O marketing digital se tornou uma poderosa estratégia para impulsionar negócios e alcançar sucesso no mundo digital. Com o crescente uso das redes sociais, as empresas encontraram uma nova maneira de se conectar com seu público-alvo e expandir suas operações de forma eficiente e escalável.
Para abordar esse importante tema para a atualidade, conversamos com Gustavo Buonnacorso, CEO da Agência Next4, que possui formação em Marketing e Processamento de Dados e diversos cursos complementares na área de vendas. O gestor acredita que o marketing digital desempenha um papel crucial no cenário empresarial atual, se tornando uma ferramenta essencial para impulsionar as vendas das empresas.
Olá, Gustavo! Tudo bem? Para iniciarmos, nos conte sobre sua carreira profissional e como foi sua trajetória até se tornar o CEO da Agência Next4, por gentileza.
Bom, iniciei minha trajetória profissional na Next4 em meados de 2007. Meu então amigo de infância e hoje sócio, Felipe Santos, foi quem criou a empresa. Eu sempre tive a veia empreendedora e tentei alguns negócios anteriormente com pessoas que não tinham o mesmo perfil que o meu, óbvio que não deu certo. Quando entrei para a Next4 fiquei responsável por desenvolver a área de vendas e logo me identifiquei por ali. Não entrei como sócio e tinha apenas a participação em cima do que eu abriria de negócios para empresa. Em determinado momento a empresa estava decolando e fui convidado a me tornar sócio da agência. Escalamos ainda mais e com a entrada de um novo sócio (que veio também do mesmo processo comercial) acabei sendo escolhido para ser o CEO da agência. Tenho como formação o Marketing e Processamento de dados e diversos cursos complementares na área de vendas. Atuo hoje diretamente no planejamento estratégico e posicionamento da Marca Next4 e supervisão da equipe.
Falando um pouco a respeito da sua especialidade, para uma empresa que está começando a vender digitalmente, quais são as principais etapas para criar uma estratégia eficaz?
Acredito que os principais pilares para quem está iniciando a vender digitalmente são: Plataforma digital (site / loja / LP), Geração de tráfego (Pago e orgânico) e estrutura comercial para atendimento (Softwares, pessoas, processos, proposta).
Ter uma página de destino incrível que foque apenas naquilo que eu desejo que o visitante faça (conversão) e que tire todas as suas dúvidas e objeções da frente.
Criar uma campanha focada no público-alvo definido e otimizar os canais de aquisição para obter o menor CAC possível.
Criar uma estrutura comercial sólida com processos claros e definidos: O que acontece quando uma conversão é realizada? (email de boas vindas, ligação, seguir no linkedIn … ) Qual é o gatilho que faz esse lead avançar uma etapa comercial dentro do meu CRM? (deixar claro isso), como é feita a abordagem (metodologia) entre outras.
Na sua opinião, qual é a importância do marketing digital para as vendas das empresas atualmente?
De zero a dez – 10
Posso dizer que o marketing digital desempenha um papel crucial no cenário empresarial atual.. Citando apenas alguns benefícios da importância do MKT Digital para as vendas: Alcance Global, segmentação precisa, maior interação e engajamento, mensuração e análise dos resultados de forma precisa, custo-benefício em relação a outras frentes de marketing.
No cenário atual altamente conectado e digital, o marketing digital se tornou uma ferramenta essencial para impulsionar as vendas das empresas. Ele permite que as organizações alcancem seu público-alvo de forma eficiente, promovam o engajamento dos clientes e obtenham resultados mensuráveis. Portanto, é fundamental para as empresas adotarem estratégias de marketing digital adequadas para permanecerem competitivas no mercado atual.
De que maneira as campanhas de anúncios pagos podem ajudar uma marca a aumentar suas vendas online? Quais são as melhores práticas para criar e executar campanhas de anúncios pagos eficazes?
As campanhas pagas (ADS) são formas de atingir seu público alvo com a maior velocidade e assertividade possível. As empresas devem utilizar essas estratégias para alavancar os resultados e ter previsibilidade nas vendas. As campanhas de anúncios pagos podem desempenhar um papel fundamental no aumento das vendas online de uma marca. Alguns pontos a serem observados dentro de uma campanha ADS:
Segmentação precisa, Teste e experimentação, Acompanhamento de conversões, Criação de anúncios relevantes e atraentes, Página de destino impecável e com bons CTAs, Verba disponível condizente com os objetivos da campanha …
Baseado em sua experiência, quais indicadores são essenciais para avaliar o sucesso de uma campanha? Como você avalia o desempenho das campanhas de marketing digital?
Existem vários indicadores-chave que podem ser utilizados para medir o sucesso. Isso vai depender do tipo de campanha e canal utilizado para identificarmos. Alguns indicadores essenciais que são comumente usados:
(Google) Taxa de cliques, Taxa de conversão, Custo por clique, Custo por aquisição, ROI.
(Redes Sociais) Engajamento – curtidas, comentários, compartilhamento, menções, Views..
(Emails) Taxa de abertura, cliques, descadastramentos …
Além desses indicadores, é importante ter em mente seus objetivos específicos de campanha e os KPIs (Key Performance Indicators) relevantes para avaliar seu sucesso. Por exemplo, se o objetivo da campanha é aumentar o reconhecimento da marca, métricas como alcance e impressões podem ser importantes.
Ao avaliar o desempenho das campanhas de marketing digital, é recomendado o uso de ferramentas de análise, como o Google Analytics, para coletar e analisar os dados. É importante acompanhar os indicadores ao longo do tempo, comparar com benchmarks do setor e fazer ajustes nas estratégias com base nos insights obtidos.
A avaliação do desempenho das campanhas de marketing digital deve ser um processo contínuo. É necessário realizar testes, experimentar diferentes abordagens e otimizar suas campanhas com base nos resultados obtidos para alcançar melhores resultados ao longo do tempo.
Do seu ponto de vista, existe alguma etapa do funil considerada mais crítica para converter um lead em um cliente?
No funil de marketing, cada etapa desempenha um papel importante na conversão de leads em clientes, e todas são interdependentes. No entanto, algumas etapas geralmente são consideradas críticas para a conversão efetiva de leads em clientes. Essas etapas variam de acordo com o modelo de funil específico adotado pela empresa em questão. Se eu fosse escolher apenas uma etapa seria os leads que estão em decisão de compra (Fundo do funil): Esta etapa é crítica, pois envolve a conversão final do lead em um cliente. Se a sua empresa vai efetuar a venda ou vai perder para o concorrente!
Nesse momento entendemos bastante se as outras etapas foram bem feitas ou necessitam de ajustes diante das taxas de conversão em vendas.
Os leads estão prontos para tomar uma decisão de compra, e é essencial fornecer informações claras sobre seus produtos ou serviços, opções de compra, garantias, suporte pós-venda e incentivos para fechar o negócio. Depoimentos, avaliações, demonstrações gratuitas ou ofertas especiais podem ajudar a incentivar a decisão de compra.
Como você vê a evolução do marketing digital nos próximos anos?
Acredito que será um mercado com muita mutação por conta da quantidade de tecnologias e novidades que temos pela frente.
Tendências e evoluções com Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML), Realidade Aumentada (AR), Crescimento do comércio eletrônico e marketplaces, o desafio da LGPD e GDPR. Estratégias de marketing baseadas em permissões, transparência na coleta de dados e garantia de segurança serão fundamentais.
Para finalizarmos, um rápido bate bola (responda com uma frase de até 3 palavras).
👥 Para você, trabalhar com vendas digitais é:
Desafiador e Encantador.
📚 Uma indicação de livro para profissionais da área:
Foco, o poder da única coisa (Vinícius Almeida)
👩🏽 Uma referência/inspiração de carreira:
Growth Machine – Thiago Reis
🤫 Uma dica que você carrega para os negócios e para a vida:
Não desista – você só erra quando você não aprende.
B.done | Beatriz Proença e Joana Kraemer