Já parou para pensar na importância das campanhas internas? Sabe aquele lugar que faz você acordar cedo sorrindo, se arrumar, trabalhar feliz, onde você encontra pessoas que pensam como você e onde você se sente satisfeito pessoal e profissionalmente? Sim, ele existe.
Essa premissa sempre esteve em alta em nossa jornada profissional e por isso sempre nos questionamos como encontrar o emprego perfeito que atenda a todas as nossas exigências para nos sentirmos felizes com aquilo que escolhemos fazer pro resto de nossas vidas.
O colaborador apaixonado por seu empregador entrega mais qualidade e se esforça para se manter no trabalho dos sonhos, enquanto essa troca for recíproca e satisfatória.
Por isso, cada vez mais nos empenhamos em trazer ferramentas para que nossos clientes possam oferecer experiências aos seus colaboradores, fazendo com que essa troca de satisfação resulte positivamente em seu balanço final.
Empresas atuais x campanhas internas
Hoje as empresas, as pessoas e o meio corporativo como um todo mudaram bastante, e pra melhor! E esse tipo de investimento, que antes era considerado supérfluo, se tornou fundamental.
Depois dos tempos difíceis que a pandemia nos trouxe, conseguimos observar quão importante foi para as empresas trabalhar com seu bem mais precioso, que são seus colaboradores, para mantê-los motivados todos os dias, fazendo-os se sentir parte daquilo que está sendo construído e isso se transformar em resultados.
Conseguimos observar que, mais do que nunca, existe um grande movimento das empresas para a valorização e o treinamento dos colaboradores, com o objetivo de fazer todos vestirem a camisa e estarem sempre preparados para o novo, de novo.
Os valores do empregador e dos colaboradores precisam estar estampados no DNA de todos os envolvidos, e isso só é possível por meio da vivência e da experiência.
Cuidar do ambiente de trabalho, do clima, da comunicação visual, implementar a filosofia, aumentar o engajamento dos colaboradores, oferecer cursos, campanhas de reconhecimento ou treinamentos de branding/vendas são algumas ferramentas utilizadas que se refletem diretamente na satisfação das equipes, na implementação da cultura e no aumento da produtividade.
Se antes campanhas internas eram importantes para atrair, engajar e reter seus talentos, hoje é muito mais do que isso: a empresa precisa representar os valores do colaborador, e estar presente em sua vida e na identificação daquilo que se encaixa na cultura de cada um.
Não à toa, vemos no mercado e em nossos clientes áreas de endomarketing e RH crescendo e ganhando cada vez mais espaço e budget, dando voz à sua equipe e investindo frequentemente para se tornar referência no mercado de empresas-modelo para trabalhar, pois perceberam a relevância e os frutos que esse investimento gera.
Aqui, na Filé, acreditamos muito nisso e nossa equipe é, de fato, formada por pessoas que acreditaram e construíram essa história desde o início de nossa existência. Então sofremos, criamos, evoluímos e comemoramos juntos cada vitória, e isso nos traz um resultado em equipe extremamente satisfatório.
Os colaboradores precisam acreditar na cultura de seus empregadores; caso contrário, essa relação pode estar fadada ao fracasso. Quando a troca não é sinérgica, a empresa pode pagar preços altos, perdendo seu valor perante o mercado, como podemos observar em grandes aquisições de empresas, como aquelas que tomam as capas de revistas, em que o novo dono não condiz com a filosofia da empresa que ele adquiriu, gerando inúmeras críticas, demissões em massa e desvalorização de suas ações.
Empresas bem relacionadas com seus colaboradores constroem uma história bilateral de sucesso e satisfação, mantendo todos bem motivados, diminuindo o turnover, aumentando a produtividade, além de transmitir por meio de seus representantes os valores que são tão importantes para eles, construindo o amor à empresa, a dor de dono, o orgulho em pertencer e o crescimento de todos os envolvidos.
Pessoas felizes que amam o que fazem entregam melhores resultados, e isso se torna um ciclo de respeito e valorização pessoal e profissional, e isso não é mais um diferencial e sim um investimento fundamental que está em alta no mercado.
Por: Redação | Filé Criativo.