Graciliano Ramos certa vez disse:
“Se a única coisa que de o homem terá certeza é a morte; a única certeza do brasileiro é o carnaval no próximo ano.”
Mal sabia ele que uma pandemia global nos arrebataria em pleno século XXI.
Eu até gostaria de começar esse texto falando que estamos quase entrando em ritmo de Carnaval. Infelizmente esse não é o caso, e o feriado mais festivo do ano não virá acompanhado de glitter, fantasia e muita aglomeração, do jeitinho o que a gente gosta. Mas certamente aproveitaremos os dias de feriado facultativo para recuperar o fôlego desse ano que começou aceleradíssimo. Não sei você, mas por aqui, parece que janeiro durou uns 3 meses!
No último episódio, contamos por aqui um pouco nas nossas resoluções e prioridades no nosso planejamento, dentre elas a estruturação do marketing, a criação do nosso programa de parcerias e a divisão entre estratégia e operação. E bom, feliz em ver que estamos progredindo em todas elas.
#Ouvindo a nossa persona
Essa é a lição básica em qualquer estruturação de marketing que se preze, e que aqui levou um certo tempo para começar a ser feita por aqui. Não porque achamos que casa de ferreiro o espeto deva ser de pau, e sim porque o nosso modelo de negócios foi prioridade de teste em 2020, e a virada de chave para posicionar a B.done para as marcas é algo relativamente recente.
Aqui, não tem muito segredo. Arregaçamos as mandas e fomos entrevistar pessoas para conhecer suas opiniões e desafios. Avaliamos o perfil de marcas que conectaram com um parceiro de marketing através do nosso serviço, e também, identificamos algumas marcas das quais temos interesse e convidamos os líderes para um bate-papo.
Esse foi um processo super rico e de muitas descobertas para nós, e que recomendo fortemente que de tempos em tempos você se permita a uma rodada de trocas como essa. Ainda que a gente conheça na prática os desafios dos líderes de marketing, existe muita informação nas entrelinhas, um problema que parece uma coisa, mas é outra, e também, muitas formas de já resolverem o problema – valioso para gerar insights sobre onde podemos agregar e gerar valor.
Outro ponto importante é que, a B.done tem fit com todo perfil de marca que busca, através de agências, terceirizar, operacionalizar, criar, ou buscar suporte com agências de marketing, publicidade, veículos de mídia, etc. O que nos abre um leque imenso de possibilidade de personas.
Então aqui fizemos um recorte para focar em uma persona específica – parte baseado no nosso feeling sobre o que queremos e o que vemos como oportunidade, parte baseado na nossa carteira e contratos fechados. A partir daí fomos para conversas com esses líderes, o que gerou mais do que insumos para o desenho dessa persona, mas também insights para conteúdos aqui no blog , melhor entendimento de quem queremos impactar e consequentemente, uma visão mais clara para as nossas estratégias.
#Portfólio amplo de parceiros para as marcas
Além do nosso portfólio de agências clientes – aquelas onde prestamos serviços de terceirização do processo comercial através de prospecção outbound e gestão ABM de contas – enxergamos a necessidade e oportunidade de construir também um portfólio de agências parceiras.
Isso porque, seja através do outbound, do inbound, ou ainda, das indicações que recebemos através de parcerias e networking que cultivamos, acabamos por gerar muitos leads onde, muitas vezes, não conseguem ser absorvidos pelas agências que são nossas clientes, ou que tem necessidades e expertises muito específicas, e que muitas vezes não são o core do nosso portfólio de dentro de casa.
Como nosso compromisso com as marcas é encurtar o caminho das marcas na escolha de parceiros que façam sentido para o seu negócio, se fez necessária a criação de portfólio de opções complementares.
Desde a chegada da Rafaela, nossa contratação exclusiva para o programa de parcerias no início de janeiro, já conseguimos fechar 14 novas parcerias formais, e a B.done conta agora com agências especializadas em segmentos e serviços que não faziam parte do nosso portfólio, como marketing gastronômico, desenvolvimento de apps, eventos on e off, produção de vídeos, endo marketing, planejamento de promoções, e muitas outras.
#Promoção: Nosso time crescendo conosco
Comentamos em alguns episódios por aqui em como a divisão entre a estratégia e operação eram importantes para nós desde o começo, mas também falamos várias vezes da dificuldade em colocar na prática essa divisão, muitas vezes que para colocar projetos para rodar, era necessário arregaças mangas e focar no operacional, perdendo o foco em algumas outras estratégias para levar a B.done para um próximo nível.
Dado o estágio da B.done, imagino que isso ainda acontecerá outra vezes. Essa será uma preocupação do futuro. O ponto aqui é que,o que já é operação consolidada, precisa ganhar independência e otimização. E foi por isso que decidimos pela promoção da nossa mais “antiga” BDR, a Ana Carolina, que passa a gerenciar toda nossa operação de prospecção de marcas para as agências.
Dessa forma, conseguimos ter uma pessoa 100% focada na gestão de time, de suporte para o time comercial na gestão de carteiras das BDRs e na garantia de que os processos seguem os prazos necessários, os resultados para os clientes sejam apresentados com excelência as prioridades de trabalho sejam definidas.
Concluindo
Além de todas essas movimentações que representam nosso plano caminhando como esperado, outras novidades legais rolaram por aqui: a Ana Carolina não foi a única a ganhar um novo desafio. Puxamos para o marketing, como part-time, a Gleice, que já nos ajudava com a criação de listas de prospecção.
A Gleice é uma dessas criaturinhas que não consegue ficar parada e tem sede de aprendizado. Foi finalizar o estágio anterior que ela veio nos perguntar como poderia aprender mais sobre o business. Adoramos quando alguém quer ajudar e principalmente, aprender. Então, convidamos ela para me ajudar no marketing. Vocês verão muito a carinha dela por aqui também.
Novos clientes também vieram para nossa carteira. Em janeiro demos boas-vindas a mais duas agências na casa, e algumas novas possibilidades. Ah, e claro. Com a Ana em transição para a Gerência, também trouxemos mais uma BDR para o time: A Gaby! Mais uma mulher de negócios para compor nosso Dream Team e ajudar as marcas a encontrarem os melhores parceiros de marketing enquanto crescemos esta empresa.
E ah, ainda sobre o carnaval: Se puder, fique em casa. Use máscara e álcool gel. E maratona aquela série gostosa ou põe a leitura em dia. E evite aglomerações. 💛
Mal posso esperar para contar os próximos capítulos.
Te vejo mês que vem?
A B.done conecta marcas com agências e veículos de mídia para transformar e criar novas e incríveis experiências com o mercado e otimizar seus resultados de marketing e de negócios. Quer saber como a sua marca pode conhecer o seu próximo parceiro de marketing? Entra em contato com a gente aqui.