que a convergência entre o online e off-line aumenta a taxa de conversão das campanhas e se torna indispensável para o futuro da publicidade e do marketing
Leonardo, seria ótimo se você pudesse compartilhar um pouco sobre sua carreira profissional e sua trajetória até se tornar sócio diretor Agência WB.P (Webfoco + Pippe).
Leonardo: Sempre quis empreender, desde pequeno, mas não sabia com o que trabalharia! Comecei cedo, trabalhando em buffet infantil e com vendas B2B, sempre me identifiquei atendendo pessoas e empresas de todos os tamanhos, até que fui contratado por uma pequena agência de marketing digital aqui no ABC. Foi uma experiência incrível e enriquecedora, já que eu atuava em quase todas as áreas, desde vender pro cliente, atendê-lo e fazer jobs de ADS e Artes para eles. Queria ser sócio naquela agência, mas não deu certo, saí depois de pouco mais de 2 anos e meio, para trabalhar como gerente de marketing em uma empresa de odontologia e, após 6 meses lá, fundei a Agência Pippe com a Beatrice Castro.
Após 7 anos de Agência Pippe, muitos clientes atendidos e um time grande, fizemos uma fusão com a Agência Webfoco, também do ABC, nascendo assim a Agência WB.P (Webfoco + Pippe), hoje, a maior e mais premiada agência do Grande ABC, com mais de 100 colaboradores e clientes como 123Milhas, Atacadão, Allianz Travel, Cia Marítima e Lumiar HealtCare.
Baseado em sua experiência, quais são as principais vantagens de utilizar soluções integradas em vez de abordagens fragmentadas de marketing digital e off-line?
Leonardo:
Vou deixar 3 pontos principais
- ROAS mais altos
- Melhor Construção e Reforço de Marca
- Maior controle e análise de dados
O mundo mudou a forma como consome mídia, mas isso não quer dizer que ele parou de consumir mídia off-line, apenas está diferente, e a mídia off-line e online devem trabalhar juntas para trazer o melhor dos dois mundos nas campanhas.
O off-line traz muita consideração de marca, carrega credibilidade e tem um poder de ataque em massa muito forte, já a online, é assertiva, atinge quem queremos no momento mais propício para nosso objetivo, com isso atrelado a uma mensuração cruzada de dados OnXOff, com certeza, temos o melhor dos mundos.
Com trabalhos em conjunto, conseguimos aumentar a taxa de conversão em campanhas digitais após campanhas off-line serem veiculadas e também, aumentar a consideração e fixação de uma marca, ao trabalhar campanhas off-line e reforços online de presença digital, tudo é complementar e se torna indispensável para o futuro da publicidade e do marketing.
Atualmente temos uma Joint Venture com a DAXX Omnimedia, que foi resultado dessa necessidade de juntar planejamentos e estratégias de On e Off de uma vez por todas, sem competições entre os players e sim, com foco no resultado do cliente, trazendo dashboards que mostram quais foram as melhores ações off-line para campanhas digitais.
Como você enxerga a importância do marketing off-line em um mundo cada vez mais digital?
Leonardo:
Ele é e sempre foi importante, mesmo no mundo digital! Fui num evento recentemente, o Tik Tok Summit, onde nos passaram alguns dados relevantes, por exemplo: que um anúncio do Tik Tok em conjunto com campanhas na TV, têm uma taxa de conversão maior do que só no digital ou só na TV. A mídia off-line tem um grande poder, a questão é que, hoje com a disputa da audiência cada vez mais acirrada, as propagandas off-line devem se reinventar, serem relevantes, trazerem mais do que só anúncios, e sim, entretenimento e conteúdo! Assim ela seguirá fazendo parte do mundo mesmo ele se tornando cada vez mais digital. As pessoas estão no mundo digital, mas ainda vivemos em um mundo físico.
O content marketing é um grande aliado tanto em campanhas online quanto offline. Na sua opinião, de que forma o marketing de conteúdo pode ser utilizado para fortalecer a marca e gerar leads em ambas as abordagens estratégicas (on e off)?
Leonardo:
O content marketing vem sendo o queridinho das agências e campanhas nos últimos anos, e não é por menos, é uma das estratégias que mais traz performances dignas de cases. O content marketing deve ser utilizado sempre que fizer sentido numa campanha, principalmente as que chamamos de AlwaysOn, por precisarmos estar sempre mudando criativos e anúncios para o mesmo público, a fim de trazer informação, entretenimento e claro, consideração de marca no momento de compra!
Também é uma estratégia bem-vinda para produtos mais técnicos ou com vendas mais complexas, já que ajuda a nutrir o cliente e qualificar ainda mais o lead.
Como você avalia o desempenho de uma campanha de marketing digital em comparação com uma campanha de marketing offline? Quais são os principais indicadores que você considera para avaliar o sucesso de cada uma dessas campanhas?
Leonardo:
Para avaliarmos o desempenho de uma campanha e considerarmos ela um sucesso, precisamos ter um planejamento e metas, baseada no objetivo macro da campanha. Cito alguns KPIs importantes para avaliar campanhas de marketing off-line e online.
Off-line:
- Frequência;
- Canais;
- Duração;
- Formato;
- Acessos ao site (antes / durante / depois dos anúncios);
- Aumento das buscas de palavras-chave relacionadas (antes / durante / depois dos anúncios);
Online:
- ROAS;
- Frequência;
- Impressões;
- Taxa de Cliques;
- Taxa de Conversão (se possível, analisar a qualidade da conversão com o cliente);
- CPC, CPA e CPL;
- Acessos ao Site (antes / durante / depois dos anúncios);
Para finalizarmos, deixe uma dica para os profissionais que desejam dominar o universo de campanhas online, offline e all line.
Leonardo:
Não deixem de testar, o consumo está mudando, e a gente precisa se adaptar! Errar rápido e ajustar mais rápido ainda é o que faz com que a gente, teste formatos, plataformas e mídias diferentes, trabalhando a allmedia para que cada um tenha o seu papel e valor na disputa pela audiência, que hoje está tão concorrida em todo o marketing digital e off-line.
Um rápido bate-bola:
👥 Para você, trabalhar com campanhas all line é: Um privilégio! Pois é através do nosso trabalho que pessoas iniciam cursos em faculdade, encontram seu próximo imóvel, compram algum item de seu desejo, realizam sonhos e têm experiências incríveis em suas vidas.
📚 Uma indicação de livro para profissionais da área:
Uma pergunta mais bonita, de Warren Berger (bônus: Fora da Curva 1, 2 e 3, do Florian Bartunek)
👩🏽 Uma referência/inspiração de carreira:
Olha, não sou muito de ter uma pessoa de inspiração haha mas acredito que o meu propósito é de transformar a vida das pessoas através do nosso trabalho, seja criando empregos ou ajudando as pessoas a terem vidas melhores.
🤫 Uma dica que você carrega para os negócios e para a vida:
O mundo é feito de pessoas para pessoas, nenhum negócio não tem seres humanos, pense neles sempre, tenha empatia e evolua junto com eles!
B.done | Beatriz Proença e Joana Kraemer