O interesse das marcas em conteúdo patrocinado, em vez de anúncios sociais tradicionais, está em ascensão, criando oportunidades para parcerias com influenciadores (92% das marcas planejam aumentar seu investimento em marketing de influenciadores este ano).
Confira as tendências que chegam agora em 2024.
O impacto da inteligência artificial continuará em crescimento
Tanto os criadores de conteúdo quanto as marcas estão otimistas, porém cautelosos, com a introdução da IA em seus esforços de marketing de influenciadores. De acordo com uma pesquisa da SocialPubli em setembro de 2023, 76% das agências de marketing e 52% dos influenciadores já estavam utilizando alguma forma de IA para análise de dados, identificação de parceiros influenciadores ou apoio à criação de conteúdo. Algumas marcas estão indo além e estão trabalhando com influenciadores virtuais como uma alternativa aos criadores tradicionais.
As plataformas sociais também estão reconhecendo o impacto da IA na indústria de criação de conteúdo. O YouTube recentemente lançou ferramentas de IA com o objetivo de “democratizar a criatividade”, simplificando tarefas complexas, enquanto o TikTok adicionou um novo recurso que permite aos criadores rotular o conteúdo apoiado ou gerado por inteligência artificial.
O Tik Tok não é apenas para a geração Z
A Geração X está se tornando mais ativa no TikTok, mas apenas 5% dos recursos publicitários estão direcionados a esse grupo demográfico, o que cria uma oportunidade para anunciantes e influenciadores ampliarem seu alcance.
De generalistas a especialistas
Criadores com seguidores de nicho tornam-se mais atraentes para as marcas, garantindo que elas consigam focar no público certo. Conforme o cenário das redes sociais se torna cada vez mais movimentado, os influenciadores estão se especializando. Antes, era comum vermos influenciadores compartilhando dicas e truques gerais de beleza, mas agora eles estão se concentrando em áreas específicas, como cuidados com cabelos cacheados ou produtos antienvelhecimento. Um exemplo é a influenciadora Eilidh Moffat, que se dedica aos cuidados com a pele para pessoas acima de 40 anos e viu seu número de seguidores aumentar em impressionantes 841% em 2023. Essa tendência se reflete em outros nichos de influenciadores, como os de viagem, que vão desde viagens em geral até experiências em família na Disney.
Esses criadores com seguidores especializados estão se tornando cada vez mais interessantes para as marcas, pois garantem um foco preciso no público-alvo.
Crescimento do social commerce
Algumas plataformas sociais, como TikTok e Instagram, sempre foram conhecidas por sua capacidade de conscientização. No entanto, com o crescimento e evolução do comércio social, as marcas agora têm um incentivo ainda maior para cultivar parcerias estratégicas mais profundas com influenciadores.
Um exemplo disso é a TikTok Shop, lançada no final de 2023 e já impactando especialmente as pequenas empresas. Uma criadora, a autora Keila Shaheen, vendeu quase 425.000 cópias de seu diário de autoajuda em menos de dois meses após o lançamento da TikTok Shop.
As transmissões ao vivo de compras também estão ganhando popularidade. É como uma versão moderna e interativa dos antigos programas de compras na TV, onde os potenciais compradores podem ter uma experiência imersiva e descobrir produtos por meio de sessões interativas com influenciadores em quem confiam. Grandes varejistas como Walmart e Amazon estão adotando ativamente as transmissões ao vivo e construindo relacionamentos com criadores para fortalecer sua posição no mercado, e onde eles lideram, outros varejistas tendem a seguir o exemplo.
Reaproveitando o conteúdo gerado pelo influenciador
Marcas que hesitam em investir em conteúdo influenciador podem se preocupar com o retorno do seu investimento, especialmente em plataformas mais efêmeras, como Instagram Stories ou TikToks. Por isso, muitas estão revendo a maneira como estruturam contratos com influenciadores, buscando incluir mais oportunidades de reutilização do conteúdo.
Elas estão aproveitando o conteúdo criado pelos influenciadores em diversos canais de marketing, como anúncios de televisão tradicionais, e-mails, anúncios digitais e outros. O objetivo é replicar o estilo de plataformas como o TikTok, mas de uma forma que gere resultados mensuráveis e avance no processo de compra.
LinkedIn em alta
O LinkedIn continua a registrar níveis recordes de engajamento, à medida que as pessoas buscam interação, avanço em suas carreiras e promoção de produtos B2B.
Onde há engajamento, o investimento em marketing geralmente segue – e é por isso que 75% dos profissionais de marketing B2B estão agora investindo em marketing de influenciadores. Grandes nomes do setor, como Intel e Hootsuite, estão desenvolvendo parcerias com influenciadores do LinkedIn. Criar conteúdo duradouro, como o relatório de carreira em mídias sociais da Hootsuite, e apoiá-lo com o suporte de vários influenciadores tem proporcionado grande alavancagem e amplificação. Já alcançou mais de 1,2 milhão de impressões.
Marcas e influenciadores devem continuar a evoluir
Para aproveitar essas oportunidades, os profissionais de marketing devem utilizar ferramentas de IA para brainstorming, identificação de influenciadores e análise de dados. A adoção dessas ferramentas definirá programas de marketing bem-sucedidos.
Adaptar o conteúdo do TikTok para atender a diversos grupos demográficos, incluindo os mais velhos, apresenta um potencial de mercado inexplorado. A especialização é estratégica tanto para marcas quanto para influenciadores no competitivo espaço das redes sociais.
Os influenciadores devem abraçar nichos específicos, e os profissionais de marketing devem valorizar esses microinfluenciadores para diversificar suas estratégias de divulgação e alcançar seu público-alvo de forma eficaz.
No futuro, a ênfase na especialização de nicho, a integração estratégica de IA e o uso inovador de conteúdo gerado por influenciadores provavelmente definirão um ano de avanços criativos e crescimento para marcas e influenciadores.
By: Forbes.com | Ismael El Qudsi
Traduzido por: B.done | Beatriz Proença