Com a aproximação das festas de fim de ano, além de datas como a Black Friday e Copa do Mundo, as listas de compras vão se consolidando. E esse é sempre um período muito lucrativo para quem trabalha com venda de produtos ou serviços. No e-commerce, por exemplo, o terceiro trimestre deve representar um aumento de 24% nos negócios até o fim do ano, segundo o HostGator.
Para Rhuan Willrich, CEO da Híbrido, consultoria especializada em soluções inovadoras para e-commerce, as vendas pelo comércio eletrônico se consolidaram depois da pandemia e a tendência é de crescimento. “O Brasil lidera o ranking de aumento nas vendas online, com 22% superior em 2022. Além disso, há expectativa de variação positiva de cerca de 20% ao ano até 2025”, diz.
O gestor revela algumas dicas para que os empresários possam potencializar as vendas na reta final de 2022. “O fim de ano é um momento importante para consolidar a estratégia e conquistar um salto no resultado: experiência de compra superior, canais de relacionamento/aquisição de clientes, gestão operacional e logística eficientes são postos à prova. Tomar as decisões corretas baseadas em dados vai garantir que você surfará a onda certa e entre em 2023 com uma perspectiva muito mais otimista.”
Outra tendência em crescimento é apostar em live commerce. “Transmissões de vídeos ao vivo nas redes sociais viraram febre nos últimos anos e por que não aproveitar para vender os seus produtos?”, diz o CEO da Híbrido. O Google revela que as buscas pelo termo “live” no seu buscador cresceram 450% durante a pandemia. Dados do site ainda apontam que 70% dos brasileiros afirmam ter comprado algo depois de assistir a um vídeo no YouTube.
Rhuan reforça: “Por isso, é importante criar uma estratégia de mídia integrando todos os canais relacionados ao e-commerce, sejam canais de branding ou de performance. Investir na estratégia digital, colocando a marca em evidência de forma assertiva, ajuda a criar uma experiência única ao consumidor”.
Democratização do pagamento e versatilização da compra
Modelos de pagamento relativamente novos, como o Pix, por exemplo, já são aceitos por 78% dos estabelecimentos com e-commerce, no Brasil. Hoje o Pix é a segunda maior forma de pagamento no país, ficando atrás apenas das vendas por cartão de crédito.
“É comum que o pagamento à vista seja acompanhado de um desconto. Incentivar essa forma de pagamento garante menor preço para o consumidor e a garantia de recebimento do valor integral do produto no ato da compra, proporcionando um giro eficiente de estoque e um caixa positivo no lojista”, comenta o CEO da Híbrido.
Uma atividade em plena expansão são as compras por meio de dispositivos móveis, conhecidas também como m-commerce. Uma pesquisa feita pelo Panorama Mobile Time Opinion Box mostra que 91% dos consumidores já realizaram compras pelo celular. Otimizar o site para receber esse tipo de acesso e transações conseguintes é imprescindível para alavancar os negócios online.
Outra tendência para um futuro próximo é o investimento em realidade virtual. A tecnologia já está presente em jogos de computador e vem migrando para diversos outros segmentos da sociedade. Uma pesquisa do BigCommerce revelou que 35% das pessoas comprariam muito mais pela internet se pudessem experimentar o produto antes. Implementar na loja virtual é uma dica para que os consumidores tenham uma melhor experiência, além de diminuir trocas e devoluções dos produtos.
E-commerce com estratégia
Negócios que contam com consultoria de uma empresa especializada em e-commerce apresentam um crescimento médio de 70% anual, de acordo com números da Híbrido. Planejamento de acordo com tendências do mercado, estratégia baseada em dados e o uso das melhores tecnologias estão entre os benefícios proporcionados.
Vendas através de um e-commerce otimizado são a garantia de maior conversão, já que o empreendedor pode oferecer o produto para fora de sua região e até do país, podendo manter sua clientela regional e fiel 24 horas por dia, 7 dias por semana.
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Por: Redação – Híbrido.