Quando pensamos em vendas para e-commerce hoje em dia, existem algumas estratégias bastante conhecidas e que possuem o seu valor frente às melhores práticas que grandes nomes do marketing apresentam. Mas, algumas se tornam indispensáveis para a saúde do seu negócio neste ano de 2023.
No momento atual, estamos em um período onde, cada vez mais, mais empresas estão entrando com força no digital e aproveitando a oportunidade de alcance para escalar suas vendas, mesmo que de forma principiante.
Nesse cenário, antes de qualquer passo, é necessário alinhar muito bem os setores que estão envolvidos com seu e-commerce, estar atento aos dados de mercado que se apresentam e que mostram um panorama macro do que o consumidor espera, para que somente então sejam estudadas as estratégias mais atrativas para você e seu consumidor.
Certo, mas o que fazer para vender mais no e-commerce? Diante da necessidade de aumentar as vendas de forma progressiva e escalável, separamos 5 estratégias de vendas para aplicar no seu e-commerce em 2023 e caminhar em direção ao tão esperado faturamento ideal.
1 – Prepare campanhas com antecedência e consistência:
Planejar uma boa campanha de vendas não é uma tarefa fácil, porém com as informações certas a assertividade aumenta. Cada ponto de uma campanha deve ter sempre como foco o consumidor, pois é para ele que iremos vender e é nele que deve estar a maior atenção. Esse princípio deve ser seguido sempre, pois é fundamental para conseguir oferecer a oportunidade certa no momento certo.
Parece ser uma estratégia simples, porém é nessa simplicidade que a maior parte dos erros são cometidos, comprometendo assim a campanha como um todo e prejudicando as vendas.
Então busque estruturar com a equipe de marketing uma campanha que possua chamadas com uma linguagem que se torne atrativa ao seu público, estude-o e compreenda quais são seus desejos e suas necessidades, quais as opções que mais atraem sua atenção. A partir desses dados e as chamadas desenhadas, compreenda por quais canais ele passa para chegar até o checkout, mapeie o percurso que ele caminha e deixe esses pontos atrativos.
Seguindo essa estratégia você terá em mãos uma campanha preparada para oferecer o que o seu consumidor precisa no momento certo e de forma consistente.
2 – Priorize as necessidades que o seu cliente comunica direta ou indiretamente:
Um erro cometido com frequência em um e-commerce é pensar no que será melhor para a logística da própria empresa, no que foi pensado como ideal para ela e as necessidades do cliente são deixadas de lado ou atendidas quando conveniente para o modelo de negócio. Portanto, se o seu caso é esse, essa estratégia com certeza será importante para você e para suas vendas em 2023.
Priorize as necessidades dos seus clientes, analise o que ele vem trazendo até a você na pesquisa de satisfação, nas redes sociais e nas dúvidas que a equipe comercial e de atendimento ao consumidor recebe. A partir desses pontos de contato é possível a identificação de oportunidades que facilmente auxiliarão no aumento das vendas quando aplicadas no negócio.
3 – Aposte em uma estratégia de mídia paga coerente em seu ecommerce:
Uma boa estratégia de marketing no universo digital trabalhará a mídia paga com sabedoria e muito cuidado, sempre tendo em mente como o consumidor se comporta e o que o atrai.
Saber quais são as chamadas que despertam o desejo genuíno do consumidor, quais elementos visuais conversam com ele e se comunicam com as necessidades e anseios que ele possui são parte essencial dessa estratégia. E essa assertividade só será possível se você entender quem você está desejando atrair.
Porém, não pense que a coerência citada no título acaba por aqui! Entendê-lo é parte do caminho, porém saber analisar os dados que as campanhas trazem e saber investir de forma inteligente será imprescindível. Por isso, oriente-se sempre pelo que os indicadores chave de performance estão comunicando e jamais tome uma decisão com base no achismo.
4 – Esteja presente em Marketplaces!
Sim! Estar em marketplaces é uma estratégia de vendas indispensável e o mercado
comprova a veracidade de nossa afirmação.
Recentemente, uma pesquisa realizada em janeiro de 2023 obteve os seguintes dados de consumidores ativos:
- 87% dos consumidores dão preferência a e-commerces que estão em marketplaces
- 81% dos consumidores brasileiros afirmam que gostariam que seus varejistas preferidos tivessem marketplaces.
- 65% acreditam que é justamente nos marketplaces que encontrarão as melhores ofertas de preço e prazo de entrega
- 50% dos pesquisados afirmaram a utilização de marketplaces para a realização de suas compras atualmente.
Os dados falam por si só!
5 – Influencie!
Trabalhar em conjunto com pessoas de confiança que agregam valor à sua marca é uma estratégia comum mas que quando aplicada com perspicácia e máxima capitalização rende frutos duradouros.
Portanto, ao considerar essa estratégia pense fora da caixa! Explore as possibilidades, estude o que os seus consumidores gostam de acompanhar, entenda bem quem é esse parceiro que estará levando sua marca além, trabalhe materiais que não sejam datados mas que agreguem valor real ao público e que transmita a essência do que você trabalha para entregar a eles.
E lembre-se: crie uma memória de valor!
Mas e os resultados?
Sabe o que essas estratégias aplicadas duram 12 meses resultaram? Um crescimento de 300% em vendas!
Sim, todas estas estratégias unidas e trabalhadas com sabedoria auxiliaram no crescimento das vendas para um e-commerce que soube entender o que o seu consumidor necessitava e que trabalhou bem os recursos que tinha disponível para a conquista de sua meta.
Portanto, ao chegar ao final desse conteúdo, não saia aplicando tudo o que foi dito aqui, mas compreenda como essas estratégias se aplicam no seu e-commerce e estude as dicas abordadas de acordo com o perfil do seu consumidor. Assim as suas chances de alcançar seu aumento em vendas aumentam e você ainda conquista um estratégico coerente com o seu modelo de negócio.
Se este conteúdo esclareceu as suas dúvidas sobre o tema, continue no blog da Bdone e acompanhe as discussões mais atuais em marketing e vendas.
Fonte: Redação | Agência Virtue.