6 motivos que explicam por que branding para pequenas empresas é tão importante

Uma marca representa a soma da percepção das pessoas sobre o atendimento ao cliente, a reputação do produto ou serviço e da própria empresa, e a presença de marca da mesma, tanto online quanto offline. Essa é basicamente a essência do tal do Branding.

E quando todas essas partes do negócio estão funcionando bem juntas, ou seja, quando o branding passa a ter uma identidade que representa a personalidade, a voz e os valores da sua marca, os negócios para a empresa prometem ser exponenciais.

Entretanto, branding tende a ser visto como uma preocupação só para as grandes marcas. Vemos discussões que permeiam esse universo principalmente porque a exposição das grandes empresas costuma ser muito maior, seja por mídia espontânea ou mesmo por aparição em espaços pagos, já que as gigantes possuem um orçamento esse fim que  pode chegar a ser algumas vezes maior que a receita das pequenas empresas.

Isso não quer dizer que só porque a sua empresa é menor, essa não deva ser uma preocupação. Quer entender porque esses fatores velem para grandes e pequenas empresas. Então vem comigo:

1. Branding melhora o reconhecimento

Um dos principais componentes (mas não apenas) de uma marca é a sua logo, porque, ela é a “cara” da empresa e é como as pessoas reconhecem instantaneamente. O design de um logotipo profissional é simples o suficiente para ser memorável e bem lembrado, e poderoso o suficiente para dar a impressão correta da sua empresa.

2. A marca cria confiança

As pessoas têm maior probabilidade de comprar de uma empresa com recomendações prévias e a sensação de segurança. Hoje o mundo é digital, e as pessoas avaliam em real time as relações com as marcas, já percebeu? Para estabelecer credibilidade, os sites compartilham comentários públicos de experiência, uma lista de recomendações, notas de produtos e respostas a perguntas comuns dos clientes. Além disso, os sites reforçam a sensação de que esta empresa é uma especialista confiável e consistente em sua área. Comunicação integrada é muito importante no começo de um relacionamento.

3. A marca apoia a publicidade

A publicidade é outro componente importante de uma marca. Tanto o meio escolhido quanto o target direcionado para os anúncios ajudam a construir a sua marca.

Se a marca já tem um forte reconhecimento, todo investimento em mídia é potencializado e ajuda não apenas nos resultados de vendas, mas de memória de marca.

Leia também: Contratar uma agência ou internalizar o marketing? O que é melhor?

4. A marca cria valor financeiro

As empresas que negociam publicamente em uma bolsa de valores são avaliadas muitas vezes como os ativos reais da empresa. Muito desse valor se deve ao branding, afinal uma marca forte geralmente garante negócios futuros.

Ainda que a sua empresa ainda não esteja em posição de captar investimentos, ser vista como mais valiosa ainda é vantajoso caso seus planos no futuro sejam de captação de recursos ou de venda da empresa. Quanto maior o investimento e consistência de uma empresa em construir o valor de sua marca, melhor será o retorno financeiro de seus esforços.

5. A marca inspira os funcionários

Muitas pessoas precisam mais do que apenas trabalhar – elas precisam de algo pelo qual trabalhar, poderíamos dizer propósito. Quando os funcionários entendem a missão de uma empresa e sua razão de ser, é mais provável que sintam o mesmo orgulho e trabalhem na mesma direção para atingir os objetivos da empresa. Ter uma marca forte é como transformar a logo em uma bandeira que o restante da empresa pode defender.

6. A marca gera novos clientes

O branding também pode ajudar uma empresa a obter referências boca a boca, a famosa indicação. Afinal, um cliente seria capaz de dar uma indicação a um amigo se não se lembrasse da marca de uma maneira positiva? As empresas mais lucrativas, pequenas ou grandes, têm uma única coisa em comum: se estabeleceram como líderes em seu setor, construindo uma marca forte.

O ganho disso tudo é que hoje temos o digital para apoiar e propagar muito mais rápido, fácil e diretiva a mensagem que queremos passar sobre os nossos negócios. Aproveite desse ambiente e invista em estratégias digitais de awareness ou o famoso topo de funil.

Branding para pequenas empresas

Por isso que uma boa ideia é contar com parceiros como a B.done, que conecta empresas que querem melhorar resultados de marketing e negócios às agências ideais para cada caso. Quer saber como a sua marca pode conhecer seu próximo parceiro de marketing? Entre em contato com a gente aqui!

Compartilhar artigo

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on tumblr
Share on telegram

Escrito por:

Cah Morandi
Cah Morandi
Com sólida carreira na liderança de operações de vendas e canais em empresas de tecnologia e serviços como Resultados Digitais e Today.ag, também é mestre em internacionalização de empresas.