Design

A importância do design em campanhas publicitárias

Ítem indispensável na construção de toda campanha publicitária, o design tem uma extrema importância para além do visual, como protagonista da usabilidade e sensação, ligado diretamente à percepção de como as marcas são vistas e sentidas num universo desafiador e competitivo.

Nesse cenário, precisamos entender como construir linguagens que estabeleçam  conexões com o consumidor, e proponham coerência entre problemas e soluções, preenchendo gaps de percepção e criando um storytelling que entregue o posicionamento, ou simplesmente promovendo a marca, produto ou serviço. 

Com isso, para a construção de uma campanha, algumas etapas de design precisam ser levadas em consideração para garantir sua importância.

Convenções são a base:

O design gráfico nas campanhas é gerido por convenções testadas e princípios estabelecidos no decorrer da história. A partir de um grid definido se constrói toda a disposição do layout, garantindo uma grande coerência visual, onde as informações e elementos estejam dispostos e alinhados, fazendo com se agrupe visualmente as informações relacionadas e não relacionadas, se crie contraste, destacando não somente cores mas estilos tipográficos, e por fim, e não menos importante, a repetição, onde exploramos o layout em outros formatos com tamanhos diversos, repetindo o mesmo padrão.

Além disso, alguns outros princípios também são considerados para fugirmos do básico, são eles:

  • o equilíbrio, como forma de manter as informações de tal modo que nenhum item roube a atenção de outro (a não ser que seja proposital);
  • a ênfase, entendendo onde está o real objetivo do layout (ênfase e contraste andam juntos);
  • o movimento que garante a sensação de fluidez no layout (em um mundo dinâmico, explorar o movimento é a pedida da vez);
  • a hierarquia, ela aparece em forma de estrutura, onde os elementos são distribuídos de forma gradual (o mais importante não vai aparecer no rodapé, certo?);
  • a harmonia, pra dar o ar da graça, é o “quase” toque final onde nada parece incomodar (mas você pode incomodar e ainda assim manter a harmonia); e claro, a cor aparece como a grande responsável pelo sentimentos no layout (azul escuro não parece tão urgente quanto amarelo, né?).  
Veja também:  Preenchendo o vazio entre marca e o desempenho

 

Crie seu storytelling, defina como “chegar lá”:

 

Mais do que nunca uma boa campanha é aquela onde o design cria um storytelling, apresenta uma situação e aproxima o espectador do seu grande atrativo. E esse storytelling funciona como incorporar valores e ilustrar ideias, mas como assim? Simples, é entender que através dos princípios e convenções, como falado anteriormente, você pode ilustrar uma ideia agregando valor comunicacional e levando as pessoas a agirem, seja para comprar, conhecer ou simplesmente desejar o seu produto ou serviço. O design também é tudo aquilo que gera nas pessoas um desejo de continuar, de manter a história e os desejos vivos, de criar e manter padrões.  

Diferencial competitivo como inovação:

O design é também uma ciência de inovação, buscando a todo momento entender como solucionar problemas simples ou complexos. Em um universo de soluções parecidas, analisar ideias e estimular a criatividade podem abrir um leque de opções inovadoras a serem exploradas no design da campanha, por isso, tenha ideias e exercite a criatividade, elas andam juntas e podem ser decisivas na elaboração da sua campanha.

O design está em tudo que vemos hoje em dia e quando aplicado a campanhas publicitárias, o objetivo tende ser cada vez mais aproximar e gerar ainda mais conexão. Seja para defender uma causa, ou milhares, apresentar um novo produto ou simplesmente propagar uma marca, sempre haverá princípios para a diagramação e construção, uma história a ser contada e um time de designers pronto para entregar a melhor técnica em inovação para as campanhas.  

Por: Renan Barreto | Creative Director at Fábrica.

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