Ecommerce 2023 - Dionei Alves - CEO da Agência Virtue

5 estratégias de vendas para aplicar em e-commerces em 2023

Quando pensamos em vendas para e-commerce hoje em dia, existem algumas estratégias bastante conhecidas e que possuem o seu valor frente às melhores práticas que grandes nomes do marketing apresentam. Mas, algumas se tornam indispensáveis para a saúde do seu negócio neste ano de 2023. 

No momento atual, estamos em um período onde, cada vez mais, mais empresas estão entrando com força no digital e aproveitando a oportunidade de alcance para escalar suas vendas, mesmo que de forma principiante. 

Nesse cenário, antes de qualquer passo, é necessário alinhar muito bem os setores que estão envolvidos com seu e-commerce, estar atento aos dados de mercado que se apresentam e que mostram um panorama macro do que o consumidor espera, para que somente então sejam estudadas as estratégias mais atrativas para você e seu consumidor. 

Certo, mas o que fazer para vender mais no e-commerce? Diante da necessidade de aumentar as vendas de forma progressiva e escalável, separamos 5 estratégias de vendas para aplicar no seu e-commerce em 2023 e caminhar em direção ao tão esperado faturamento ideal. 

 

1 – Prepare campanhas com antecedência e consistência:

 

Planejar uma boa campanha de vendas não é uma tarefa fácil, porém com as informações certas a assertividade aumenta. Cada ponto de uma campanha deve ter sempre como foco o consumidor, pois é para ele que iremos vender e é nele que deve estar a maior atenção. Esse princípio deve ser seguido sempre, pois é fundamental para conseguir oferecer a oportunidade certa no momento certo. 

Parece ser uma estratégia simples, porém é nessa simplicidade que a maior parte dos erros são cometidos, comprometendo assim a campanha como um todo e prejudicando as vendas. 

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Então busque estruturar com a equipe de marketing uma campanha que possua chamadas com uma linguagem que se torne atrativa ao seu público, estude-o e compreenda quais são seus desejos e suas necessidades, quais as opções que mais atraem sua atenção. A partir desses dados e as chamadas desenhadas, compreenda por quais canais ele passa para chegar até o checkout, mapeie o percurso que ele caminha e deixe esses pontos atrativos. 

Seguindo essa estratégia você terá em mãos uma campanha preparada para oferecer o que o seu consumidor precisa no momento certo e de forma consistente. 

 

2 – Priorize as necessidades que o seu cliente comunica direta ou indiretamente:

 

Um erro cometido com frequência em um e-commerce é pensar no que será melhor para a logística da própria empresa, no que foi pensado como ideal para ela e as necessidades do cliente são deixadas de lado ou atendidas quando conveniente para o modelo de negócio. Portanto, se o seu caso é esse, essa estratégia com certeza será importante para você e para suas vendas em 2023.

Priorize as necessidades dos seus clientes, analise o que ele vem trazendo até a você na pesquisa de satisfação, nas redes sociais e nas dúvidas que a equipe comercial e de atendimento ao consumidor recebe. A partir desses pontos de contato é possível a identificação de oportunidades que facilmente auxiliarão no aumento das vendas quando aplicadas no negócio.

 

3 – Aposte em uma estratégia de mídia paga coerente em seu ecommerce:

 

Uma boa estratégia de marketing no universo digital trabalhará a mídia paga com sabedoria e muito cuidado, sempre tendo em mente como o consumidor se comporta e o que o atrai.

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Saber quais são as chamadas que despertam o desejo genuíno do consumidor, quais elementos visuais conversam com ele e se comunicam com as necessidades e anseios que ele possui são parte essencial dessa estratégia. E essa assertividade só será possível se você entender quem você está desejando atrair.

Porém, não pense que a coerência citada no título acaba por aqui! Entendê-lo é parte do caminho, porém saber analisar os dados que as campanhas trazem e saber investir de forma inteligente será imprescindível. Por isso, oriente-se sempre pelo que os indicadores chave de performance estão comunicando e jamais tome uma decisão com base no achismo.

 

4 – Esteja presente em Marketplaces!

 

Sim! Estar em marketplaces é uma estratégia de vendas indispensável e o mercado

comprova a veracidade de nossa afirmação.

Recentemente, uma pesquisa realizada em janeiro de 2023 obteve os seguintes dados de consumidores ativos:

  • 87% dos consumidores dão preferência a e-commerces que estão em marketplaces
  • 81% dos consumidores brasileiros afirmam que gostariam que seus varejistas preferidos tivessem marketplaces.
  • 65% acreditam que é justamente nos marketplaces que encontrarão as melhores ofertas de preço e prazo de entrega
  • 50% dos pesquisados afirmaram a utilização de marketplaces para a realização de suas compras atualmente.

Os dados falam por si só!

 

5 – Influencie!

 

Trabalhar em conjunto com pessoas de confiança que agregam valor à sua marca é uma estratégia comum mas que quando aplicada com perspicácia e máxima capitalização rende frutos duradouros.

Portanto, ao considerar essa estratégia pense fora da caixa! Explore as possibilidades, estude o que os seus consumidores gostam de acompanhar, entenda bem quem é esse parceiro que estará levando sua marca além, trabalhe materiais que não sejam datados mas que agreguem valor real ao público e que transmita a essência do que você trabalha para entregar a eles.

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E lembre-se: crie uma memória de valor!

 

Mas e os resultados?

Sabe o que essas estratégias aplicadas duram 12 meses resultaram? Um crescimento de 300% em vendas!

Sim, todas estas estratégias unidas e trabalhadas com sabedoria auxiliaram no crescimento das vendas para um e-commerce que soube entender o que o seu consumidor necessitava e que trabalhou bem os recursos que tinha disponível para a conquista de sua meta.

Portanto, ao chegar ao final desse conteúdo, não saia aplicando tudo o que foi dito aqui, mas compreenda como essas estratégias se aplicam no seu e-commerce e estude as dicas abordadas de acordo com o perfil do seu consumidor. Assim as suas chances de alcançar seu aumento em vendas aumentam e você ainda conquista um estratégico coerente com o seu modelo de negócio.

 

Se este conteúdo esclareceu as suas dúvidas sobre o tema, continue no blog da Bdone e acompanhe as discussões mais atuais em marketing e vendas.

Fonte: Redação | Agência Virtue.

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