Estruturar a comunicação da sua marca, estar mais presente na internet, fazer com que seu produto ou serviço atinja o seu público, são algumas das ações que levam empreendedores e lideranças a pensarem em ter uma equipe de marketing cada vez mais estruturada. E escolher qual a estrutura ideal para sua empresa é uma questão que cedo ou tarde virá para a mesa.
Há muitas empresas que optam por contratar uma agência especialista ou apostam em outros formatos como: o modelo híbrido ou a estruturação de uma equipe totalmente interna. Ambas possuem diversas vantagens e desafios, mas o que determina qual a melhor para o seu negócio são as necessidades que a sua empresa enfrenta no momento atual.
Além disso, um grande começo é entender sobre cada modelo e avaliar as particularidades de cada um.
Se você está pensando em estruturar uma equipe de marketing totalmente interna, ou se ainda está avaliando todas as opções, essa leitura é para você.
O poder do Marketing Interno
O marketing interno é muito mais que mais um departamento na estrutura da sua empresa. Ele atua como uma poderosa e eficiente estratégia que reúne um conjunto de esforços para ganhar pontos dentro e fora da organização. Isso porque as entregas desse tipo de modelo vão muito além do mostram as métricas, um marketing interno estruturado e alinhado potencializa a construção de uma sólida e forte marca no mercado.
Uma cultura organizacional nutrida
Quando se investe na estruturação de uma equipe de marketing interno é inevitável que a energia e essência desse time transborde para os demais colaboradores, o que ativamente nutri a cultura organizacional. Pois o marketing tem o papel de estreitar não só a relação da empresa com seus consumidores, mas também com seus colaboradores. E com um time interno dedicado para comunicação e marketing esse trabalho fica ainda mais acessível.
Qualificação na comunicação
Sem dúvida essa é uma das maiores vantagens de estruturar um time de marketing interno: uma comunicação mais qualificada e alinhada, afinal, ninguém melhor para comunicar sobre o seu negócio do que as pessoas que estão inseridas na cultura e nos processos da sua empresa. Conhecendo de perto os produtos ou serviços desenvolvidos, as pessoas que compõem o marketing interno são capazes de realizar campanhas mais certeiras e com uma comunicação mais exata.
Agilidade e assertividade nas entregas
Outra vantagem importante a ser considerada é relacionada às entregas. Realizar ações, campanhas e uma comunicação assertiva otimizam tempo e recursos, o que possibilita investir esforços em outras frentes. Além disso, quando é preciso fazer algo novo ou ainda reformular alguma iniciativa as pessoas estão de certa forma muito mais acessíveis.
Desafios de ter uma equipe de marketing interno
Entre tantos ótimos pontos que vimos até aqui, há ainda desafios que acompanham a estruturação do marketing in-house e que devem ser considerados. Não entenda como um “balde de água fria” na sua leitura, mas sim, como a uma visão 360° antes da sua tomada de decisão.
Custos com pessoal e recursos
Quando o marketing é conduzido de maneira interna, é preciso entender que essa equipe absorverá uma série de tarefas, que vão desde o marketing digital até o marketing offline. E para que haja o retorno almejado, investir na em diferentes cargos especialistas pode ser uma ação necessária de acordo com as necessidades da sua empresa.
Isso quer dizer abrir diversas vagas, como: gerente de marketing, redator de conteúdo, especialista em SEO, social media, especialista em mídia paga, designer, desenvolvedor e outros.
Além da contração de ferramentas e plataformas para suportar as estratégias de marketing, principalmente no digital.
Tempo de aprendizado
O tempo de onboarding e rampeamento de cada perfil que irá compor o time de marketing é algo muito importante a ser olhado, visto que, ciclos de aprendizados podem representar um tempo maior para os resultados acontecerem. É uma verdadeira construção em conjunto que onera tempo e recursos. Além disso, a integração do time como um todo impacta diretamente nas entregas individuais e em conjunto. Um cenário totalmente diferente de quando se contrata uma agência com times de especialistas.
Como saber se estruturar uma equipe de marketing interno é a opção ideal para o meu negócio?
Entender cada modelo de estrutura de marketing é sem dúvida um ótimo começo, mas além disso, olhar para dentro do seu negócio é indispensável.
Analise os resultados da sua empresa, ações e iniciativas anteriores e atuais, mapei onde a sua empresa almeja chegar e o orçamento disponível para começar a virar essa chave.
Outro ponto importante, é ter de forma clara e quantitativa as necessidades e demandas que a sua empresa gera atualmente, considerando os canais em que ela está e toda a oportunidade a ser explorada com um bom investimento em marketing, seja ele totalmente interno, apostando no modelo híbrido, ou contratando uma agência especialista.
A maior dica é: antes de qualquer iniciativa estude o seu negócio e pesquise bastante as estruturas mais comuns no mercado.
E se você ainda precisar de uma mãozinha para saber qual a estrutura ideal de acordo com seu negócio, a Ferramenta Estrutura de Marketing preparada pela B.done pode também te ajudar nessa escolha.